Portal Chamar Táxi

Notícias Semana arranca com chuva, vento e neve mas termina com sol: saiba como vai estar o tempo em Portugal

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
45,481
Gostos Recebidos
1,023
Desde domingo que Portugal continental está sob os efeitos adversos de uma nova frente, sobretudo do noroeste do território português. Porém, a partir da madrugada desta segunda-feira, esta intensificar-se-á, podendo abranger toda a região Norte e Centro com períodos de chuva forte, chegando ao sul do país de forma mais moderada.


“Na noite de domingo para segunda estamos à espera de um episódio de precipitação e vento bastante mais intenso. A situação meteorológica é bastante complexa e vai ser necessário acompanhar avisos meteorológicos pelo menos até terça-feira”, alerta o IPMA.


É esperado ainda que nas últimas horas do dia, com a diminuição da temperatura, haja ocorrência de neve nas cotas mais elevadas das zonas montanhosas do Norte e Centro, onde a mesma poderá acumular, devido à permanência das temperaturas próximas dos zero graus.




Já na quinta-feira prevê-se uma mudança, e, provavelmente, tempo geralmente seco. No fim-de-semana de 1-2 de fevereiro, é altamente provável que esteja seco e estável – com progressiva subida das temperaturas.


E como vão estar as temperaturas nas principais cidades nacionais?





Lisboa – entre 9 e 17 graus
Porto – entre 8 e 16 graus
Viana do Castelo – entre 7 e 16 graus
Braga – entre 6 e 17 graus
Bragança – entre 2 e 12 graus
Vila Real – entre 3 e 14 graus
Aveiro – entre 9 e 16 graus
Viseu – entre 1 e 13 graus
Guarda – entre 0 e 11 graus
Castelo Branco – entre 5 e 15 graus
Coimbra – entre 6 e 16 graus
Leiria – entre 7 e 18 graus
Portalegre – entre 4 e 13 graus
Santarém – entre 8 e 18 graus
Setúbal – entre 8 e 19 graus
Évora – entre 5 e 16 graus
Beja – entre 6 e 16 graus
Faro – entre 7 e 19 graus
Ponta Delgada – entre 13 e 18 graus
Funchal – entre 14 e 23 graus.


Medidas a tomar


Numa nota, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) recomendou medidas de precaução, principalmente à comunidade piscatória e da náutica de recreio, e desaconselhou à população em geral atividades na orla marinha ou atividades junto à costa.


Segundo a AMN, a agitação marítima será caracterizada por uma ondulação do quadrante noroeste, “com uma altura significativa que poderá atingir os oito metros e uma altura máxima de 14 metros, com um período médio a variar entre os 13 e os 16 segundos”.


Por isso, tome atenção:


– Manutenção preventiva: garantir a desobstrução de sistemas de escoamento de águas e fixar estruturas móveis, como andaimes e placards.


– Segurança rodoviária: reduzir a velocidade e evitar vias com acumulação de neve, bem como equipar veículos com correntes de neve e verificar o estado dos pneus.


– Evitar zonas de risco: restringir circulação em áreas ribeirinhas e costeiras e não atravessar zonas inundadas


– Planeamento: preparar alimentos, medicamentos e combustível para situações de emergência e garantir a segurança de animais e equipamentos em áreas inundáveis.


– Atenção à informação oficial: acompanhar atualizações meteorológicas e avisos da Proteção Civil.

IN:EXECUTIVE DIGEST
 
Topo