- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 45,508
- Gostos Recebidos
- 1,024

Já são conhecidas as datas de ressintonia dos emissores da Televisão Digital Terrestre (TDT) na primeira região a ser afetada, e que abrange os distritos de Faro, Beja, Évora e Setúbal. Depois do teste realizado em novembro do ano passado no emissor de Odivelas, na região de Lisboa, o processo começa a 7 de fevereiro em Sines e, no caso da região 1, fica concluído a 3 de março em Serpa
Os telespectadores que usam a TDT nestas zonas terão de sintonizar novamente, no dia indicado para a sua localidade, os equipamentos para continuarem a ter acesso aos canais disponíveis em sinal aberto. Se não o fizerem, o ecrã ficará a negro e deixarão de poder ver televisão. Em caso de dúvida, devem contactar a linha gratuita de apoio da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), disponível todos os dias das 9h00 às 22h00: 800 102 002.
Trata-se de uma alteração que decorre de uma decisão europeia e que, através da libertação de frequências (a banda dos 700 MHz), visa permitir a introdução do 5G (quinta geração móvel) em Portugal, uma tecnologia que se vai tornar decisiva para o desenvolvimento e para a competitividade do País. A conclusão da ressintonia em todo o País está prevista para o verão.
IN:NM