• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Olhe para cima. Esta noite há chuva de estrelas

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
ng3643080.jpg




O cometa Halley, que passou a última vez pela Terra em 1986, deixou um rasto de detritos que a Terra atravessa todos os anos. São as Oriónidas.
Esta noite aproveite e bom tempo e saia à rua para olhar para o céu: é a altura das Oriónidas, uma chuva de estrelas que atinge hoje a sua atividade máxima. Para as encontrar procure a constelação de Orionte, o seu ponto de origem.



Esta chuva de meteoros resulta dos detritos deixados pelo cometa Halley, que passou a última vez pela Terra em 1986, indica o Observatório Astronómico de Lisboa, no boletim sobre o céu de outubro. Embora as Oriónidas sejam de fraca intensidade, a data de atividade máxima é perto da Lua nova (a 23 de outubro), o que melhora a visibilidade.
Há outra chuva de estrelas associada ao Halley, as Eta Aquáridas, em maio. O cometa demora 76 anos a completar uma volta ao Sol e só será novamente visível a partir da Terra em 2061.



dn
 
Topo