- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,880
- Gostos Recebidos
- 1,232
Novas evidências científicas revelam os benefícios que beber café diariamente pode trazer para a saúde. Um novo estudo publicado na revista JAMA, conforme noticia o Science Alert, descobriu que o consumo moderado de cafeína está ligado à redução do risco de demência e do declínio cognitivo.
O estudo analisou os dados de quase 132 mil participantes que foram acompanhados ao longo de 43 anos. Aqueles que consumiam mais café tinha 18% menos de risco de desenvolver demência comparativamente com aqueles que bebiam muito pouco ou não bebiam café.
Entre os restantes participantes, os que bebiam café ou chá com cafeína registaram melhores resultados nos testes cognitivos do que aqueles que bebiam pouco.
Um dos aspetos mais interessantes é que não foi encontrada uma ligação entre os que bebiam café descafeinado, o que sugere que a cafeína é o componente de proteção.
Claro que estes resultados não indicam que se pode beber café sem parar. Os investigadores realçam que a moderação é a palavra-chave sendo que esta se traduz em 2/3 cafés por dia.
"Apesar dos nossos resultados serem encorajadores é importante relembrar que o efeito é pequeno e que há muitas formas efetivas de proteger a função cognitiva à medida que se vai envelhecendo", notou o nutricionista Daniel Wang.
"O nosso estudo sugere que o consumo de café ou chá pode ser uma das peças do puzzle", continua.
Esta pesquisa envolveu a análise dos dados de 86.606 mulheres e de 45.21 homens, sendo que as informações começaram a ser recolhidas nos anos 1980.
O consumo de cafeína foi calculado através de questionários realizados a cada 2/4 anos. Os participantes também registaram as mudanças que perceberam na sua memória, atenção e outras capacidades cognitivas.
Curiosamente, o estudo descobriu que o maior consumo de cafeína não estava associado a efeitos negativos. Em vez disso, os benefícios estabilizaram, sendo iguais ao consumo de café moderado.
O estudo evidencia as descobertas de outras pesquisas feitas anteriormente. Uma análise de mais de 20 mil pessoas da UK Biobank descobriu que as pessoas que consumiam café tinham 34% menos de risco de desenvolver Alzheimer e 37% menos de risco de desenvolver Parkinson.
IN:NM
