Fonsec@
In Memoriam
- Entrou
- Set 22, 2006
- Mensagens
- 29,306
- Gostos Recebidos
- 6

Existe a pesca de lazer e a de competição.
A pesca de lazer é aquela em que uma pessoa pesca apenas para se divertir, pesca por puro prazer. Poderá também ser uma boa desculpa para juntar um grupo de amigos e passar um dia, ou parte dele, num alegre e saudável convívio. Neste caso o facto de conseguir capturar um ou mais peixes deixa de ser o objectivo principal do pescador, sendo apenas mais um factor para alegrar o convívio, podendo o pescador trazer o peixe capturado para casa ou devolve-lo ao mar.

A pesca de competição já tem como objectivo principal a captura do maior número de exemplares possível, embora nada impeça o pescador de se divertir ao faze-lo. Esta já é uma pesca mais “a sério”, pois implica certos conhecimentos que apenas se adquirem com a experiência e/ou com a ajuda e boa vontade dos outros pescadores, quer sejam do mesmo clube ou não. È também de extrema importância que o próprio pescador tenha alguma ambição e estabeleça os seus próprios objectivos a atingir, caso contrario nunca conseguirá progredir a nível competitivo.
Para que uma pessoa possa praticar a pesca de competição, quer seja de mar ou de rio, terá de ser federado, isto é, tem de estar inscrito na Federação Portuguesa de Pesca Desportiva (FPPD) e sujeitar-se às regras do Regulamento Geral de provas, aprovado pelos dirigentes das diversas Associações Regionais existentes. As Associações Regionais são os órgãos que interligam os clubes de uma zona e serve de intermediários entre os clubes e a FPPD.

As provas mais comuns em que os atletas federados participam ao longo do ano são as provas inter-clubes, por existirem em maior quantidade e que consistem no seguinte; um determinado clube, que terá de ser Federado, terá de solicitar à Associação Regional a que pertence a autorização para a realização de uma prova que se propõe realizar. Esta prova pode ter carácter Nacional ou Internacional, dependendo dos clubes que participarem. Após a concessão da autorização, o clube organizador envia os convites aos vários clubes existentes, quer sejam da sua Associação ou não. Este convite será acompanhado por um regulamento da prova onde constarão todos as informações necessárias para a participação na prova, entre as quais estarão a data da prova, horários e a definição da zona em que será permitido pescar. Chegado o dia da prova, todos os atletas dos clubes que aceitarem o convite dirigem-se à sede do clube organizador, levantando os documentos necessários à sua participação, dirigindo-se em seguida para os locais propriamente ditos. Terminada a prova, proceder-se-á à pesagem de todos os exemplares capturados, em seguida apuram-se as classificações e passa-se à cerimónia de distribuição de prémios.
Os atletas federados também podem e devem participar noutro tipo de provas que são os campeonatos regionais (organizados pelas Associações Regionais) e os campeonatos Nacionais (organizados pela FPPD). São estas provas que dão acesso a uma futura participação num campeonato Europeu ou Mundial. Esta participação será sempre feita através de uma equipa que constituirá a Selecção Nacional e será composta pelos seis primeiros atletas classificados nas primeiras divisões nacionais existentes.
