Portal Chamar Táxi

Quatro espécies de tubarão ameaçadas contempladas em acordo internacional para proteção

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,629
Gostos Recebidos
160
O tubarão de pontas brancas e três variantes de tubarão-martelo foram incluídos, hoje, na Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas. Apesar da oposição de vários países, como o Japão, vai passar a ser proibido capturar estas quatro espécies.

Dentro de 18 meses, passa a ser proibido capturar o tubarão de pontas brancas (Carcharhinus longimanus), conhecido nos Açores como Marracho, e três variantes do tubarão-martelo. Estas quatro espécies passam, hoje, a estar protegidas pela Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas (Cites), acordo subscrito por 178 países que regulamenta a comercialização.

Reunidos na Tailândia há mais de uma semana, os países-membros da Cites incluíram hoje os quatro tubarões no anexo II, que regulamenta o comércio das espécies em risco de extinção devido à sobre-exploração. A medida entra em vigor daqui a 18 meses, depois de ser confirmada em reunião plenária.

Nas votações, secretas e válidas quando reúnem mais de dois terços, o tubarão de pontas brancas recebeu 92 votos a favor da proteção, 42 contra e oito abstenções, enquanto as três espécies de tubarão martelo receberam 91 votos a favor, 39 contra e oito abstenções.
Vários países com tradições neste tipo de pesca, sobretudo asiáticos, encontravam-se contra a aprovação da medida. O Japão, por exemplo, alegava que deviam ser as organizações de pesca e não a Cites a regulamentar as espécies marinhas comerciais.

Nas contas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), são mortos anualmente quase 100 milhões de tubarões, com a população destes animais a diminuir 90 por cento no prazo de um século.

ptanimal
 
Topo