• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

[Duvida] Que gasolina devo usar 95 ou 98?

ftesinal

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Ola amigos
é o seguinte adequeri recentemente uma roçadeira nova com motor a 2 tempos, li o manual e recomenda-me usar apenas uma mistura composta por gasolina normal sem chumbo e oleo especial para motores a 2 tempos.
A questão que cloco e a seguinte: DEVO USAR GASOLINA 95 ou 98?.
estou mesmo a precisar que me esclareçam pois tenho receio de vir por erro a danificar o motor da roçadeira.
obg. e cump
 

hetmen

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
128
Gostos Recebidos
0
A diferença entre 95 e 98 octanas está na resistencia à auto-detonação. A gasolina de 98 octanas apresenta maior resistencia à auto-detonação e daí vem o preço acrescido.

A auto-detonação é o fenómeno de explosão da gasolina sem intervenção da vela e acontece quando a mistura ar/gasolina ao ser comprimida atinge temperaturas e pressões tais que a gasolina nao aguenta e incendeia antes do ponto de ignição certo. Este fenómeno alem de aquecer em demasia o motor retira-lhe potência.

Se nada é dito no manual, então é porque a gasolina a usar é a normal, ou seja, 95 octanas.

No entanto, se lhe sobrarem uns bons trocos, se morar numa zona de muito baixa altitude ou se der um uso extremo à roçadeira, especialmente num dia de muito calor, então aí recomendo-lhe a de 98 octanas, pois irá dar-lhe garantias de uma combustão mais eficiente. Fora estas situações, não há razão nenhuma para utilizar a de 98 octanas, até porque a combustão liberta mais calor (queima lenta) que a de 95 octanas.
 
Última edição:
Topo