Portal Chamar Táxi

sinal satelite fraco 56%

helsportback

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 30, 2008
Gostos Recebidos
0
boas,

tenho uma parabólica de 60cm com dois anos e LNB com 1 ano que me custou 5€ na AlfaElektor (http://www.alfaelektor.com/produto.asp?id=10189).

acontece que desde que a montei e durante o inverno, vasta chover um pouco que a TV foi-se!!!

gostava de pedir aqui ajuda no sentido de resolver o problema.

um dado importante e pouco comum é que tenho cabos de alta tensão a passar .

basicamente a minha casa encontra-se entre duas linhas da REN.

no domingo passado tentei ajustar mais um pouco e foi aí que verifiquei que a parabólica está mesmo apontada para os cabos que se encontram a uns 50m de distancia.

penso em comprar outra nova de 80 cm e LNB de 0,1 dB ou 0,2dB.

que me recomendam antes de andar a gastar dinheiro desnecessariamente?

Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Antes de mais, peço a algum moderador que mova este tópico para a secção das instalações, pois é disso que se trata.

Agora, em relação ao assunto: as linhas de alta tensão nada têm a ver com o problema, senão tinhas sempre perturbações no sinal. O facto da parabólica estar mesmo "apontada" para as linhas não causa qualquer problema porque o sinal vem dum ângulo superior à projecção da face da antena.
O fraco rendimento da instalação pode dever-se a muitos factores, como cabo de má qualidade, muito comprido, com cortes ou ligações pelo meio, ou com muitas curvas, LNB defeituoso, mal instalado ou mal afinado, antena mal afinada, etc. Um dos testes que podes fazer, se tiveres condições para isso, é verificar o sinal o mais próximo possível da antena, com um cabo curto. Com este teste ficas logo a saber se o problema é do cabo. Se o sinal se mantiver baixo, o próximo passo é trocar o LNB. Esse Daxis que compraste costuma ser um bom LNB mas não está livre de ter algum problema.
Uma coisa que facilita muito o nosso "trabalho" de diagnóstico são as fotos da instalação. Se puderes tirar algumas e metê-las aqui, ajudava muito.

DX2

tecno321

GF Prata
Entrou
Fev 18, 2013
Gostos Recebidos
0
Eu estou na mesma situação mas tenho antena e lnb que o Meo montou e só me chega 58 de intensidade e 60 de qualidade. O meu cabo vem directo do nlb mas tem 2 cortes. Estou a pensar em colocar um cabo sem cortes e um prato maior e outro nlb de 2 saídas. Em dias nublados falta muito o sinal. Também tenho os cabos eletricos a 50m em linha da parabólica. Que nlb, prato e cabo me aconselham montar para isto ficar em condições. Obrigado
Já pensei passar para iptv mas com ADSL de 5mb de download não me devo safar, creio. A PT diz que pode resultar ou não, não garantem. Alguma opinião?.

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Eu estou na mesma situação mas tenho antena e lnb que o Meo montou e só me chega 58 de intensidade e 60 de qualidade. O meu cabo vem directo do nlb mas tem 2 cortes. Estou a pensar em colocar um cabo sem cortes e um prato maior e outro nlb de 2 saídas. Em dias nublados falta muito o sinal. Também tenho os cabos eletricos a 50m em linha da parabólica. Que nlb, prato e cabo me aconselham montar para isto ficar em condições. Obrigado
Como deves perceber e tal como no caso do amigo helsportback, é muito difícil fazer diagnósticos à distância e apenas através daquilo que vocês nos contam. Há uma imensidade de coisas que podem estar a causar esse problema e, por conseguinte, uma imensidade de coisas que vos posso dizer para fazerem e no entanto podemos nunca conseguir resolvê-lo. O melhor é sempre chamar alguém entendido no assunto e com equipamento de medida adequado. Nada como estar a mexer nas coisas para as conseguir resolver.

DX2

tecno321

GF Prata
Entrou
Fev 18, 2013
Gostos Recebidos
0
Obrigado dx2, aqui na minha zona é complicado e os instalador do meo/nos aqui da terra diz que não tem tempo para fazer serviços fora do que os operadores lhe pedem... Entretanto vou tirar fotos à instalação.

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Obrigado dx2, aqui na minha zona é complicado e os instalador do meo/nos aqui da terra diz que não tem tempo para fazer serviços fora do que os operadores lhe pedem... Entretanto vou tirar fotos à instalação.
Isso é que pode ser uma grande ajuda.

