Boas amigos.
Descobri este forum à pouco tempo, mas como tive uma experiência identica, gostaria de partilha-la convosco, quem sabe não irá ajudar alguém, então é assim:
Tenho um seat ibiza 1.4 de 96 e aqui à uns meses comecei com problemas de aquecimento:
1.º problema-temperatura subia e ventoinha não disparava;
1.ª tentativa de resolução-mudei termostato e valvula termoeléctrica, mas o problema continuava, então levei o carro à marca queriam chular quase 300€ mas felizmente que tive a ideia de experimentar o carro antes de pagar, conlusão estava tudo na mesma, o carro ficou lá mais 15 dias e depois telefonaram-me para ir buscar o carro porque não tinham disponibilidade para me resolver o problema naquela altura porque tinham imensos compromissos(isto contado custa a acreditar que possa ter acontecido numa oficina de marca, mas enfim).
Resolução do problema-tampa do termoestato estava partida, e não fazia com que este abrisse.
2º problema-ponteiro da temperatura oscilava e o carro falhava a quente.
Resolução-substituição do sensor da temperatura do motor, porque estava marado e dava uma informação errada à unidade de comando, mas o carro continuava a falhar.
Entretanto resolvi fazer uma revisão geral e mudei:
Cabos de velas;
Rotor do distribuidor;
Velas;
Bomba de àgua;
termostato de origem;
Sensor da temperatura do motor de origem;
Sensor da temperatura do liquido refrigerante (valvula termoelectrica) de origem;
Distribuição;
Filtros de ar, óleo, combustivel e de abitaculo; ´
Óleo do motor
E passados três meses, eis que surgue mais uma questão:
3.º problema(e sinceramente espero que seja o ultimo)-ventoinha ligava depois do motor atinguir a temperatura para tal, mas depois não desligava, a não ser se desliga-se a ignição.
Fiquei f.d.o., como seria de esperar não é, depois de uma revisão daquelas e mais um problema. Entre inumeras idas à oficina electricistas, um mecânico da Toyota diz-me assim:
"o teu radiador é de aluminio, então muda-lho porque ess me....da encolheu"
eu fiquei no que me pareceu fui para casa desmontei e não vi nada de anormal, até que por descargo de consciência e necessidade, encomendei um novo e quando o recebi até fiquei burro dos olhos. Não é que os canais do radiodor encolheram mesmo?!!!.
O que é certo é que depois de lhe mudar o radiador, a ventoinha liga e desliga na perfeição!???
Agora voçês perguntam?
Não estaria o radiador entupido?
Resposta-quando o mdesmontei, a pensar nessa possibilidade, levei-o a uma casa da especialidade, precisamente para detectar um problema desses, mas disseram que estava ok.
Desculpem o testamento amigos, mas só quis partilhar com voçês a minha experiência, e espero que possa ser util para alguém.
Abrs e fiquem bem