helldanger1
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Nesse tutorial vamos aprender a criar um movimento de looping. Nele também aprenderemos algumas noções sobre variáveis e valores.
Pra começar vamos criar uma guia de movimento (motion guide). Se ainda tem dúvidas de como se faz um guia de movimento, veja o tutorial para iniciantes sobre o tema. Cria as duas camadas (pássaro e a guia de movimento com 60 frames).
Nesse exemplo utilizamos o pássaro que pode ser encontrado na biblioteca de gráficos animados que vem junto com o Flash.
dê um Ctrl + Enter
Observe que o pássaro está dando só uma volta pela guia. Agora vamos fazê-lo dar quatro voltas antes de seguir seu caminho. Crie uma nova camada e chame-a "actions". Pressione F7 no frame 10 dessa nova camada. Dê um duplo clique no frame e insire o seguinte script:
Set Variable: "volta" = volta + 1
Dessa forma, a cada passagem do pássaro pelo frame 10, soma-se 1 à "valor".
Vá para o frame 28 e insira o script:
If (volta = 4)
Go to and Play (29)
Else
Go to and Play (10)
End If
Quando o valor de "volta" chegar a quatro, isto é, quando o pássaro der 4 voltas, o pássaro vai para o frame 29. Enquanto isso não acontecer, o ele volta para o frame 10 (simulando o looping) e soma mais 1 ao "valor".
Veja como ficou a animação agora. O pássaro da 4 voltas antes de seguir seu caminho.
Pra começar vamos criar uma guia de movimento (motion guide). Se ainda tem dúvidas de como se faz um guia de movimento, veja o tutorial para iniciantes sobre o tema. Cria as duas camadas (pássaro e a guia de movimento com 60 frames).

Nesse exemplo utilizamos o pássaro que pode ser encontrado na biblioteca de gráficos animados que vem junto com o Flash.

dê um Ctrl + Enter
Observe que o pássaro está dando só uma volta pela guia. Agora vamos fazê-lo dar quatro voltas antes de seguir seu caminho. Crie uma nova camada e chame-a "actions". Pressione F7 no frame 10 dessa nova camada. Dê um duplo clique no frame e insire o seguinte script:
Set Variable: "volta" = volta + 1
Dessa forma, a cada passagem do pássaro pelo frame 10, soma-se 1 à "valor".
Vá para o frame 28 e insira o script:
If (volta = 4)
Go to and Play (29)
Else
Go to and Play (10)
End If
Quando o valor de "volta" chegar a quatro, isto é, quando o pássaro der 4 voltas, o pássaro vai para o frame 29. Enquanto isso não acontecer, o ele volta para o frame 10 (simulando o looping) e soma mais 1 ao "valor".

Veja como ficou a animação agora. O pássaro da 4 voltas antes de seguir seu caminho.