Amigo eu monto os meu pc que compro, nao costumo comprar pelas lojas ja todo moantado amigo.
e obrigado por todo
ps: conhecem esta versao do vista: Vista extreme edition?
so uma coisa o home premium no meu pc faz a mesmo rendimento que o xp?
e obrigo e desculpem o incomodo
boas , é assim, a versão que falas "Vista extreme edition" é uma versão pre feita cheia de entulho já pré instalado, tal e qual como aquelas que aparecem ai do xp, essas quer queiras ou não, instalam tudo o que precisas e não precisas, por isso essas versões nem dadas, não há nada melhor que um windows limpinho e instalar o que se precisa...
agora é assim as versões home são as versões mais fracas , mas se estás tão desejoso de instalar o vista para ver como ele se porta força, procura por uma versão OEM pré activada, que não tenhas de andar a enserir adubos para a validar, instalas e logo vês como corre a coisa, é assim a instalação deve durar para ai cerca de 1h ou mais depois tens de instalar todas as actualizações online que houver recomendadas e pode levar mais umas horas até ele estar a 100%, e instalar o sp1 caso instales alguma versão que não tenha sp1 , este já por si leva mais cerca de 40m a instalar, e mais o tempo que tens de gastar para meter as tuas aplicações com que trabalhas diaramente, ou seja o windows vista leva cerca quase de 4H a ficar 100% desde a sua instalação , isntalar service pack 1 e actualizações online e restantes aplicações que usamos diarimente, contra 30m da instalação do windows XP, tem tudo a haver não...
eu tenho uma maquina recente e ele leva carradas de tempo a carregar tretas até estar capás de trabalhar que até chateia , dá para estar a fazer outras coisas ao mesmo tempo, mas torna-se dificil até ele ter carregado e instalado tudo...
portanto arranja um windows e instala comvem teres uma partição de pelo menos 60gb só para ele visto que no final da isntalação total e updates o disco deve ficar ai com cerca de 40Gb ocupados...
resumindo divides o disco em duas partições, metes o xp na 1º, e instalas depois uma versão do vista na 2ª e fazes a comparação do desempenho usando um e outro, mas vais ver que com o xp isso anda pelo ar em relação ao vista...
o problema é que o vista demora muito para ser instalado por ter de carregar tantas coisas, por isso comvem instalares o dito com tempo...
touromelga...