Portal Chamar Táxi

TGV: "Nada trava a marcha" da Linha Porto-Vigo - Carlos Lage

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Fonte: JN
01.07.08

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), Carlos Lage, garantiu hoje que "nada trava a marcha" do projecto linha de alta velocidade entre Porto e Valença, com conclusão prevista para 2013.

Segundo Carlos Lage, apesar de "alguma polémica" registada em Portugal sobre as grandes obras públicas, o projecto do comboio de alta velocidade (vulgo TGV) está "perfeitamente estudado" e "não há nada que o trava".

"O TGV é uma escolha feita pelo Estado português e a linha Porto-Vigo uma peça essencial dessa escolha", disse Carlos Lage, que falava em Santiago de Compostela no final de uma reunião de trabalho com o presidente da Junta da Galiza, Emílio Pérez Touriño.

Segundo o presidente da CCDRN, "dentro de pouco tempo vai ser feita a avaliação de impacte ambiental entre Braga e Valença e na segunda metade do próximo ano haverá a abertura do concurso para construção da linha".

Lage garantiu que nada afecta a decisão do Estado português para prosseguir com a construção das infra-estruturas necessárias para o País ter "acesso fácil" à rede de alta velocidade da Península Ibérica e da Europa.

A nova direcção do PSD contestou o investimento na linha de comboio de alta velocidade, defendendo que deveria ser dada prioridade às políticas sociais.

Pérez Touriño referiu-se à futura linha de alta velocidade entre o Porto e Vigo como a "coluna vertebral" da euroregião e garantiu que, do lado galego, o troço entre Vigo e Porriño já passou a fase de consulta pública e que o troço de Porriño a Valença prepara-se para entrar nessa fase.

"É um projecto vital, decisivo e estruturante para esta euroregião", sublinhou o líder do Governo regional da Galiza.

Do lado português, a linha tem um custo estimado de 1,5 mil milhões de euros, dos quais 845 milhões para o troço entre Valença e Braga e 635 milhões para a ligação entre Braga e o Aeroporto Sá Carneiro, no Porto.

De acordo com os compromissos assumidos pelos governos dos dois países, a ligação estará pronta em 2013.
 

avergasta

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 27, 2007
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
Esses Senhores deveriam era ter vergonha de anunciarem esses grandes investimentos com tanta gente a sofrer com a crise e a não ter que comer. Somos na verdade um país desequilibrado ou então de desequilibrados...
 

jchaves

GForum VIP
Entrou
Nov 30, 2006
Mensagens
8,023
Gostos Recebidos
2
pois é verdade ninguem trava ,com o dinheiro dos outros(contribuintes) tambem sei brincar

vamos ver os milhões que isto vai custar aos contribuintes ,e depois já sabemos as derrapagens que estes investimentos tem ,não estou a ver rentabilidade para isto
manias de grandezas num país como o nosso
 

josepe

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 2, 2007
Mensagens
507
Gostos Recebidos
0
A verdade é que fizeram a A3 de Braga-Valença e foi um estrondoso fracasso, fizeram a A28 De Vana do Castelo-Cerveira outro fracasso, Auto-estradas muitissimo mal feitas com disnivelamentos acentuados em que os transportes pesados as recusam, daí temos de gramar os camiões dentro das cidades para evitar estas Auto-estradas.

Temos engenheiros e arquitectos mal formados e depois é o que se vê. Se os professores universitários são fracos as licenciaturas fracas serão.

Um arquitecto que fez um lar de idosos com escadas apertadas e sem escadas de emergência e quando deflaguerou um incendio tiveram que tirar os idosos pelas janelas, mais tarde esse fulano chegou a professor universitário.
 
Topo