DX2

tvbox

GF Bronze
Entrou
Nov 2, 2014
Gostos Recebidos
0
Eu estou na mesma situação mas tenho antena e lnb que o Meo montou e só me chega 58 de intensidade e 60 de qualidade. O meu cabo vem directo do nlb mas tem 2 cortes. Estou a pensar em colocar um cabo sem cortes e um prato maior e outro nlb de 2 saídas. Em dias nublados falta muito o sinal.

helsportback

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 30, 2008
Gostos Recebidos
0
----------

Anexos

• IMG_0832.jpg
    IMG_0832.jpg
    42.9 KB · Visualizações: 234
  • IMG_0838.jpg
    IMG_0838.jpg
    44.6 KB · Visualizações: 223
  • IMG_0843.jpg
    IMG_0843.jpg
    49.3 KB · Visualizações: 231
  • IMG_0844.jpg
    IMG_0844.jpg
    59.7 KB · Visualizações: 224
  • IMG_0845.jpg
    IMG_0845.jpg
    48.1 KB · Visualizações: 226
  • IMG_0840.jpg
    IMG_0840.jpg
    70.4 KB · Visualizações: 221
Última edição:

helsportback

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 30, 2008
Gostos Recebidos
0
Antes de mais, peço a algum moderador que mova este tópico para a secção das instalações, pois é disso que se trata.

Agora, em relação ao assunto: as linhas de alta tensão nada têm a ver com o problema, senão tinhas sempre perturbações no sinal. O facto da parabólica estar mesmo "apontada" para as linhas não causa qualquer problema porque o sinal vem dum ângulo superior à projecção da face da antena.
O fraco rendimento da instalação pode dever-se a muitos factores, como cabo de má qualidade, muito comprido, com cortes ou ligações pelo meio, ou com muitas curvas, LNB defeituoso, mal instalado ou mal afinado, antena mal afinada, etc. Um dos testes que podes fazer, se tiveres condições para isso, é verificar o sinal o mais próximo possível da antena, com um cabo curto. Com este teste ficas logo a saber se o problema é do cabo. Se o sinal se mantiver baixo, o próximo passo é trocar o LNB. Esse Daxis que compraste costuma ser um bom LNB mas não está livre de ter algum problema.
Uma coisa que facilita muito o nosso "trabalho" de diagnóstico são as fotos da instalação. Se puderes tirar algumas e metê-las aqui, ajudava muito.

DX2

boas DX2,

só hoje é que tive disponibilidade de ir ao telhado para tirar algumas fotos.

pode-se ver numa das fotos que o prato fica entre os dois postes de alta tensao.

estou a pensar em levar uma tv + receiver para testar no telhado, mas só no proximo sabado!

achas que seria melhor um prato redondo com tres braços para o LNB ou o que tenho?
o que tenho é muito flexivel no suporte do LNB!!!
desconheçona diferenças entre os dois tipos de parabolicas (ovais e redondas)

Ver anexo 136528Ver anexo 136529Ver anexo 136533Ver anexo 136530Ver anexo 136531Ver anexo 136532

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
boas DX2,

só hoje é que tive disponibilidade de ir ao telhado para tirar algumas fotos.

pode-se ver numa das fotos que o prato fica entre os dois postes de alta tensao.

estou a pensar em levar uma tv + receiver para testar no telhado, mas só no proximo sabado!

achas que seria melhor um prato redondo com tres braços para o LNB ou o que tenho?
o que tenho é muito flexivel no suporte do LNB!!!
desconheçona diferenças entre os dois tipos de parabolicas (ovais e redondas)

attachment.php
attachment.php
attachment.php
attachment.php
attachment.php
attachment.php
Três coisas:

1- Essa antena não é das melhores a nível de ganho e não deveria estar fixada no mastro da antena terrestre pois não é um suporte estável.
2- O LNB é bom.
3- Na imagem que colocaste com os níveis de sinal, eles são relativos à frequência 11836 H 27500, que não existe no Hispasat! Podes fazer a verificação com outra frequência, por exemplo 12322 H 27500 ou 12360 H 27500, ambas em DVB-S e 12207 H 27500 ou 12246 H 27500 em DVB-S2?

