Portal Chamar Táxi

Torres Vedras recebeu diploma

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
23,623
Gostos Recebidos
117
Oeste
Única Câmara do Oeste com serviços certificados
Torres Vedras recebeu diploma
Torres Vedras foi o primeiro município da Região Oeste a obter a Certificação de Qualidade de alguns serviços prestados. A cerimónia teve lugar no passado dia 4, ao fim do dia, e contou com a presença de 40 funcionários. O diploma foi entregue pela APCER (Associação Portuguesa de Certificação), enquanto entidade certificadora.

É o culminar de um processo iniciado há um ano com o qual foi possível satisfazer uma série de requisitos, internos e externos, fundamentados em pilares estruturais de actuação da autarquia.

Nesta primeira fase de implementação do Sistema de Gestão de Qualidade, que leva à certificação dos serviços, a autarquia privilegiou as unidades de maior fluxo de atendimento público, nomeadamente o Balcão de Atendimento, a Divisão de Gestão Urbanística, a Divisão Administrativa, a Divisão de Recursos Humanos, a Divisão de Gestão Financeira, a Divisão de Aprovisionamento e Património e o Notariado.

Todo o processo de certificação foi liderado pelo vereador Sérgio Galvão. Foi necessária a aquisição de meios informáticos para atingir os objectivos de simplificação e modernização administrativa da Câmara. Foram feitos investimentos ao nível do edifício camarário, na formação e preparação dos funcionários.

A obtenção da certificação tem assento nas orientações e disposições da norma NP EN ISO 9001:2000, que específica os requisitos de gestão de qualidade das organizações.

Com a implementação do sistema, a autarquia pretendia satisfazer as necessidades dos munícipes, promovendo a desburocratização dos processos, modernizando e inovando os seus serviços técnicos e administrativos.

Doravante, as vantagens de ter o sistema de qualidade a funcionar trouxeram uma melhoria do relacionamento e da cultura da organização, a participação de todos os envolvidos e uma combinação de esforços, um serviço melhor, uma organização melhorada, um sistema para garantir a confiança do cliente/munícipe, maior satisfação interna, melhor gestão e redução de custos.

“Foi um objectivo assumido por nós quando nos apresentámos a eleições. Não emana de uma qualquer embirração, mas de um entendimento daquilo que é a actividade autárquica de hoje e de amanhã”, referiu o presidente da Câmara. Na sua opinião, “as câmaras municipais são e serão cada vez mais prestadoras de serviços, são e serão cada vez menos prestadoras de obras edificadas. Se temos de prestar serviços, então que seja com a máxima qualidade possível, de forma a que aqueles que recorrem aos nossos serviços, no sentido de melhorar a sua vida quotidiana, possam encontrar qualidade no atendimento e na resposta às suas necessidades”.

O edil agradeceu a todos os funcionários que colaboraram com o intuito de servir melhor os munícipes. Carlos Miguel quis destacar o trabalho desenvolvido por Joana Barradas, que coordenou o projecto, Margarida Ferreira, que é gestora de qualidade, Ana Paula Neves, representante da Associação de Municípios do Oeste, “que foi o nosso veículo para conseguirmos uma candidatura que financiou em parte o projecto”, e o vereador Sérgio Galvão, que liderou o processo.

O autarca aproveitou a ocasião para anunciar que pretende manter a qualidade dos serviços que foram certificados e lançar outros novos serviços para o mesmo fim. Segundo o vereador Sérgio Galvão, actualmente a Câmara Municipal tem indicadores de medição de cada processo, o que permite fazer melhorias, bem como avaliar todo o trabalho que é feito e agir quando algum processo demora mais tempo do que é normal.

“É um processo que não vai permitir distracções. Ao longo do tempo, vai ser avaliado e fiscalizado. Em 2009, a APCER vai voltar a fazer uma auditoria e se tivermos serviços que não estão a cumprir com o que está estipulado perdemos a certificação”, referiu o vereador.

“Cada certificado tem sempre um significado próprio e é para mim muito gratificante estar nesta cerimónia para a entrega do certificado de concessão do sistema de gestão de qualidade à Câmara Municipal”, iniciou José Caldeira dos Santos, da APCER. Na sua opinião, em Portugal a modernização administrativa tem vindo a afirmar-se através de pequenos passos mas, porventura decisivos, numa óptica de melhoria contínua.

“A aproximação entre a administração local e o cidadão, fomentando a qualidade dos serviços autárquicos e consequentemente promovendo a satisfação dos seus utentes é uma meta que pode ser alcançada e com sucesso”, disse. Para a APCER aquela cerimónia constituiu mais uma referência para a administração pública portuguesa. Para José Caldeira dos Santos, a Câmara Municipal de Torres Vedras desempenha agora “um papel de exemplo para todas as outras ao decidir fazer este importante investimento, pois trata-se de um significativo passo em frente tendo em vista o desenvolvimento e o bem-estar dos seus utilizadores”, destacou aquele responsável.


Autor: Ana Alcântara

Fonte: Badaladas
 
Topo