helldanger1
GForum VIP
- Entrou
- Ago 1, 2007
- Mensagens
- 29,631
- Gostos Recebidos
- 1

O nome “BIOS” significa “Basic Input and Output System” e, conforme o nome indica, é o sistema de software mais básico de um computador. Aliás, note que o certo é falar-se “O BIOS” e não “A BIOS”, pois, afinal, estamos falando de um “sistema”, que é um substantivo masculino.
Pois bem, o BIOS é um software que fica gravado em um chip do tipo EPROM, formando o que se convencionou chamar de “firmware”. Através das funções embutidos nos programas do BIOS a placa-mãe controla todos os componentes da máquina, o que permite ao sistema operacional lidar com cada um eles.
Ao acessar o programa de configuração do BIOS de um computador (”SETUP”) você confere e configura os parâmetros dos principais itens acoplados à placa-mãe e personaliza diversas opções para eles, o que requer conhecimentos aprofundados no assunto. O software do BIOS pode ser atualizado através de gravação feita por um software especial, que é exatamente o que mostraremos neste artigo, mas antes disto é preciso rever alguns pontos antes de decidir-se a realizar o processo.