- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 46,985
- Gostos Recebidos
- 1,092

Os salários dos trabalhadores da Função Pública 'engordaram' 6,4% em abril, face ao mesmo período do ano passado, para 1.863,4 euros, de acordo com dados atualizados, na semana passada, pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP).
Segundo a Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP), em "abril de 2025, o valor da remuneração base média mensal dos trabalhadores a tempo completo no setor das administrações públicas situava-se em 1.863,4 euros".
Este valor corresponde a uma "variação global média de +3,0%, face a janeiro de 2025, e a uma variação homóloga de +6,4%".
Ainda segundo o mesmo relatório, "este crescimento é resultado da conjugação de vários fatores, tais como: a atualização do valor da RMMG [remuneração mínima mensal garantida] para 870,00 euros e do valor da BRAP [valor da base remuneratória da Administração Pública] para 878,41 euros, a aplicação das medidas de valorização remuneratória aprovadas para os trabalhadores em funções públicas e a entrada e saída de trabalhadores com diferentes níveis remuneratórios".
Deste modo, o "ganho médio mensal nas administrações públicas é estimado, para abril de 2025, em 2.223,7 euros, correspondendo a uma variação trimestral de +2,6% e a uma variação homóloga de +6,9%".
É ainda explicado que a "variação homóloga resulta do aumento da remuneração base média mensal, bem como da maioria das restantes componentes do ganho (como suplementos regulares e pagamentos por horas suplementares)".
IN:NM