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Saiba quanto vai pagar a mais pelo seu carro

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Saiba quanto vai pagar a mais pelo seu carro

Impostos sobre compra (ISV) e circulação sobem e incentivos fiscais para carros menos poluentes deixam de existir.

Paula Cravina de Sousa

Os automóveis vão ficar mais caros já a partir do próximo ano. O agravamento resulta das alterações que o Governo introduziu no Orçamento do Estado para 2009 (OE/09), que vão pesar mais na carteira dos proprietários, tanto no momento da compra como no da circulação.

No entanto, as alterações, a entrarem em vigor em 2009, foram objecto de vários recuos por parte do Governo.

As mudanças inicialmente avançadas foram sendo corrigidas durante o processo de aprovação do OE/09 e são agora mais brandas que o previsto, embora continuem a representar mais impostos para os contribuintes. A contestação partiu das várias associações do sector como a Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (Anecra) e a Associação Automóvel de Portugal (ACAP). “A situação era muito mais grave na primeira proposta. Esta agrava um pouco menos”, afirma, ao Diário Económico, o secretário-geral da Anecra, Jorge Neves da Silva. Ainda assim, o agravamento médio “fica acima da inflação”, sublinha, ao Diário Económico, o secretário-geral da ACAP, Hélder Pedro.

Saiba quais as principais alterações e quanto é que o seu automóvel vai passar a custar já a partir de Janeiro de 2009. A certeza é que tanto na compra como na circulação vai pagar mais.

O imposto pago na compra do carro – o Imposto Sobre Veículos (ISV) será agravado. Dos 27 modelos analisados pela Anecra apenas dois verão o seu preço reduzido em 0,2%. Esta descida é válida para o Citroën C1 e para o Peugeot 107 Trendy. Os restantes modelos ficarão mais caros para o bolso do comprador, que poderá ver agravada a factura final entre 0,6% e 5,4%. Por exemplo, quem optar por comprar um Renault Laguna III Break Dynamique S 2.0 dCi 150cv de cinco portas vai pagar 40,9 mil euros, mais 3,8%, face aos 39,4 mil euros pagos este ano, o que equivale a um aumento de quase 1.500 euros (ver simulações para outros modelos).

Nos benefícios fiscais também houve mudanças. Os incentivos para os carros menos poluentes deixaram de existir, pelo que os contribuintes vão deixar de ter os 500 euros de incentivo. Por outro lado, ‘castigam-se’ os mais poluentes, com um agravamento de 250 euros do ISV.

No entanto, a subida nos impostos não fica por aqui, já que o Imposto Único de Circulação (IUC), o antigo selo do carro, foi também agravado. Assim, para os carros que já pagam IUC o aumento é de quase 13%. Quem tenha um Volkswagen Passat Variant 2.0 fica a pagar 201,52 euros, valor que compara com os 178,70 euros que pagou em 2008.


Vendas devem cair 10% em 2009

Segundo o secretário-geral da ACAP, Hélder Pedro, as vendas de veículos devem descer cerca de 10% no próximo ano. Para esta tendência contribuem, não só as alterações nos impostos, mas também a crise económica que deverá afectar o sector da produção e de venda de automóveis. “A crise que está aí dá uma perspectiva sombria e a confiança dos consumidores também está em baixa”, afirmou o responsável. No mesmo sentido, o secretário-geral da Anecra, Neves da Silva, afirma que “o sector automóvel está a sofrer uma profunda crise, com as restrições ao crédito e a quebra de confiança, o que faz com que haja um diferimento na compra de carros”.

Em Julho do ano passado entrou em vigor a reforma da tributação automóvel que substituiu o Imposto Automóvel pelo Imposto Sobre Veículos e o selo do carro pelo Imposto Único sobre Circulação. Além disso, foi também introduzida a componente ambiental no cálculo do ISV a pagar, que tem vindo a aumentar gradualmente. Hoje a componente ambiental pesa já 60% do total com a cilindrada a pesar apenas 40%.


Saiba quanto vai pagar a mais nos impostos em alguns modelos de carros

Smart Fortwo Coupé CDI 3p - Preço sobe 2,6%
Este modelo vai custar em 2009, 9.340,92 euros, mais 216 euros que custou em 2008, o que corresponde a um agravamento de 2,4%, devido ao aumento do Imposto Sobre Veículos (ISV). Na circulação a tendência de subida mantém-se. O proprietário do carro vai pagar 86,35 euros de Imposto Único de Circulação (IUC), mais 12,7% face aos 76,60 deste ano. 216 euros

Fiat 500 1.3 Multijet 16v Lounge 75cv 3p - Carros fica mais caro 528 euros
O impacto do aumento do ISV – que será de 528 euros, incluindo o IVA – no preço final do automóvel será de 3%. Assim, em 2009, vai pagar mais de 18 mil euros, enquanto, em 2008, rondava os 17.500 euros. Na circulação, o carro também fica mais caro, sendo que o antigo selo do carro vai passar a custar 86,35 euros. 528 euros

VW Golf V 1.9 TDI 105cv Blue Motion - Modelo custa mais 752,40 euros
Este é um dos modelos onde o aumento é dos mais expressivos – 3%. Quem optar por este modelo terá de pagar mais 752,40 euros pelo carro, o que no total dará pouco mais de 26.212 euros. No IUC, o cenário repete-se. Terá de pagar 172,81 euros, mais 12,8%, que os 153,2 euros que pagou este ano. 752,40 euros

Audi A4 2.0 TDI 143cv 4p - Preço final sobe 3,6%
Se escolher este modelo, saiba que vai pagar mais 1.351 euros na compra do mesmo, o que equivale a um aumento de 3,6% face a este ano, para 39.165 euros. Já na circulação o proprietário vai pagar 201,52 euros, um agravamento de 12,8%, face aos 178,7 euros pagos este ano. 1.351 euros

JN
 

C.S.I.

GF Ouro
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Já não compro carro. :crazynew3:
 

mosaca

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boas
diria que estão a mexer no meu bolso

boas entradas
em abraço
mosaca
 
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