• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Que material necessito para correr um trail?

gatopreto

GF Ouro
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
537
Gostos Recebidos
1
Que material necessito para correr um trail?

article-que-material-necessito-para-correr-num-trail-56df093d2314c.jpg

A verdade é que há 20 anos os atletas de trail running não tinham disponíveis os acessórios como os que hoje existem nas lojas desportivas e limitavam-se a utilizar calças de atletismo, t-shirts de cor berrante e camisolas de algodão. Tudo muito básico e pouco técnico. Relativamente ao calçado, poucos ou nenhum modelo eram sequer semelhantes aos que existem hoje no mercado. Normalmente, escolhia-se uma sapatilha de corrida em estrada cujo relevo da sola se adaptasse melhor ao agreste perfil da montanha.

No entanto, passadas quase duas décadas (e mesmo estando num processo de contínua evolução), a corrida em trail é um mundo em aberto. A quantidade de provas continua a crescer no calendário nacional ao mesmo tempo que inúmeros novos aficionados querem colocar-se à prova num percurso o mais natural possível. Tudo isto levou a que as marcas especializadas em material desportivo se transformassem e começassem a dirigir novos recursos para criar materiais específicos para este desporto. Atualmente, um corredor de trail tem à disposição tudo o que possa imaginar. Desta forma, o nosso conselho para enfrentar a montanha pela primeira vez devidamente equipado, assenta nestas sugestões:

1 - Escolher umas sapatilhas específicas é fundamental, mesmo que para correr na montanha não tenha de ter o melhor modelo (nem o pior). Preste atenção aos requisitos essenciais para as suas companheiras de corrida: comodidade, amortecimento, uma sola com um design que garanta segurança quando desce e proteção. Deixemos o peso para quando estiver em condições de ganhar uma prova.

2 - Um equipamento técnico que lhe permita estar fresco e leve no verão e ao mesmo tempo protegido do sol. No inverno tente que o proteja de elementos como a chuva, frio e vento. Já sabe que tem muito por onde escolher relativamente à qualidade e preços, e em termos gerais quase todas as peças atuais são boas para quem está a começar. Uns calções curtos mais reforçados, um pouco mais largos do que os de atletismo, uma t-shirt de alças ou manga curta se levar uma mochila às costas e um boné transpirável – tudo de cor clara – que é muito útil nestes dias quentes.

Para proteger o tronco no inverno o equipamento torna-se um pouco mais complexo e o ideal é vestir-se com três camadas: uma primeira colada ao corpo que lhe garanta calor e seja capaz de expulsar o suor – por exemplo, uma camisola técnica em fibras sintéticas como poliéster, cloro fibra, polipropileno ou lã de última geração. Uma segunda camada cuja função não será aquecê-lo, mas sim reter o calor que o seu corpo gera para impedir que arrefeça. O ideal será uma fibra sintética como o polartec no formato mais leve. A terceira camada serve para o proteger de três fatores como a humidade exterior, vento e o seu suor, já que as duas primeiras camadas não o deixam reter. Corta-ventos ou casacos com proteção são as peças mais típicas para cumprir esta função.

Este sistema que parece tão complexo é na verdade muito simples e só o deveria utilizar em condições bastante extremas de frio, vento ou mistura de frio e chuva. Por norma geral, num dia de inverno sem condições meteorológicas extremas, pode aventurar-se pela montanha com as duas primeiras camadas. Mas lá está, o melhor é levar sempre a terceira camada na mochila, assim como umas luvas e um gorro. Serão muito úteis caso o tempo mude repentinamente.

3 - Agora entramos no departamento dos acessórios, uma secção que, hoje em dia, também é ilimitada. Se o seu objetivo é familiarizar-se com a montanha, aprender e estrear-se numa prova oficial, não complique: escolha uma boa mochila com depósito de água de cerca de 500-600 cc ou uma mochila entre 5-10 litros com depósito de hidratação (camelbak). Ambas devem ser cómodas, “coladas” ao corpo e com bolsos. Este acessório permite-lhe ter mais autonomia no percurso pela montanha. Em duas palavras: mais segurança. Depois ainda existem outros utensílios mais refinados como peças de roupa de compressão – muito em voga – frontal, pulsómetro e/ou GPS, indispensáveis no início.
 
Topo