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Tina Turner

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Tina Turner

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Começo

Anne Mae Bullock (Tina Turner) e sua irmã mais velha, Alline Bullock, foram abandonadas por seu pai e, logo depois, sua mãe levou Alline e deixou Anna com sua avó. Anna morou em Nutbush, Tennessee e, depois da morte de sua avó, mudou-se para a casa de sua mãe em St. Louis, em 1956.

Em St. Louis, Anna Bullock conheceu Ike Turner, um artista notável do rock and roll, em um bar onde sua irmã, Alline, costumava freqüentar. Ike, impressionando com a voz forte de Anna, a convidou para cantar em sua banda. Inicialmente, Anna não aceitou, mas após a insitência de Ike, que foi à casa de Anna pedir a permissão de sua mãe, Anna aceitou o convite. ..

Vida Pessoal

Tina tem 2 filhos: Craig(nascido em 1960, com Raymond Hill, saxofonista da banda de Ike), e Roonie(nascido em 1961, filho de Ike e Tina).

Ike ainda tem 3 filhos de 2 relacionamentos: Ike Jr. e Michael(com Lorraine

Início da Carreira

A jovem Anna Mae começou trabalhando com Ike em 1958. Ike mudou o nome de Anna Mae para o artístico Tina Turner. Eles começaram a ter um relacionamento e se casaram em 1962. Ela iniciou como cantora oficial do show da banda de Ike aos 18 anos de idade. Algumas pessoas consideram Ike o pai do rock and roll, pois há registros de que ele foi o primeiro a gravar um som desse gênero musical.

Ike e Tina Turner gravaram a famosa canção "A Fool In Love", que foi um grande sucesso nos Estados Unidos. Após o sucesso da música, Ike mudou o nome da banda para "Ike and Tina Turner Revue". Entre 1960 e 1970, Ike e Tina mudaram o estilo musical, desenvolvendo uma performace única em concertos ao vivo, Tina dançava e cantava, chamando a atenção do público, que cada vez mais lotavam as casas de shows. Tina Turner e as back volcals, conhecidas como "The Ikettes", faziam uma performace eletrizante dentro do cenário musical, danças que influenciaram outros artistas como Mick Jagger. Ike e Tina Turner gravaram grandes hits nos 60 e 70, como "A Fool In Love", "It's Gonna Work Out Fine", "I Idolize You", "Nutbush City Limits" e "River Deep - Mountain High" - música produzida pelo grande produtor musical Phil Spector. Várias músicas de outros artistas se tornaram sucesso após a gravação do estilo eletrizante da banda, como "Come Together", "Honky Tonk Woman", "I Want to Take You Higher". De fato, um dos maiores sucessos de Ike e Tina foi a regravação da música da banda Creedence Clearwater Revival, em 1968, "Proud Mary". "Proud Mary" foi um grande sucesso comercial, ficando em quarto lugar nas paradas de sucesso em março de 1971.

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Quando muitas gravações origionais falharam comercialmente, Tina e Ike regravam e as canções viravam sucesso em programas de TV pela atuação, ao vivo, eletrizante de Tina e das "Ikettes". Suas canções incluiam The Rolling Stones, David Bowie, Sly Stone, Janis Joplin, Cher, James Brown, Ray Charles, Elton John e Elvis Presley. Estavam sempre se apresentando em qualquer lugar, em toda parte. Suas turnês eram extensas e cansativas, havia apresentações praticamente todas as noites, em várias cidades dos Estados Unidos, um dia estavam no sul, no outro em Las Vegas e em outro cantavam em um programa de TV. Ike é quem comandava o grupo e dava a palavra final, era o diretor e produtor, até das atuações de Tina Turner no palco. Ike comandava até a conta financeira do grupo e começou a consumir bebidas e drogas. Ele se tornava cada vez mais agressivo e violento com todos integrantes do grupo que acabaram deixando-o. Tina Turner relatou que praticamente durante todo o seu casamento com Ike ela era agredida freqüentemente. Ike a acusava pelo fracasso de novas músicas.


