- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 51,005
- Gostos Recebidos
- 1,237
Anne Deneuchatel, a mulher francesa que perdeu cerca de 800 mil euros por acreditar estar numa relação amorosa com o ator Brad Pitt, decidiu processar os dois bancos nos quais tinha conta quando ocorreu a burla.
Segundo confirmou o seu advogado, Philippe Guesnier, ao jornal francês Le Parisien, Deneuchatel processou os seus dois bancos, um em novembro de 2025 e outro em janeiro de 2026, em tribunais cíveis "para obter uma indemnização por danos devido à falta de vigilância por parte dos bancos em relação às transações bancárias".
Para a mulher, está em causa uma "falta de vigilância" dos bancos, que validaram todas as suas transferências, incluindo algumas para a Turquia e Espanha, apesar das "descrições inacreditáveis".
Algumas das transações bancárias feitas por Anne Deneuchatel tinham as descrições "Operação Sr. William Bradley Pitt" e "Transplante de Rim William Bradley Pitt Clínica Mayo Dr.Hatem", nos valores de 35.000 e 58.716 euros, respetivamente.
"Essas transações suspeitas jamais deveriam ter passado sequer pelas verificações bancárias mínimas", frisou o advogado, acrescentando que um dos bancos "chegou a verificar e a aprovar" uma transferência de 75 mil euros com uma descrição que mencionava a compra de utensílios de mesa de ouro.
"Os bancos têm o dever de zelar pelas transações de seus clientes", disse, considerando que transferências num total entre cerca de 550 mil e 600 mil euros, em 2023 e 2024, não deveriam ter sido aprovadas pelos bancos.
Já à revista Challenges, Anne Deneuchatel reiterou que "os bancos devem assumir a responsabilidade pelo que fizeram". "Existem falhas e isso não pode acontecer novamente", atirou.
Falsa relação durou entre 16 meses. Anne Deneuchatel perdeu 830 mil euros
Anne Deneuchatel perdeu cerca de 830 mil euros entre fevereiro de 2023 e junho de 2024, período durante o qual acreditava estar numa relação amorosa com Brad Pitt.
O burlão fez-se passar pelo ator de Hollywood, enviando-lhe mensagens carinhosas, declarações de amor e recorrendo a outros truques para que a mulher de cerca de 50 anos acreditasse que estava numa relação com o norte-americano.
O falso Brad Pitt fez a francesa acreditar que precisava de ajuda financeira para tratamentos de um cancro nos rins, conseguindo centenas de milhares de euros.
O caso foi contado pela própria Anne Deneuchatel numa reportagem à rádio TF1, que posteriormente divulgou um livro intitulado "Je ne serai plus une proie" ["Não serei mais uma presa", em português].
No livro, a mulher contou que estava num casamento infeliz, com um empresário manipulador, quando recebeu uma mensagem de uma estranha que alegava ser a mãe de Brad Pitt.
A mulher acabaria por conhecer o alegado ator num canal online, onde começou frequentemente a conversar com ele. "Fiquei viciada em falar com ele e vi-me numa fantasia", admitiu.
Na obra, Deneuchatel divulgou também algumas das mensagens trocadas com o burlão, em que falava do seu casamento, enquanto "Brad Pitt" lhe contava sobre os seus problemas de alcoolismo, solidão e pormenores do seu divórcio com a também atriz Angelina Jolie.
A mulher só se apercebeu de que estaria a ser burlada quando a relação de Brad Pitt com a atual namorada, Ines de Ramon, se tornou pública.
Até ao momento, as autoridades identificaram três pessoas da Nigéria como suspeitos do crime.
IN:NM