DX2

Última edição:

tecno321

GF Prata
Entrou
Fev 18, 2013
Gostos Recebidos
0
Como deves perceber e tal como no caso do amigo helsportback, é muito difícil fazer diagnósticos à distância e apenas através daquilo que vocês nos contam. Há uma imensidade de coisas que podem estar a causar esse problema e, por conseguinte, uma imensidade de coisas que vos posso dizer para fazerem e no entanto podemos nunca conseguir resolvê-lo. O melhor é sempre chamar alguém entendido no assunto e com equipamento de medida adequado. Nada como estar a mexer nas coisas para as conseguir resolver.

DX2
Bom dia. Também já consegui fotos da instalação tal como o colega. Prato 60 zon, lnb novo inverto classic.
79% de snr no miau e nas nozes, mas no digital+ caí para 71. Por vezes tenho freezes na imagem. Satélite hispasat, zona de receção: Alentejo
7b8179a73d8dab621df5dd24d5ff6918.jpg

68078554bb33ba0b35bc0dddd61c4f55.jpg

Cabo novo até ao recetor. Com o lnb single que tinha, antigo e queimado tinha mais 4/5% em cada canal.
Sem obstáculos em linha de vista, apenas um cabo de baixa tensão.

Alguma opinião, obrigado. Cumprimentos.

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Bom dia. Também já consegui fotos da instalação tal como o colega. Prato 60 zon, lnb novo inverto classic.
79% de snr no miau e nas nozes, mas no digital+ caí para 71. Por vezes tenho freezes na imagem. Satélite hispasat, zona de receção: Alentejo
7b8179a73d8dab621df5dd24d5ff6918.jpg

68078554bb33ba0b35bc0dddd61c4f55.jpg

Cabo novo até ao recetor. Com o lnb single que tinha, antigo e queimado tinha mais 4/5% em cada canal.
Sem obstáculos em linha de vista, apenas um cabo de baixa tensão.

Alguma opinião, obrigado. Cumprimentos.
Aparentemente parece estar tudo bem, mas as fotos não dão para ver a instalação mais em pormenor. A questão dos níveis de sinal é muito relativa porque o valor que o receptor dá pode não ser muito elevado mas corresponder ao máximo de eficiência da instalação, portanto é muito relativo dizer que 79% é pouco ou que é a causa de algumas paragens. A diferença de sinal entre os portugueses (polaridade horizontal) e os espanhóis (polaridade vertical) pode dever-se apenas ao LNB estar demasiado polarizado para os horizontais.
O LNB antigo, se dava mais 4/5%, então não devia estar queimado, como dizes. Já agora, esse valor de 79% que o receptor indica diz respeito à qualidade ou à quantidade?

DX2

Última edição:

helsportback

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 30, 2008
Gostos Recebidos
0
Três coisas:

1- Essa antena não é das melhores a nível de ganho e não deveria estar fixada no mastro da antena terrestre pois não é um suporte estável.
2- O LNB é bom.
3- Na imagem que colocaste com os níveis de sinal, eles são relativos à frequência 11836 H 27500, que não existe no Hispasat! Podes fazer a verificação com outra frequência, por exemplo 12322 H 27500 ou 12360 H 27500, ambas em DVB-S e 12207 H 27500 ou 12246 H 27500 em DVB-S2?

DX2

Boas DX2,

Quanto à antena o que recomendas?
Na Aquario encontro estas a um preço aceitavel:
Antena parabolica branca Offset 800 | Aquário
Antena parabolica ferro estrutura metalica 85cm LH | Aquário

Quanto à fixação, não tenho alternativa.
É o unico sitio que tenho, alem da fachada da casa!
Posso tirar as antenas e reduzir o tamanho do tubo, que dizes?

O cabo é unico até ao receiver com cerca de 40m e é da Teka com 5mm diametro e com Atenuação de 40,5 [dB/100m] nos 2150 MHz.
Estava a pensar em colocar um cabo melhor até à caixa de destribuição cerca de 30m e depois unia ao que tenho da teka 10m.
Não consigo colocar cabo mais grosso, pois num tubo de 16mm tenho 1 cabo coaxial + 2 RJ45!!!
Cabo_Coaxial_TEKA_N35H-TK.jpg
Aproveito para deixar os cabos que estou a analizar, podes indicar o melhor?
http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=1874_56_330&products_id=65912
http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=1874_56_330&products_id=54864
http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=1874_56_330&products_id=65913
http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=1874_56_330&products_id=45554

Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
O que eu queria mesmo era a resposta à pergunta 3. O resto é um bocado irrelevante sem isso.