Anos 70​

Por volta de 1970, o casamento de Tina Turner foi se desgatando cada vez mais e mais. Em 1971 Ike e Tina gravaram a música Proud Mary, que foi um grande sucesso rendendo um Grammy. Em 1973 Tina compôs a sua primeira musica, Nutbush City Limits, grande sucesso no mundo inteiro. Por causa do uso das drogas, Ike tornava-se cada vez mais agressivo, fisicamente, com Tina. O número de turnês e venda de discos caíram. Apesar do sucesso de Tina Turner durante sua atuação no filme Tommy (em que ela cantou sozinha - sem Ike - Acid Queen). Ike culpava Tina pelo declínio da carreira. Depois de uma briga violenta com Ike poucas horas antes de uma apresentação em Dallas, Tina decidiu deixar Ike, fugindo com trinta e seis centavos de dólar no bolso e um cartão de crédito de um posto de gasolina. Nos meses seguinte, ela se escondeu de Ike em casas de amigos, já que sua família a "abandonou".

Após 18 anos de casamento, Tina se separou de Ike legalmente, exigindo apenas o seu nome artístico, que, segundo ela, lutou muito por ele, não pedindo mais nada em troca, deixando todas as suas roupas e suas jóias a Ike. Para ganhar a vida, Tina decidiu fazer faxina na casa de amigos e partir para carreira solo, com apresentações em alguns programas e quadros de TV, como The Hollywood Squares, Donny and Marie, The Sonny & Cher Comedy Hour.

A Fase Obscura (1974 - 1979)

Mesmo vivendo sob as agressões físicas constantes de Ike, Tina decidiu ingressar numa carreira solo, a princípio, paralela com a que construíra ao lado do marido. Seu primeiro disco, "Tina Turns The Country On" saiu em 1974 logo após o sucesso de "Nutbush City Limits". Além de compor, Tina agora cantava sem Ike e já estava pronta para seguir o seu caminho. O álbum vendeu bem, chegou a receber uma nomeação ao Grammy na categoria "Melhor Vocal Feminino de R&B" e trazia hits do pop/rock até então como "He Belongs To Me" (Bob Dylan) e "Don't Talk Now" (James Taylor) na voz de uma cantora negra, o que para muitos soava estranho. Não houve muita repercussão, mas as vendas garantiram a escolha da música "The Love That Lights Our Way" como tema do filme "The Autobiography of Miss. Jane Pittman", além de lhe abrir as portas para o universo cinematográfico.

O segundo disco veio juntamente com o sucesso de sua personagem "The Acid Queen" na ópera-rock "Tommy", de 1975. O filme recebeu duas nomeações ao Oscar e garantiu-lhe uma vendagem satisfatória, embora a versão da música composta por Pete Townshend, em seu disco, seja diferente a da versão original lançada na trilha sonora. Entretanto o álbum ainda trouxe composições de Ike Turner e um cover de "Whole Lotta Love", que marcou #61 na categoria R&B da Billboard em 1976. As canções de Ike presentes no álbum eram reflexo do quanto era contraditória qualquer possibilidade de independência almejada pela cantora, mantendo-a presa a aquela situação. Com o fim do casamento, vieram as primeiras tentativas de incursão propriamente dita numa carreira artística, sem a presença de Ike.

Em meio a esse período de transição, o terceiro álbum "Rough" veio em 1978 como fruto da necessidade de Tina em se sentir absolutamente livre, gravando composições de grandes ídolos da música pop (Elton John, Ray Charles) e apresentando, pela primeira vez, uma estratégia comumente usada em seus álbuns posteriores. Mesmo assim fracassou nas vendas, apesar de Tina seguir com ele uma turnê exaustiva e até fazendo shows de graça na tentativa de reconquistar a sua popularidade. Foi uma fase difícil de muito empenho e poucos resultados. Músicas ótimas compunham o álbum (Root, Root Undisputable Rock n' Roller), mas os hits não emplacavam por estarem arraigados aos mesmos estilos influenciados pelo Ike. Era preciso se reciclar com músicas modernas que atingisse em cheio o gosto popular e o carisma dos jovens. Além disso era como se a sombra de Ike estivesse sempre presente, fazendo com que Tina fosse vista pela imprensa como uma cantora decadente à beira dos 40 anos por viver, naquela época, às custas de familiares e amigos sem a separação oficial.

