billshcot
Banido
- Entrou
- Nov 10, 2010
- Mensagens
- 16,629
- Gostos Recebidos
- 160
… Estas máquinas exigem também um investimento maior para quem as compra, o que foi tornando também todo o processo, por um lado, mais exigente, e, por outro lado, mais profissional.
Os computadores nesta rede são designados por “mineiros” já que a eles - e às pessoas que os detém - compete o trabalho de seleção e validação utilizando um algoritmo de aprovação Proof of Work (ou POW), que nasceu com a Bitcoin e é utilizado na maioria das criptomoedas para confirmar que as transacções são lícitas e verdadeiras. A expressão “minerar” (“mining”, em inglês) é usada neste contexto para representar a resolução de problemas computacionalmente complexos.
Mal comparado, estes computadores concorrem pela validação da operação - o que depende da capacidade e do tempo que demoram a fazê-lo - como um carro da Uber concorre na plataforma para ser o que melhor responde ao pedido do cliente. Não é uma decisão humana - é uma decisão entre máquinas.
É também por esta razão que alguns operadores destas transações procuram usar computadores ou capacidade computacional de terceiros, de forma a serem mais rápidos e conseguirem obter as moedas virtuais “pagas” pela realização da operação.
Foi o que aconteceu em outubro de 2017 na página oficial de Cristiano Ronaldo, que foi usada para participar, sem saber, na obtenção de criptomoeadas (no caso, a Monero). Qualquer computador identificado com capacidade para “ajudar” neste processo pode ser alvo de uma tentativa como estas sem que o seu legítimo proprietário se aperceba disso, quanto muito irá reparar numa maior lentidão da máquina…