DX2

helsportback

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 30, 2008
Gostos Recebidos
0
O que eu queria mesmo era a resposta à pergunta 3. O resto é um bocado irrelevante sem isso.

DX2

Boas,

O que fiz foi só abrir o menu de configuração para ver o sinal, não sou muito pro na matéria.
Reparei na altura que estava a dar era o canal AXN HD. Um colega meu uma vez disse-me que seria bom ver as frequências com um canal HD.
O que queres dizer é colocar outro canal, tipo RTP1 e ver o sinal?

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Boas,

O que fiz foi só abrir o menu de configuração para ver o sinal, não sou muito pro na matéria.
Reparei na altura que estava a dar era o canal AXN HD. Um colega meu uma vez disse-me que seria bom ver as frequências com um canal HD.
O que queres dizer é colocar outro canal, tipo RTP1 e ver o sinal?
Sim. Podes verificar o sinal nestes canais:
- RTP1: 12322 H 27500
- Sport TV 1: 12360 H 27500
- SIC Radical: 12207 H 27500
- Sport TV 1 HD: 12246 H 27500

Em cada um destes canais tem que aparecer a frequência indicada à frente. Se aparecerem outras frequências, então há alguma coisa de errado com a configuração do satélite no receptor ou com o oscilador do LNB.

DX2

helsportback

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 30, 2008
Gostos Recebidos
0
Sim. Podes verificar o sinal nestes canais:
- SIC Radical: 12207 H 27500
- Sport TV 1 HD: 12246 H 27500

Em cada um destes canais tem que aparecer a frequência indicada à frente. Se aparecerem outras frequências, então há alguma coisa de errado com a configuração do satélite no receptor ou com o oscilador do LNB.

DX2

Estive a ver e tenho o seguinte:

- SIC Radical: 12206 H 27500
- Sport TV 1 HD: 12245 H 27500
- AXN HD: 12245 H 27500
- Fox Life HD: 12399 H 27500

Está parecido ;-)

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Sim, está tudo correcto. As variações de +1/-1 MHz não são relevantes. Que sinal é que tens nessas frequências?

DX2

helsportback

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 30, 2008
Gostos Recebidos
0
Sim, está tudo correcto. As variações de +1/-1 MHz não são relevantes. Que sinal é que tens nessas frequências?

DX2

Estive a ver e tenho:

- RTP1: 70% Força e 57% Qualidade
- Sport TV 1: 76% Força e 56% Qualidade
- SIC Radical: 79% Força e 57% Qualidade
- Sport TV 1 HD: 78% Força e 57% Qualidade
- AXN HD: 78% Força e 56% Qualidade
- Fox Life HD: 79% Força e 57% Qualidade

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Ok, os sinais são similares, portanto tudo indica que seja uma conjugação de factores (antena e cabo). Sendo assim, chegou a altura para responder a estas perguntas:

Entre essas duas eu escolheria a Televés, embora custe quase o dobro da Daxis, que por sua vez também não é má antena. Qualquer das duas é muito melhor do que a que tens neste momento.

Quanto à fixação, não tenho alternativa.
É o unico sitio que tenho, alem da fachada da casa!
Posso tirar as antenas e reduzir o tamanho do tubo, que dizes?
Do pouco que consigo ver nas fotos, há muito sítio onde meter a antena, mas isso era o que eu faria se fosse eu a fazer o trabalho. Bom, se a antena de 80cm der para fixar no tubo sem que tenhas que dobrar a parte de cima do prato para a conseguires afinar e se o tubo estiver bem fixo e não oscilar muito (não te esqueças que vais meter uma antena maior e mais pesada), então é pô-la no mesmo sítio.