Por fim veio "Love Explosion" no ano de 1979. Já intencionada em seguir tais objetivos de modernização, o álbum apresentou uma produção caprichada que ficou a cargo de Leo Sayer e do egípcio Alec R. Costandinos, na época um dos maiores produtores artísticos da era disco e dono, inclusive, de uma orquestra própria. Um pouco melhor, mas o público não estava convencido ainda, principalmente porque "Love Explosion" trazia as mesmas formulas já bastante desgastadas por outros artistas do ramo nos anos anteriores. O hit "Backstabbers", cover do The O'Jays, fracassou nos charts e fez com que a gravadora vetasse o lançamento do single de "Sunset On Sunset", vendo que os discos encalhavam nas lojas. Era preciso que Tina se retirasse de cena e resolvesse os problemas particulares que ainda a afligiam, como a não-separação oficial de Ike e os problemas financeiros ocasionados pela demora na decisão da justiça em partilhar os bens.

Private Dancer (1983 - 1986)

Ainda no início dos anos 80, com a separação oficial declarada, Tina empenhou-se unicamente na tentativa de recuperar o seu sucesso. Em 1982, Tina deu início a turnê Nice 'N' Rough pelos Estados Unidos investindo na repercussão da música "Givin It Up For Your Love", que mais tarde voltaria a cantar nas turnês "What's Love? Live Tour" e "Wildest Dreams Tour" entre os anos de 1994 a 1997. Em 1983, para ajudar a recuperar sua carreira, o cantor All Green concedeu a Tina os direitos de cantar Let's Stay Together, um grande sucesso que marcou #32 no chart da Billboard e saiu no album Private Dancer, imortalizando-se na voz de Tina. Conta All Green que Tina deu uma roupagem à nova música e uma introdução (de lenta para rítmica) como ele jamais havia imaginado.

Foi o ano de 1984 quando Tina lançou seu album solo mais importante e um dos mais vendidos da história até hoje, conquistando prêmios pelo mundo todo. Durante a turnê, "Private Dancer" vendeu mais de 5 milhões de cópias só nos EUA, impulsionado por hits como a música-título "Private Dancer" (composta por Mark Knopfler) (#7), "Better Be Good To Me" (5#), "Show Some Respect" (37#), "I Can't Stand The Rain" (cover de Ann Peebles) (57#), "Help" (40#) (cover dos Beatles numa nova e irreconhecível roupagem). O maior sucesso de toda a sua carreira, "What's Love Got To Do With It" (#1), manteve a mesma colocação durante três semanas e resultou em três Grammys. "Better Be Good To Me" ganhou mais um Grammy e o album concorreu a mais dois Grammys. "Private Dancer" rendeu 5 discos de platina e o clipe da música "What's Love Got To Do With It" rendeu o premio MTV de melhor clipe.

Em 1985 lançou mais musicas inéditas num show promovido no estado de Alabama e que saiu num VHS intitulado Private Dancer Live, cantando "It's Only Love" (15#) ao lado de Bryan Adams, "Tonight" (52#) com David Bowie e com quem dividiu o palco em duas versões de "Let's Dance". Não podendo concretizar uma grande turnê por causa da sua quantidade de compromissos, Tina recusou o papel de Shug Avery no filme The Color Purple, onde contracenaria ao lado de Oprah Winfrey, para escrever a sua auto biografia intitulada "I, Tina", que trasformou-se um best-seller em vendas. No mesmo ano Tina foi convidada para participar do USA For Africa e juntou-se a diversos artistas do momento para cantar "We Are The World", música composta por Michael Jackson e Lionel Richie

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Foi durante a premiação no Grammy que Tina recebeu o convite para encarnar a personagem Aunty Entity no épico "Mad Max Beyond Thunderdome", de 1985, e emplacou o hit "We Don't Need Another Hero" na posição #2 da Billboard Hot 100, mantendo-a por várias semanas. No entanto foi "One Of The Living", outro hit seu subseqüente do sucesso fílmico e que estreou na posição #15 da Billboard, que lhe rendeu um Grammy. Considerada por muitos como um clássico art-metal, "One Of The Living" foi composta pela mesma Holly Knight de Better Be Good To Me e, posteriormente, The Best. A música "We Don't Need Another Hero", primeiro lugar em mais de cinco paises, concorreu ao Grammy e, mesmo sem levar títulos, ganhou o Globo de Ouro e o prêmio de melhor clip promovido pela MTV.

Break Every Rule (1986-1989)
Em 1986, Tina lança seu sexto álbum solo, “Break Every Rule”. O álbum foi outro grande sucesso de venda e, junto com o CD, veio uma grandiosa turnê mundial, tornando-se uma das turnês mais bem sucedidas de todos os tempos. O álbum trouxe o single "Typical Male", que garantiu a segunda posição no ranking “Billboard Hot 100” e a primeira posição no “United World Chart” e uma indicação ao Grammy.Alem de Typical Male, o álbum trouxe tambem os sucessos "What You Get Is What You See" (13#), "Two People" (30# na Billboard, e 3#US AC), "Paradise Is Here" (78#UK) e "Back Were You Started" (9#US Rock) que lhe rendeu o grammy de melhor desempenho vocal feminino em Rock.“Break Every Rule” rendeu três discos de platina.

Tina Turner ganhou popularidade por toda Europa. Ela mudou-se para lá permanentemente em 1986, com o seu namorado Erwin Bach, executivo alemão da EMI Records e que mora com a cantora a te hoje. A região escolhida foi em Goldküste (literalmente falando, “A Costa de Ouro”), a maior região exclusiva do distrito de Zurich, Switzerland, alem de uma casa em Villefrache e em Beverlly Hills.

Durante a turnê “Break Every Rule”, Tina Turner entrou para o Guinness Book quando cantou para um enorme público pagante em 1988, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Mais de 184 mil fãs se reuniram para assistir ao show da cantora. O concerto foi promovido pela Pepsi, que, na época, tinha Tina como garota-propaganda, e foi transmitido ao vivo para todo o planeta.

Em 1988, Tina Turner lançou o álbum “Tina Live in Europe”, um cd duplo que trazia apenas musicas ao vivo e seis musicas novas, como uma das musicas mais famosas de sua carreira, "Addicted To Love" (72#), e conquistou o seu oitavo e último Grammy.

Foreign Affair (1989-1991)


Já em 1989, a cantora inova com o seu último álbum daquela década, “Foreign Affair”, que vendeu mais de seis milhões de cópias em todo o mundo. O álbum rendeu outras duas indicação ao Grammy como melhor desempenho vocal feminino em Rock.O álbum trouxe "The Best" (15#) tambem conhecida como Simply The Best, Foreign Affair (33#), I Don't Wanna Lose You (8# US AC) e Look Me In The Heart (4 US AC).As duas musicas que concorreram ao Grammy foram Steamy Windows e Foreign Affair.O álbum recebeu uma nomeação para o Grammy de Melhor Projeto Gráfico, mas não ganhou.Foreign Affair ganhou 2 discos de platina.

