Portal Chamar Táxi

Informação Dor no braço esquerdo é sinal de ataque cardíaco? Especialista esclarece

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
51,005
Gostos Recebidos
1,237
naom_698ee15bcfa62.webp


Será que ter dor no braço esquerdo é sempre um sintoma de ataque cardíaco? Esta é uma questão frequente, acaba por ter alguma lógica, mas a verdade é que não é sempre assim. Um cardiologista explica o que está em causa e quando deve ser motivo para ir ao médico.


Uma dor persistente no braço esquerdo pode ser um sinal de alerta, mas nem sempre precisa de preocupar-se em demasia. A verdade é que existem mais problemas que podem estar associados a esta dor.


É sempre sinal de ataque cardíaco?​


O cardiologista Brajesh Kunwar explicou tudo ao website HealthShots. “Um ataque cardíaco é uma causa comum de dor no braço esquerdo, especialmente em adultos. No entanto, isso nem sempre é verdade, pois pode depender da idade da pessoa e de outros sintomas”, começa por dizer.


O especialista revela que pode ser estar relacionado também com outros sintomas, como ansiedade, náuseas ou sensação e vontade de vomitar. “Se apresentar estes sintomas juntamente com dor no braço esquerdo, pode ser algo grave. Procure ajuda médica imediatamente”, alerta o cardiologista.


Leia Também: Três coisas que tem de fazer até ao meio-dia para fortalecer o coração


Dor no braço esquerdo. O que pode estar relacionado sem ser problema cardíaco?​


O especialista revelou ainda outros dos problemas que podem estar relacionados com uma dor no braço esquerdo sem ser necessariamente um ataque cardíaco. Saiba mais.


1- Condições musculoesqueléticas locais


“Condições como artrite no ombro podem causar dor no braço esquerdo. Se passa longos períodos sentado à mesa, especialmente se for canhoto, fique atento a qualquer desconforto. A dor pode indicar um problema, e pode ser aconselhável consultar um profissional.”


2- Compressão cervical


“Problemas com os nervos que controlam o diafragma também podem causar desconforto no braço. Um profissional de saúde pode ajudar a esclarecer essas conexões.”


3- Lesões no ombro


“Lesões no ombro, sejam decorrentes de um acidente ou de uma queda, podem causar dor que se irradia para o braço. Problemas como luxações, fraturas ou crescimento de tecidos moles podem causar sintomas graves.”

4- Infeções locais


“Infeções podem causar dor no braço esquerdo. Por exemplo, herpes zoster pode causar inflamação que leva ao desconforto no braço. Se notar sintomas incomuns, é importante considerar todas as possibilidades.”


5- Posição para dormir


“A posição ao dormir pode estar a causar alguns problemas. Se dorme numa posição desconfortável, isso pode levar à compressão dos nervos e à dor. Se acordar com dor repentina no braço, é uma boa ideia rever seus hábitos de sono.”


Ataque cardíaco: Cinco sintomas que podem passar despercebidos​


Ao 'website' Only My Health, o cardiologista Saurabh Chopra revelou alguns dos sintomas subtis de ataque cardíaco que deve ter em conta.


"Ataques cardíacos em pessoas relativamente mais jovens e aparentemente em boa forma estão a tornar-se mais comuns atualmente", começou por explicar o especialista. Existem sinais subtis que tendemos a ignorar ou confundir com algo não tão grave. Estes sinais podem ser a maneira do corpo 'informar' a pessoa de que precisa de procurar ajuda antes que seja mais tarde."


Conheça alguns dos sinais de ataque cardíaco que passam muitas vezes despercebidos.


1- Fadiga inexplicável


"A fadiga é frequentemente negligenciada. Se se sente cansado mesmo após uma noite de sono, pode ter um problema cardíaco. O coração bombeia sangue para todas as partes do corpo. Se essa função não for bem realizada, pode resultar em exaustão inexplicável que não desaparece com o repouso."


2- Falta de ar durante atividades leves


"Se sentir falta de ar depois de descer escadas ou realizar uma tarefa doméstica leve, tenha atenção. Pode ser um sinal de alerta de doença cardíaca."


3- Dor no maxilar e no pescoço


"A dor no peito é o sintoma mais comum de ataque cardíaco. Este desconforto também pode irradiar para outras partes do corpo, como pescoço, ombros e costas, por exemplo."


4- Inchaço nos pés, tornozelos ou pernas


"Inchaço contínuo, especialmente se piorar com o tempo, pode ser um sinal de que o seu coração não está a funcionar bem."


5- Batimentos cardíacos irregulares


"Se tiver batimentos cardíacos irregulares, se for algo que acontece com muita frequência e durar muito tempo, pode indicar um problema cardíaco grave."

IN:NM
 
Topo