helldanger1
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Neste tutorial vamos aprender como reproduzir um objeto Sound - objeto Flash que lhe permite controlar sons com Actionscript - diretamente da biblioteca, sem ter que atribuí-los a um quadro chave.
Estamos habituados em arrastar o objeto da biblioteca e inserí-lo no palco. Que tal pensar um pouco diferente?
1 - Crie um filme (250x250 px) com uma Cena (Cena 1) uma Camada (som). Importe, apenas para a biblioteca, um som qualquer.
2 - Crie um botão e insira no palco e coloque a seguinte ação:
3 - Antes de continuar, abra a biblioteca do filme, dê um clique direito sobre o arquivo de som e abra a opção vincular - (quando temos vários sons importados em nossa biblioteca, temos de informar ao objeto de som que som deve ser reproduzido e/ou controlado - no caso utilizamos apenas um som, porém logo mais no final deixarei uma dica*). Com o menu de propriedades de vinculação de símbolo aberto, selecione "exportar este símbolo" e dê um nome para o identificador - no caso - park.
Isto fará com que o Flash exporte o som selecionado no arquivo swf com o identificador exclusivo, de forma que ele se encontre disponível para ser reproduzido quando chamado pelo objeto de som.
4 - Voltando ao botão, continue inserindo as seguintes linhas:
5 - Agora é só publicar!
Vamos introduzir um ‘OB’:
*Podemos especificar uma expressão para o argumento do método "attachSound". Por exemplo, em vez de colocar o identificador entre aspas podemos inserir um gerador de números aleatórios. A seguir, na biblioteca, identifique vários sons na caixa de diálogo "Propriedades de vinculação de símbolo" usando números. O Flash anexará sons aleatoriamente!
Estamos habituados em arrastar o objeto da biblioteca e inserí-lo no palco. Que tal pensar um pouco diferente?
1 - Crie um filme (250x250 px) com uma Cena (Cena 1) uma Camada (som). Importe, apenas para a biblioteca, um som qualquer.
2 - Crie um botão e insira no palco e coloque a seguinte ação:
Código:
on (release) {
stopAllSounds (); //a cada evento release para todos os sons
meuSom = new Sound(); //a função construtora new Sound instancia um novo objeto de som.
3 - Antes de continuar, abra a biblioteca do filme, dê um clique direito sobre o arquivo de som e abra a opção vincular - (quando temos vários sons importados em nossa biblioteca, temos de informar ao objeto de som que som deve ser reproduzido e/ou controlado - no caso utilizamos apenas um som, porém logo mais no final deixarei uma dica*). Com o menu de propriedades de vinculação de símbolo aberto, selecione "exportar este símbolo" e dê um nome para o identificador - no caso - park.
Isto fará com que o Flash exporte o som selecionado no arquivo swf com o identificador exclusivo, de forma que ele se encontre disponível para ser reproduzido quando chamado pelo objeto de som.
4 - Voltando ao botão, continue inserindo as seguintes linhas:
Código:
meuSom.attachSound("park");
//O método attachSound anexa o som identificado como park ao objeto
meuSom.start(0,3 );
//O método start inicia o objeto de som desde o início
// (0 (segundos),3 (loop))
}
5 - Agora é só publicar!
Vamos introduzir um ‘OB’:
*Podemos especificar uma expressão para o argumento do método "attachSound". Por exemplo, em vez de colocar o identificador entre aspas podemos inserir um gerador de números aleatórios. A seguir, na biblioteca, identifique vários sons na caixa de diálogo "Propriedades de vinculação de símbolo" usando números. O Flash anexará sons aleatoriamente!