- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,103
- Gostos Recebidos
- 1,166
Combater o envelhecimento pode ser mais fácil do que pensa. Existem alongamentos que pode fazer todos os dias que o ajuda a ganhar anos de vida. Se ainda não os faz, o melhor é pensar bem e começar a praticá-lo
"Alongar mantém os músculos flexíveis, o que ajuda o corpo a mover-se com facilidade e previne a rigidez que se acumula por ficar sentado ou pelo stress", revela à revista Parade a personal trainer Denise Chakoian. "Melhora a circulação, o que pode melhorar o humor e fazer se sente mais alerta durante o dia."
Os alongamentos que lhe dão anos de vida
Alongar ao longo do dia pode trazer ainda mais vantagens ao organismo. "Melhora a postura e diminui o risco de lesões. Poderá sentir-se mais confortável com o seu corpo e fazer com que consiga movimentar-se com menos esforço."
Existe um tipo de alojamento que é perfeito para a sua vida. Tratam-se dos alongamentos com movimentos que melhoram a zona das ancas, dos glúteos e até a parte interna das coxas. "Trabalham para aumentar a amplitude de movimento, reduzir a rigidez e melhorar a mobilidade geral da anca."
A zona da anca acaba por ser fundamental para trabalhar. "Atua como o principal ponto de articulação do corpo, liga as metades superior e inferior para que possa andar, ficar em pé e mover-se em todas as direções", continua o especialista.
O que acontece quando não faz estes alongamento
Se o faz, pode acabar por melhorar a qualidade de vida. Se acaba por não o praticar, poderá trazer diversas consequências. "Quando a zona da anca fica mais fraca, atividades cotidianas como subir escadas ou sair de um carro podem começar a parecer mais difíceis Basicamente, poderá ficar com todos os movimentos mais suaves e eficientes."
Como fazer estes alongamentos
A especialista dá a conhecer duas formas de conseguir alongar e ganhar anos de vida. Em primeiro lugar deve deitar-se de costas com os joelhos dobrados. Depois, cruze o tornozelo por cima do joelho oposto. Puxe a perna cruzado em direção ao peito até sentir os glúteos a alongar. Mantenha a posição ao longo de 20 a 30 segundos de cada lado. Depois, sugere também fazer agachamento. Dê um passo à frente e baixe o joelho de trás até ao chão. Mantenha a posição ao longo de 30 a 45 segundos.
Alongamentos que prometem uma melhor flexibilidade
Diz-me como alongas e dir-te-ei como é a tua flexibilidade. Sim, existem alongamentos que devem ser incluídos na rotina de treino não só por promoverem um melhor aquecimento/arrefecimento dos músculos, como também por facilitarem o ganho de flexibilidade, um fator determinante para a execução de determinados tipos de treino.
O tipo de alongamento a realizar depende sempre de pessoa para pessoa, do treino que faz, da sua força e resistência física. Existem alongamentos a evitar, mitos a esquecer e alongamentos a praticar, especialmente se o objetivo é ser mais flexível. No que diz respeito a este último aspeto, o site Huffington Post revela os cinco movimentos que devem ser sempre praticados, cabendo à pessoa decidir juntamente com um instrutor de treino qual o tempo a praticar e qual a força a aplicar.
Um desses alongamentos é o lunge na horizontal (em que uma das pernas fica esticada e a outra fletida) com o levantamento de um dos braços e cabeça voltada para cima. Deve-se alternar as duas pernas e levantar sempre o braço do lado da perna que fica estica.
Colocar o corpo numa posição de triângulo, com as mãos e os pés apoiados no chão e os membros estendidos, é um outro alongamento que permite adquirir uma maior flexibilidade, porém, é importante salientar que deve-se sempre ter em conta a capacidade de cada um, visto que a execução final (ou seja, a execução correta) pode não ser conseguida logo à primeira.
IN:NM
