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Oeste
Única Câmara do Oeste com serviços certificados
Torres Vedras recebeu diploma
Torres Vedras foi o primeiro município da Região Oeste a obter a Certificação de Qualidade de alguns serviços prestados. A cerimónia teve lugar no passado dia 4, ao fim do dia, e contou com a presença de 40 funcionários. O diploma foi entregue pela APCER (Associação Portuguesa de Certificação), enquanto entidade certificadora.
É o culminar de um processo iniciado há um ano com o qual foi possível satisfazer uma série de requisitos, internos e externos, fundamentados em pilares estruturais de actuação da autarquia.
Nesta primeira fase de implementação do Sistema de Gestão de Qualidade, que leva à certificação dos serviços, a autarquia privilegiou as unidades de maior fluxo de atendimento público, nomeadamente o Balcão de Atendimento, a Divisão de Gestão Urbanística, a Divisão Administrativa, a Divisão de Recursos Humanos, a Divisão de Gestão Financeira, a Divisão de Aprovisionamento e Património e o Notariado.
Todo o processo de certificação foi liderado pelo vereador Sérgio Galvão. Foi necessária a aquisição de meios informáticos para atingir os objectivos de simplificação e modernização administrativa da Câmara. Foram feitos investimentos ao nível do edifício camarário, na formação e preparação dos funcionários.
A obtenção da certificação tem assento nas orientações e disposições da norma NP EN ISO 9001:2000, que específica os requisitos de gestão de qualidade das organizações.
Com a implementação do sistema, a autarquia pretendia satisfazer as necessidades dos munícipes, promovendo a desburocratização dos processos, modernizando e inovando os seus serviços técnicos e administrativos.
Doravante, as vantagens de ter o sistema de qualidade a funcionar trouxeram uma melhoria do relacionamento e da cultura da organização, a participação de todos os envolvidos e uma combinação de esforços, um serviço melhor, uma organização melhorada, um sistema para garantir a confiança do cliente/munícipe, maior satisfação interna, melhor gestão e redução de custos.
“Foi um objectivo assumido por nós quando nos apresentámos a eleições. Não emana de uma qualquer embirração, mas de um entendimento daquilo que é a actividade autárquica de hoje e de amanhã”, referiu o presidente da Câmara. Na sua opinião, “as câmaras municipais são e serão cada vez mais prestadoras de serviços, são e serão cada vez menos prestadoras de obras edificadas. Se temos de prestar serviços, então que seja com a máxima qualidade possível, de forma a que aqueles que recorrem aos nossos serviços, no sentido de melhorar a sua vida quotidiana, possam encontrar qualidade no atendimento e na resposta às suas necessidades”.
O edil agradeceu a todos os funcionários que colaboraram com o intuito de servir melhor os munícipes. Carlos Miguel quis destacar o trabalho desenvolvido por Joana Barradas, que coordenou o projecto, Margarida Ferreira, que é gestora de qualidade, Ana Paula Neves, representante da Associação de Municípios do Oeste, “que foi o nosso veículo para conseguirmos uma candidatura que financiou em parte o projecto”, e o vereador Sérgio Galvão, que liderou o processo.
O autarca aproveitou a ocasião para anunciar que pretende manter a qualidade dos serviços que foram certificados e lançar outros novos serviços para o mesmo fim. Segundo o vereador Sérgio Galvão, actualmente a Câmara Municipal tem indicadores de medição de cada processo, o que permite fazer melhorias, bem como avaliar todo o trabalho que é feito e agir quando algum processo demora mais tempo do que é normal.
“É um processo que não vai permitir distracções. Ao longo do tempo, vai ser avaliado e fiscalizado. Em 2009, a APCER vai voltar a fazer uma auditoria e se tivermos serviços que não estão a cumprir com o que está estipulado perdemos a certificação”, referiu o vereador.
“Cada certificado tem sempre um significado próprio e é para mim muito gratificante estar nesta cerimónia para a entrega do certificado de concessão do sistema de gestão de qualidade à Câmara Municipal”, iniciou José Caldeira dos Santos, da APCER. Na sua opinião, em Portugal a modernização administrativa tem vindo a afirmar-se através de pequenos passos mas, porventura decisivos, numa óptica de melhoria contínua.
“A aproximação entre a administração local e o cidadão, fomentando a qualidade dos serviços autárquicos e consequentemente promovendo a satisfação dos seus utentes é uma meta que pode ser alcançada e com sucesso”, disse. Para a APCER aquela cerimónia constituiu mais uma referência para a administração pública portuguesa. Para José Caldeira dos Santos, a Câmara Municipal de Torres Vedras desempenha agora “um papel de exemplo para todas as outras ao decidir fazer este importante investimento, pois trata-se de um significativo passo em frente tendo em vista o desenvolvimento e o bem-estar dos seus utilizadores”, destacou aquele responsável.