Anos 1990-2000

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Tina segue com a turnê "Foreign Affair Tour" no verão de 1990. Também grava, no mesmo ano, a canção "Break Through The Barrier" (composta por Andre Cymone e Gardner Cole) para a trilha sonora do filme "Days of Thunder" (Dias de Trovão), com Tom Cruise e Nicole Kidman, e gravou um dueto com o cantor Rod Stewart de "It Takes Two", que seria usada numa propaganda da Pepsi. A canção tornou-se um sucesso no mundo inteiro. Na Europa, alcançou na 5ª posição. Foram 123 shows durante a turnê, sendo 121 na Europa e 02 na Ásia. O último aconteceu no estádio de Nov Ahoy em Rotterdam, no dia 04 de novembro de 1990.O show mais importante aconteceu na Espanha, com o nome de "Do You Want Some Action?".

Em meados dos anos 90, "The Best" foi tema de três atletas: o lendário boxeador Chris Eubank (que fez uma aparição surpresa ao lado de Tina, no palco, durante a entrega do MOBO Awards), o piloto brasileiro de F1 Ayrton Senna (que subiu ao palco para abraçar Tina em Adelaide, na Austrália, setembro de 1993, enquanto ela o chamava de "The Best", ou seja, "o melhor"), e a lendária tenista Martina Navrotilova. A canção também promoveu a campanha da competição profissional de futebol na Austrália. A propaganda trouxe muitos interessados aos jogos e, então, Tina foi chamada para cantar o tema na final da competição, eno mesmo ano de 1993. O canal HBO também utilizou a canção, na época, por alguns anos, para os seus comerciais, promovendo os destaques da grade de programação.

Em 1991 lançou a sua primeira coletânea intitulada "Symply The Best", na qual apresentou três novas canções: I Want You Near Me (22#), Way Of The World (13#), Love Thing (29#) e uma nova versão de "Nutbush City Limits" (23#) todas com seus respectivos videoclipes gravados (a versão brasileira da coletânea ainda traz Break Through The Barrier). O álbum rendeu um disco de platina nos Estados Unidos e foi o 31º album mais vendido na história da Inglaterra, liderando os dez mais por 154 semanas consecutivas.Ainda em 91, Tina participou do album (Two Rooms Celebrating the Songs of Elton John & Bernie Taupin), com varios cantores, Tina cantou The Bitch Is Back, que lhe rendeu uma indicação ao Grammy.

Baseado em seu best-seller "I, Tina", de 1986, a Disney, em parceria com a Touchstone Pictures, comprou os direitos autorais da obra e transformou-a na superprodução "What's Love Got to Do With It", que conta em detalhes a sua história. Angela Bassett viveu o papel de Tina Turner no longa (Whitney Houston tinha desistido por causa da gravidez, e Halle Berry também fez uma audiência para o papel) e recebeu indicação ao Oscar de Melhor Atriz. Laurence Fishburne interpretou Ike e também recebeu uma nomeação ao Oscar pelo papel. Foram várias premiações, incluindo um American Choreography Award pela documentação histórica e um Globo de Ouro pela melhor performance de uma atriz em um filme musical: Angela Bassett.

Tina retornou ao Top 10 da Billboard Hot 100 com o hit, "I Don't Wanna Fight", tema principal do filme (feito que não conquistava desde 1986 com Typical Male) e que recebeu duas indicações ao Grammy: melhor performance vocal pop feminino e melhor canção especialmente composta para um filme.Alem de I Don't Wanna Fight teve tambem a nova música "Why Must We Wait Until Tonight (39#) e pela primeira vez Tina gravou Disco Inferno (12#).Deu início assim a uma turnê na América do Norte. Transmitida pela FOX nos Estados Unidos até o fim, basicamente a turnê What's Love? Live foi uma espécie de Foreign Affair Tour revisada, com nova lista de canções e novas dançarinas, pois Tina estava devendo uma turnê para os Estados Unidos desde 1988. Foram 72 shows no total, sendo que 63 na América do Norte (EUA), 03 na Austrália e 06 na Europa. O time de dançarinas dessa vez foi composto pelas irmãs Sharon Owens e Karen Owens.





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