O cabo é unico até ao receiver com cerca de 40m e é da Teka com 5mm diametro e com Atenuação de 40,5 [dB/100m] nos 2150 MHz.
Estava a pensar em colocar um cabo melhor até à caixa de destribuição cerca de 30m e depois unia ao que tenho da teka 10m.
Não consigo colocar cabo mais grosso, pois num tubo de 16mm tenho 1 cabo coaxial + 2 RJ45!!!
attachment.php

Aproveito para deixar os cabos que estou a analizar, podes indicar o melhor?
Cabo coaxial RG6 Ø6.9mm 90dB - rolo 100m - branco - Ekselans CC128 : Robert Mauser Lda.
Cabo coaxial RG6 Ø6.93mm preto - iTED - Iberosat RG6 - Rolo 100m : Robert Mauser Lda.
Cabo coaxial RG6 Ø6.9mm 90dB - rolo 100m - preto - Ekselans CC128N : Robert Mauser Lda.
Cabo coaxial RG6 Ø6.8mm >85dB - iTED - FTEmaximal K290W - Rolo 100m : Robert Mauser Lda.
Destes cabos que indicaste o melhor é o da Fte, mas se fosse preto era melhor.

Agora o que interessa: a primeira coisa a fazer é trocar a antena. Se conseguires aumentar a qualidade para 70 ou 80%, em princípio não precisarás de trocar o cabo, embora este não seja grande coisa. Se o aumento não for muito significativo, então o passo seguinte seria substituir o cabo.

DX2

helsportback

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 30, 2008
Gostos Recebidos
0
Boas DX2,

Obrigado pelas dicas.

Vou tratar de comprar a parabolica e tentar encontrar o melhor sitio.
Como não tenho chaminés terei mesmo que ver se dá para colocar num dos extremos, mas acho que o meu vizinho não vai achar boa ideia!

Mesmo assim, vou levar um televisor + box para o telhado só para ver o resultado!

sds,
helsportback

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
É como te disse: se o tubo não abanar muito e se a antena der para afinar sem bater nele, pode ficar lá mas fixa-a o mais baixo possível, para diminuir ainda mais qualquer possibilidade de oscilação.

DX2

helsportback

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 30, 2008
Gostos Recebidos
0
É como te disse: se o tubo não abanar muito e se a antena der para afinar sem bater nele, pode ficar lá mas fixa-a o mais baixo possível, para diminuir ainda mais qualquer possibilidade de oscilação.

DX2

Boas,

Sempre comprei a parabolica de 800 da Televes e instalei-a no sabado.

Curiosamente depois de varias tentativas e com um cabo curto directo ao LNB, o melhor que consegui foi 65% sinal e 63% de qualidade.
O que aconteceu foi que, baixou o sinal cerca de 4%, e subiu a qualidade cerca de 10%.

Tentei tambem colocar noutro ponto da casa, para "fugir" aos cabos de alta tensão e deu exactamente o mesmo!

Começo a acreditar que não fiz grande grande melhoria, dado ao investimento!

Aproveitei e baixei ao maximo a parabolica e a antena TV, por isso o varão vai oscilar o minimo dos minimos (nao tirei foto final).

Para uma grande surpresa, quando liguei a box na sala, no mesmo canal (RTP1) obtive o sinal de 69% a qualidade de 57%.

Será que é a box que não mostra muito sinal?

Podes ver numas das imagens que a parabolica aponta directamente para os fios!!!

20150110_144159.jpg20150110_144314.jpg20150110_144514.jpg20150110_144530.jpg20150110_145023.jpg

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Esquece os cabos de alta tensão. Como tu próprio já verificaste, eles não têm qualquer interferência no sinal.
O que me continua a intrigar é porque é que aparece sempre no Satfinder da box a frequência 11836 H, que não existe no Hispasat. É que se o sinal apresentado corresponde a essa frequência, há qualquer coisa que não bate certo.
Uma antena maior é sempre uma melhoria, agora só com um medidor é que se pode saber isso.

DX2

helsportback

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 30, 2008
Gostos Recebidos
0
Esquece os cabos de alta tensão. Como tu próprio já verificaste, eles não têm qualquer interferência no sinal.
O que me continua a intrigar é porque é que aparece sempre no Satfinder da box a frequência 11836 H, que não existe no Hispasat. É que se o sinal apresentado corresponde a essa frequência, há qualquer coisa que não bate certo.
Uma antena maior é sempre uma melhoria, agora só com um medidor é que se pode saber isso.

DX2

boas,

De facto com a chuva a coisa está mais estavel, mas tambem não foi muita aqui para estes lados, por isso ainda é precoce afirmar que está resolvido.
Quanto às frequencias, disso não percebo, nem sei o que fazer.

Podes dar dicas.

Envio por PM a marca e modelo que tenho.