billshcot
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Condicionamento ao tráfego na Ponte sobre a Foz do Dão a partir do dia 13 de agosto. Velocidade máxima limitada a 60 Km/h e trânsito interdito a veículos com peso bruto igual ou superior a 20 toneladas.
No âmbito das ações de inspeção e monotorização permanente que o LNEC e a Estradas de Portugal, realizam às obras de arte no IP3, foi determinado condicionar a circulação sobre Ponte sobre a Foz do Rio Dão.
Assim, a partir das 0H00 da próxima segunda-feira, dia 13 de agosto, a velocidade máxima de circulação será limitada a 60Km/h e o tráfego interdito a veículos com peso bruto igual ou superior 20 toneladas, por forma a minorar os impactos provocados pelas cargas elevadas na estrutura na ponte.
Para os veículos com peso bruto igual ou superior a 20 toneladas e de modo minimizar os incómodos que estes condicionamentos possam causar, a Estradas de Portugal criou alternativas à circulação, adaptadas às necessidades dos diferentes tipos de trânsito:
• Alternativa de longo curso
Os condutores que pretendem aceder ao Eixo Atlântico, têm como alternativa a utilização da A25 que, enquanto decorrer este condicionamento no IP3, beneficiarão de uma redução no valor das portagens a pagar no troço entre Albergaria-a-Velha e Viseu, em ambos os sentidos, conforme a seguinte tabela:
Taxas de Portagem na A25 Viseu/Albergaria
Veículos Pesados :
Classe 3 » Antes 12,25 euros - Depois 9,25 euros
Classe 4 » Antes 13,65 euros - Depois 10,25 euros
• Alternativa local
Os condutores que utilizam o IP3 para circulação local, têm como percurso alternativo, devidamente sinalizado no local, a utilização do seguinte trajeto:
• Para quem circula no IP3 no sentido Coimbra/Viseu - sair no Nó de Raiva, seguir no IC6 até à Variante de Tábua e voltar a entrar no IP3 no Nó de Rojão.
• Para quem circula no IP3 no sentido Viseu/Coimbra – sair no Nó de Rojão, seguir pela Variante de Tábua e entrar no IC6 até ao Nó de Raiva onde pode voltar ao IP3.
Recordamos que em Dezembro do ano passado foi lançado o concurso para a construção de uma nova Ponte sobre a Foz do Rio Dão e respetiva ligação à rede viária existente, bem como o desmantelamento da atual travessia.
O início dos trabalhos está previsto para o próximo mês de Setembro e até final de 2014 a nova ponte já estará disponível à circulação. Salientamos que a Estradas de Portugal criou e implementou o Sistema de Gestão de Obras de Arte (SGOA), que constitui uma ferramenta fundamental na gestão destas infraestruturas e que permite à Empresa conhecer detalhadamente o estado de conservação e agir de forma proactiva e preventiva. A aplicação do SGOA leva a que haja atualmente, em todo o território continental, 40 obras de arte com condicionamentos quer de velocidade, quer de carga (peso dos veículos).
A EP gere um património de cerca de 5.000 obras de arte, integradas na rede nacional de estradas sob sua jurisdição. Entre 2001 e 2010 foram realizadas 10697 inspeções de rotina (manutenção) e 5058 inspeções principais (conservação). No ano passado foram executadas perto de 2500 inspeções de rotina e mais de 850 inspeções principais, todas realizadas com meios internos da Empresa. Em 2012 continua o processo de inspeções periódicas e está prevista a realização de um investimento de 54 milhões de euros, para um total de 139 intervenções de reabilitação de obras de arte.
A segurança é uma prioridade. Ponte Foz do Dão condicionada
No âmbito das ações de inspeção e monotorização permanente que o LNEC e a Estradas de Portugal, realizam às obras de arte no IP3, foi determinado condicionar a circulação sobre Ponte sobre a Foz do Rio Dão.
Assim, a partir das 0H00 da próxima segunda-feira, dia 13 de agosto, a velocidade máxima de circulação será limitada a 60Km/h e o tráfego interdito a veículos com peso bruto igual ou superior 20 toneladas, por forma a minorar os impactos provocados pelas cargas elevadas na estrutura na ponte.
Para os veículos com peso bruto igual ou superior a 20 toneladas e de modo minimizar os incómodos que estes condicionamentos possam causar, a Estradas de Portugal criou alternativas à circulação, adaptadas às necessidades dos diferentes tipos de trânsito:
• Alternativa de longo curso
Os condutores que pretendem aceder ao Eixo Atlântico, têm como alternativa a utilização da A25 que, enquanto decorrer este condicionamento no IP3, beneficiarão de uma redução no valor das portagens a pagar no troço entre Albergaria-a-Velha e Viseu, em ambos os sentidos, conforme a seguinte tabela:
Taxas de Portagem na A25 Viseu/Albergaria
Veículos Pesados :
Classe 3 » Antes 12,25 euros - Depois 9,25 euros
Classe 4 » Antes 13,65 euros - Depois 10,25 euros
• Alternativa local
Os condutores que utilizam o IP3 para circulação local, têm como percurso alternativo, devidamente sinalizado no local, a utilização do seguinte trajeto:
• Para quem circula no IP3 no sentido Coimbra/Viseu - sair no Nó de Raiva, seguir no IC6 até à Variante de Tábua e voltar a entrar no IP3 no Nó de Rojão.
• Para quem circula no IP3 no sentido Viseu/Coimbra – sair no Nó de Rojão, seguir pela Variante de Tábua e entrar no IC6 até ao Nó de Raiva onde pode voltar ao IP3.
Recordamos que em Dezembro do ano passado foi lançado o concurso para a construção de uma nova Ponte sobre a Foz do Rio Dão e respetiva ligação à rede viária existente, bem como o desmantelamento da atual travessia.
O início dos trabalhos está previsto para o próximo mês de Setembro e até final de 2014 a nova ponte já estará disponível à circulação. Salientamos que a Estradas de Portugal criou e implementou o Sistema de Gestão de Obras de Arte (SGOA), que constitui uma ferramenta fundamental na gestão destas infraestruturas e que permite à Empresa conhecer detalhadamente o estado de conservação e agir de forma proactiva e preventiva. A aplicação do SGOA leva a que haja atualmente, em todo o território continental, 40 obras de arte com condicionamentos quer de velocidade, quer de carga (peso dos veículos).
A EP gere um património de cerca de 5.000 obras de arte, integradas na rede nacional de estradas sob sua jurisdição. Entre 2001 e 2010 foram realizadas 10697 inspeções de rotina (manutenção) e 5058 inspeções principais (conservação). No ano passado foram executadas perto de 2500 inspeções de rotina e mais de 850 inspeções principais, todas realizadas com meios internos da Empresa. Em 2012 continua o processo de inspeções periódicas e está prevista a realização de um investimento de 54 milhões de euros, para um total de 139 intervenções de reabilitação de obras de arte.
A segurança é uma prioridade. Ponte Foz do Dão condicionada