Olá Visitante,
Está a decorrer o 5º sorteio Gforum onde vamos sortear um Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento) para ajudar com as despesas do servidor, se quiser participar, pode fazê-lo no seguinte endereço: 5º Sorteio Gforum: Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento)
Esta aplicação é… engraçada! OK, não estou a ser lá muito explícito, pode até não estar a fazer sentido esta introdução, mas é a possível para vos falar desta aplicação.
SMAC é uma poderosa ferramenta de fácil utilização que permite alterar o MAC address das placas de rede. Este utilitário permite usar uma técnica denominada Spoofing.
Na realidade este utilitário não altera o MAC Adress “cravado” no dispositivo, é feito um bypasse no software que suporta o MAC address evitando que este seja restaurado sempre que a máquina reinicia o dispositivo.
O Spoofing consiste em esconder a verdadeira identidade do atacante na rede. Desta forma, é usada uma identidade falsa, isto é, o atacante fornece um endereço de origem que não lhe pertence.
Esta técnica não é de todo lícita, mesmo que estejamos a “tentar” proteger a verdadeira identidade do dispositivo que acede a determinados locais. Segundo julgo saber esta técnica não é de todo legal. Deixo-vos a sugestão de ler um pouco mais sobre esta técnica que tem vindo a a recolher cada vez mais adeptos. Veja mais informação recorrendo à Wikipédia aqui.
Voltando ao SMAC, este foi desenvolvido com o propósito de proteger a privacidade do utilizador, escondendo o seu verdadeiro MAC address nesta imensa propagação de sinais na redes wireless onde nos podemos encontrar.
Também tem o propósito de auxiliar os profissionais TI na segurança das redes que administram, debelando possíveis problemas e constituindo políticas de prevenção a alguns ataques, recuperação de endereços originais sob licença e registo proprietário.
SMAC é o primeiro software de modificação de MAC address para Windows, está em desenvolvimento desde 2002 baseado em intensivas pesquisas sobre comportamentos dos dispositivos e estruturas de suporte.
É uma ferramenta a guardar, para testes de segurança que o ajudarão a manter afastado qualquer intruso, desta vez terá as armas do inimigo, uma ferramenta importante para administradores, técnicos de segurança e online gamers.
Aproveitando a onda da segurança nas redes wireless que muito aqui se tem falado, referir que este pode ser o programa que os hackers podem usar para “clonar” o MacAddress da vossa placa wireless que esta registado no vosso router Wireless. Para quem tem apenas segurança na rede através de MacAddress, o hacker necessita apenas de arranjar um snifer e verificar nos pacotes quais os endereços MAC válidos para entrarem na rede (Não esquecer que esta informação não passa cifrada). Feito isso, o hacker apenas tem de mudar o MacAddress da sua placa wireless para um dos que apanhou. Como fazer?….usando o SMAC.