Autor: Ana Alcântara
Fonte: Badaladas
Única Câmara do Oeste com serviços certificados
Torres Vedras recebeu diploma
Torres Vedras foi o primeiro município da Região Oeste a obter a Certificação de Qualidade de alguns serviços prestados. A cerimónia teve lugar no passado dia 4, ao fim do dia, e contou com a presença de 40 funcionários. O diploma foi entregue pela APCER (Associação Portuguesa de Certificação), enquanto entidade certificadora.
É o culminar de um processo iniciado há um ano com o qual foi possível satisfazer uma série de requisitos, internos e externos, fundamentados em pilares estruturais de actuação da autarquia.
Nesta primeira fase de implementação do Sistema de Gestão de Qualidade, que leva à certificação dos serviços, a autarquia privilegiou as unidades de maior fluxo de atendimento público, nomeadamente o Balcão de Atendimento, a Divisão de Gestão Urbanística, a Divisão Administrativa, a Divisão de Recursos Humanos, a Divisão de Gestão Financeira, a Divisão de Aprovisionamento e Património e o Notariado.
Todo o processo de certificação foi liderado pelo vereador Sérgio Galvão. Foi necessária a aquisição de meios informáticos para atingir os objectivos de simplificação e modernização administrativa da Câmara. Foram feitos investimentos ao nível do edifício camarário, na formação e preparação dos funcionários.
A obtenção da certificação tem assento nas orientações e disposições da norma NP EN ISO 9001:2000, que específica os requisitos de gestão de qualidade das organizações.
Com a implementação do sistema, a autarquia pretendia satisfazer as necessidades dos munícipes, promovendo a desburocratização dos processos, modernizando e inovando os seus serviços técnicos e administrativos.
Doravante, as vantagens de ter o sistema de qualidade a funcionar trouxeram uma melhoria do relacionamento e da cultura da organização, a participação de todos os envolvidos e uma combinação de esforços, um serviço melhor, uma organização melhorada, um sistema para garantir a confiança do cliente/munícipe, maior satisfação interna, melhor gestão e redução de custos.
“Foi um objectivo assumido por nós quando nos apresentámos a eleições. Não emana de uma qualquer embirração, mas de um entendimento daquilo que é a actividade autárquica de hoje e de amanhã”, referiu o presidente da Câmara. Na sua opinião, “as câmaras municipais são e serão cada vez mais prestadoras de serviços, são e serão cada vez menos prestadoras de obras edificadas. Se temos de prestar serviços, então que seja com a máxima qualidade possível, de forma a que aqueles que recorrem aos nossos serviços, no sentido de melhorar a sua vida quotidiana, possam encontrar qualidade no atendimento e na resposta às suas necessidades”.
O edil agradeceu a todos os funcionários que colaboraram com o intuito de servir melhor os munícipes. Carlos Miguel quis destacar o trabalho desenvolvido por Joana Barradas, que coordenou o projecto, Margarida Ferreira, que é gestora de qualidade, Ana Paula Neves, representante da Associação de Municípios do Oeste, “que foi o nosso veículo para conseguirmos uma candidatura que financiou em parte o projecto”, e o vereador Sérgio Galvão, que liderou o processo.
O autarca aproveitou a ocasião para anunciar que pretende manter a qualidade dos serviços que foram certificados e lançar outros novos serviços para o mesmo fim. Segundo o vereador Sérgio Galvão, actualmente a Câmara Municipal tem indicadores de medição de cada processo, o que permite fazer melhorias, bem como avaliar todo o trabalho que é feito e agir quando algum processo demora mais tempo do que é normal.
“É um processo que não vai permitir distracções. Ao longo do tempo, vai ser avaliado e fiscalizado. Em 2009, a APCER vai voltar a fazer uma auditoria e se tivermos serviços que não estão a cumprir com o que está estipulado perdemos a certificação”, referiu o vereador.
“Cada certificado tem sempre um significado próprio e é para mim muito gratificante estar nesta cerimónia para a entrega do certificado de concessão do sistema de gestão de qualidade à Câmara Municipal”, iniciou José Caldeira dos Santos, da APCER. Na sua opinião, em Portugal a modernização administrativa tem vindo a afirmar-se através de pequenos passos mas, porventura decisivos, numa óptica de melhoria contínua.
“A aproximação entre a administração local e o cidadão, fomentando a qualidade dos serviços autárquicos e consequentemente promovendo a satisfação dos seus utentes é uma meta que pode ser alcançada e com sucesso”, disse. Para a APCER aquela cerimónia constituiu mais uma referência para a administração pública portuguesa. Para José Caldeira dos Santos, a Câmara Municipal de Torres Vedras desempenha agora “um papel de exemplo para todas as outras ao decidir fazer este importante investimento, pois trata-se de um significativo passo em frente tendo em vista o desenvolvimento e o bem-estar dos seus utilizadores”, destacou aquele responsável.
Autor: Ana Alcântara
Fonte: Badaladas