Portal Chamar Táxi

Simplesmente estranho!!!

Covinet

GF Ouro
Entrou
Jun 18, 2007
Gostos Recebidos
0
Boas ,aconteceu que durante o dia os canais espanhois ,apanho o sinal a 90% com bastante interferências ,e a partir das 19-20 horas da noite e fins de semana com o mesmo sinal apanho os canais nítidos sem interferências.

Tenho ligado ao receptor um amplificador.Isto acontece há duas semana atrás,até essa altura nunca tive esse problema.

Qual será a razão ou o mistério disto estar a acontecer????

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Já foi aqui explicado, mas pronto. Nestes dias de calor ao chegar à noite começa o tempo a arrefecer causando uma inversão, ou seja, em vez de ser quanto mais alto mais frio é o contrário, a superfície é mais fria que a atmosfera, isto faz com que os sinais reflictam na atmosfera propagando-se a distâncias muito superiores daí que apanhas os espanhóis melhor à noite (que sorte) mas em contra partida quase todo o litoral fica com apagões da tdt portuguesa devido a interferências de emissores distantes deixando milhares de pessoas sem televisão...

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Já foi aqui explicado, mas pronto. Nestes dias de calor ao chegar à noite começa o tempo a arrefecer causando uma inversão, ou seja, em vez de ser quanto mais alto mais frio é o contrário, a superfície é mais fria que a atmosfera, isto faz com que os sinais reflictam na atmosfera propagando-se a distâncias muito superiores daí que apanhas os espanhóis melhor à noite (que sorte) mas em contra partida quase todo o litoral fica com apagões da tdt portuguesa devido a interferências de emissores distantes deixando milhares de pessoas sem televisão...

Tenho algumas dúvidas em relação a essa explicação. Se o HDMI apanha sempre os canais espanhois mesmo na ausência do fenómeno, é porque está relativamente próximo de Espanha. Não me parece que a propagação a longa distância traga alguma mais-valia para o caso.

Se à noite e ao fim-de-semana está tudo bem palpita-me que possam ser testes do 4G.

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
...o HDMI apanha sempre os canais espanhois mesmo na ausência do fenómeno...

Segundo ele diz ele apanha os espanhóis mal na ausência do fenómeno, o fenómeno melhora a condição de recepção dos canais espanhóis...

Ele refere 19-20 horas que é a hora que a temperatura desce e a propagação aumenta, e com certeza que referiu o fim-de-semana devido à forte propagação que houve neste fim-de-semana.

Mas também é bem possível que seja o 4G que coincida com as frequências dos canais espanhóis realmente...

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Segundo ele diz ele apanha os espanhóis mal na ausência do fenómeno, o fenómeno melhora a condição de recepção dos canais espanhóis...

Ele refere 19-20 horas que é a hora que a temperatura desce e a propagação aumenta, e com certeza que referiu o fim-de-semana devido à forte propagação que houve neste fim-de-semana.

Mas também é bem possível que seja o 4G que coincida com as frequências dos canais espanhóis realmente...

Podes ter razão.

Vamos supor, ele está a 100km do emissor e recebe normalmente esse emissor com sinal fraco. Quando o fenómeno acontece recebe o mesmo sinal de outro emissor a 150 Km de distância. Como estão separados apenas 50km estão dentro do intervalo de guarda e podem até reforçarem-se.

Teoria estranha esta!? Mas acho que pode funcionar assim.

Covinet

GF Ouro
Entrou
Jun 18, 2007
Gostos Recebidos
0
Podes ter razão.

Vamos supor, ele está a 100km do emissor e recebe normalmente esse emissor com sinal fraco. Quando o fenómeno acontece recebe o mesmo sinal de outro emissor a 150 Km de distância. Como estão separados apenas 50km estão dentro do intervalo de guarda e podem até reforçarem-se.

Teoria estranha esta!? Mas acho que pode funcionar assim.

Correcto amigo aljofe,aqui na Covilhã é essa mais ou menos a distancia dos emissores espanhóis ,acontece que em casa de um amigo meu 1 km fora da cidade apanha os canais nítidos todo o dia
A explicação de testes de 4G é bem possível aqui por estas bandas também andam em testes , só que não sei confirmar se na realidade é isso ,mas leva a crer .Quando eu digo que os apanho a 90% depois das 20h ,varia de dia para dia (um dia ás 20h ou ás 20,30h ),aos fins de semana o fenómeno não acontece vejo os 35 canais espanhóis .

Obrigada a ambos pela explicação,até porque isto pode acontecer a qualquer um ,mas digo de passagem que é bastante chato,chega afectar o canais portugueses,onde tenho de direccionar a antena um pouco para o céu.

Última edição: