• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

[Tutorial] Funções de actionscripts

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Sintaxe : Eval

Essa função Eval é util para determinar o valor de uma variável que é uma expressão em si mesma. Ela permite que o nome da variável avaliada seja determinado enquanto o filme está reproduzindo. Essa função pode ser um conceito difícil de entender, então ...
vamos ver o exemplo abaixo:

Código:
On (Release) 
   If (Eval (" Jogo " & Numero) = 50 
   Ações....... 
End On

Isso é o mesmo que ter um Action Scripting assim:

Código:
On (Release) 
   If (Jogo7) = 50 
   Ações....... 
End On

A principal diferença é que a variável "Jogo" no primeiro script é dinâmica, o que significa que a peça de jogo verificada é baseada no valor atual da variável chamada "Numero"; se esse valor mudar, o mesmo ocorre com a peça de jogo que está sendo avaliada.
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Sintaxe : Int (Número)


Essa função extrai o número inteiro de um valor numérico. Por exemplo, Int (15,583) torna - se 16. Se uma variável armazena um valor numérico, pode-se utilizar o nome de variável em vez de um literal numérico, como Int (NomeDaVariavel).

Utilize a função de Int para eliminar valores decimais em seu ActionScripts.
No Script abaixo, a expressão para total é avaliada como 38:

Código:
On (Release) 
   Set Variable: "PrimeiroNumero" = 19.35 
   Set Variable: "SegundoNumero"= 2 
   Set Variable: " Totao " = Int (PrimeiroNumero) + SegundoNumero 
End On
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Sintaxe : New Line


Essa função atribui uma nova linha a uma expressão.
Imagine um campo de texto no stage com um nome de variável "Nome" e um usuário inserindo a palavra Rodrigo no campo. O usuário clica um botao e o script a seguir é execltado.

Código:
On (Release) 
   Set Variable: " Saudações " = " Oi... Tudo bem ? " 
   Set Variable: " Frase " = Saudações & Newline & Nome " , " & NewLine " Como vai você ? " 
End On


Quando esse script é executado, baseado nas informações inseridas no campo de texto "Nome", outro campo de texto com um nome de variável "Frase" exibirá uma string parecida como essa:

Oi... Tudo Bem ?
Rodrigo
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Sintaxe : Random (Número)


Essa função gera um valor numérico aleatório dentro de um intervalo que você especifica. Por exemplo, Random, (300) gerará um número aleatório entre 0 e 299.

Utilize a função Random para criar comportamento dinâmico, imprevisível. Se uma variável armazena um valor numérico, é possível utilizar o nome de variável em vez de um literal numérico, como Random(NomeDaVariavel).

No Script a seguir, a instância do clipe de filme chamada "NumeroIda" irá para um quadro específico entre zero e seis com base no número que é aleatoriamente gerado.

Código:
On (Release) 
   Set Variable: "NumeroIda" = Random (7) 
   Tell Target ("/Dado") 
      Go To and Stop (NumeroIda) 
   End Tell Target 
End On

O Movie "Dado". contém 6 quadros, e cada quadro, contem um lado do "Dado". O Random escolhe aleatoriamente o número e direciona para o quadro correto
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Sintaxe: True


Essa função atribui um valor booleano de True à uma variável. Insira o script a seguir em um botão para configurá-lo como tendo sido clicado:

Código:
On (Release) 
   Set Variable: "valor " = True 
End On


Em outro botão você poderia verificar esse valor e tomar uma ação, dependendo se ele for True ou False, como o seguinte script demontra:

Código:
On (Release) 
   If (valor) 
      Go To and Play ("Cert ") 
   Else 
      Go To and Play ("Errad ") 
   End If 
End On

Se a Instrução acima fosse "If valor)" em vez de "If (valor = true)" seria simplesmente uma maneira mais resumida de expressar a mesma coisa.

Sintaxe: False

Esta função atribui um valor booleano de False à uma variável. Para um exemplo, veja o script acima para a função True
 
Topo