Portal Chamar Táxi

Informação Sistema imunitário: Como criar um escudo contra gripes e constipações

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
50,125
Gostos Recebidos
1,215
naom_695297b74c484.webp


A chegada do tempo mais frio pode deixar o sistema imunitário em baixo. Assim, é preciso fortalecer para evitar que fique mais vulnerável e com que qualquer gripe e constipação o deixe doente por vários dias. Assim, é importante criar uma espécie de escudo no organismo.


Ana Luzón é especialista em nutrição e ao agregador de blogues HuffPost revelou o que pode fazer com a sua alimentação de forma a conseguir fortalecer o sistema imunitário e evitar este tipo de quebras.


A especialista revela que é através da alimentação que o irá conseguir fazer. "É preciso comer de uma forma que forneça ao seu sistema imunitário tudo o precisa para funcionar da melhor forma", começa por dizer a especialista.


“A primeira coisa a esclarecer é algo que frequentemente causa frustração: o sistema imunitário não funciona com o consumo de alimentos específicos ou com soluções rápidas. É um sistema complexo que depende do estado nutricional geral, da qualidade e variedade dos alimentos, do descanso, dos níveis de stress e da saúde digestiva”, continua.



Criar um escudo através da alimentação


Assim, pensar logo em tomar medicamentos e vitaminas é algo que deverá ficar para segundo plano. Deverá priorizar o consumo de certo tipo de alimentos e introduzi-los na sua alimentação diária.


"Legumes todos os dias, sim, mas sem excesso. Fornecem fibras essenciais para a microbiota intestinal, antioxidantes e micronutrientes que estão envolvidos na resposta imunológica.”


Existem outros vegetais que deve consumir mais vezes para conseguir uma melhor resposta do organismo, como abóbora, cenoura e até cebola. Contudo, a variedade é algo que deve fazer parte do seu dia a dia. “Variedade ao longo da semana é o que faz a diferença.”


Também as frutas são essenciais. “As frutas podem ter algum teor de açúcar, mas as evidências são claras: protegem e não prejudicam. Fornecem vitamina C e fibras solúveis para uma melhor resposta do sistema imunitário.”


Assim, aponta que o consumo de laranjas, tangerinas, maçãs e frutos vermelhos, sejam frescos ou congelados, acaba por fazer alguma diferença. Peixes, alimentos fermentados e também leguminosas devem fazer parte da sua alimentação diária.


É uma gripe ou está constipado? Saiba como distinguir​


Pode ser complicado distinguir uma gripe de uma simples constipação, especialmente no inverno, altura do ano em que ambas são muito comuns. Para ajudá-lo a tirar as dúvidas, e a não confundir as duas condições incómodas, especialistas do Serviço Nacional de Saúde Britânico, citado no Huffpost, agregador de blogues, explicaram o que deve saber.


De acordo com os especialistas, "os sintomas de ambos podem ser semelhantes", mas a gripe "tende a ser mais grave". Existem algumas diferenças a ter em conta.


Constipações aparecem gradualmente, afetando principalmente o nariz e a garganta, afirmam. Também pode causar mau estar e impedi-lo de fazer as suas atividades normais.


Já as gripes "aparecem rapidamente, em poucas horas", e afetam "mais do que apenas o nariz e a garganta". Também podem fazer "com que se sinta exausto e demasiado indisposto para continuar a trabalhar normalmente".

IN:NM
 
Topo