Portal Chamar Táxi

Projectos Europeus para a Aviação!

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,475
Gostos Recebidos
10
Aeronave Híbrida?

A União Europeia parece realmente decidida a mudar o futuro da aviação. A melhor solução parece ser juntar tudo o que se conhece hoje em termos de veículos voadores e construir um híbrido que pouse em qualquer lugar, inclusive na água. Tornar as viagens aéreas mais eficientes, mais baratas e mais sustentáveis é o objectivo que está sendo perseguido pelo Projecto ESTOLAS (Extremely Short Take Off and Landing on Any Surface - pouso e descolagem extremamente curtos em qualquer superfície). Segundo os idealizadores do projecto, esta será uma das reviravoltas mais radicais na história da aviação.
ge2bp5nfj5sqyh0to3np.jpg

O projecto combina as melhores características de um avião, um hidroavião, um helicóptero,
um aerodeslizador e um dirigível. (Imagem: ESTOLAS Project).

Disco voador?

O Projecto ESTOLAS pretende desenvolver um veículo voador híbrido que combine as melhores características de um avião, um hidroavião, um helicóptero, um aerodeslizador (hovercraft) e um dirigível. O resultado é um desenho mais curto do que o tradicional tubo com asas dos aviões actuais e mais achatado dos que os helicópteros. Na verdade, sua secção central é um disco voador.

Avião sem aeroporto

Além das turbinas ou turbo-hélices, o ESTOLAS terá um rotor como um helicóptero, embutido na sua fuselagem. Do dirigível, ele herdará o depósito de hélio, usado para obter uma sustentação extra. A aeronave terá ainda um sistema gerador de um colchão de ar, como os aerodeslizadores, para pousar em pistas não pavimentadas, esquis para pousar na neve e um desenho adequado para pousar na água, como os hidroaviões.

A nova aeronave terá inúmeras vantagens, garante o coordenador do projecto, Alexander Gamaleyev, da Universidade Técnica Riga, na Letónia.
O pouso e a descolagem exigirão pistas de apenas 175 metros para a versão superpesada do Projecto ESTOLAS, e meros 75 metros para a versão menor: serão quatro versões, denominadas pequena, média, pesada e superpesada. Segundo Gamaleyev, qualquer modelo poderá aterrar e descolar em pistas asfaltadas, campo, pântano, mar, rio, lago ou neve. Isso significa que os aviões híbridos poderão simplesmente dispensar a construção de aeroportos, atendendo virtualmente qualquer localidade que possua alguma superfície plana. Os índices de carga serão de 1,5 a 2 vezes maiores que os aviões a jacto ou hélices convencionais, o que significa que o custo do transporte aéreo poderá rivalizar com o transporte ferroviário, segundo Gamaleyev.

Da prancheta para a prática

Agora que o projecto está pronto, segue-se a construção de um modelo em escala que possa ser testado em túnel de vento. Até Abril de 2014, os investigadores planeiam ter pronto um modelo, também em escala reduzida, mas funcional, que possa voar por controlo remoto. As etapas finais do projecto, segundo o Dr. Gamaleyev, vão incluir o desenvolvimento de um plano de negócios para ajudar a mover o Projecto ESTOLAS da prancheta e dos testes de laboratório para a viabilidade comercial. Como isso será feito ainda não está claro, mas as opções consideradas incluem o estabelecimento de joint-ventures com parceiros industriais, o licenciamento do projecto ou a atracção de capital de risco para a construção dos primeiros protótipos.

Apenas o nome do projecto - ESTOLAS - não soa muito promissor. Em português, o significado de estolar é a perda da sustentação de uma aeronave por velocidade insuficiente para mantê-la no ar.

Fonte: Inovação Tecnológica.
 
Última edição:

mjtc

GF Platina
Entrou
Fev 10, 2010
Mensagens
9,475
Gostos Recebidos
10
SpaceLiner: O Avião Hipersónico Europeu!

Aviões hipersónicos

Enquanto alguns perguntam se os aviões hipersónicos vão se tornar realidade, uma equipa europeia mostrou que os projectos para isso estão mais adiantados do que se imaginava.
large_spaceliner-LEGENDA.jpg

Uma equipa da Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Holanda, Itália e Suíça apresentou os resultados do Projeto Fast20XX (Future high-Altitude high-Speed Transport - transporte futuro de alta altitude e alta velocidade). O avião hipersónico resultado do projecto foi baptizado de SpaceLiner.
spaceliner7-aufstieg-dlr-Sp.jpg

O que mais impressiona é a semelhança do avião hipersónico com os antigos vaivéns espaciais norte-americanos: o SpaceLiner será lançado na vertical, como um foguetão. A grande diferença é que o tanque principal é o próprio avião, que retorna e pousa normalmente no aeroporto, enquanto nos vaivéns espaciais, o tanque principal entrava em órbita e se queimava na reentrada, não sendo reaproveitado.

O avião espacial entra em órbita da Terra, cerca de 8 minutos após o lançamento, atingindo uma velocidade de Mach 20 (cerca de 25.200 km/h), podendo chegar ao lado oposto do planeta entre 80 e 90 minutos. Porém, a sua capacidade de passageiros é limitada, transportando no máximo, 50 passageiros. De qualquer forma, os cálculos indicam que o SpaceLiner poderá pousar no outro lado do mundo cerca de 80 minutos depois do lançamento, sendo feito no aeroporto comum. Martin Sippel, director do projecto, afirma que várias tecnologias ainda terão que ser desenvolvidas e testadas para que o SpaceLiner torne-se uma realidade. O SpaceLiner é um desafio tanto em termos de tecnologia quanto de operações.

Contudo, as sete agências espaciais envolvidas no projecto já estão concentradas na parte específica do
desenvolvimento: a integração do avião hipersónico ficará a cargo da DLR, a agência espacial alemã.

Um dos maiores desafios é o resfriamento do avião conforme reentra na atmosfera, atingindo temperaturas que deverão chegar aos 1800º C. A solução adoptada foi o resfriamento activo no nariz da aeronave e nos bordos de ataque das asas. A ideia é aspergir água a partir de componentes cerâmicos porosos, resfriando a superfície conforme a água se evapora. Outro problema é lidar com a aerodinâmica variável a que o avião estará sujeito na sua fase em órbita baixa, durante a reentrada, e em seu voo normal até ao aeroporto.
[video=youtube_share;SFbzsVf52n4]http://youtu.be/SFbzsVf52n4 [/video]
Mas os investigadores vão dar uma atenção especial aos passageiros e a sua segurança, e por isso, serão
usados astronautas treinados para suportar um lançamento de foguetão e uma reentrada na atmosfera.
Será
que o voo hipersónico será tolerável para passageiros fisicamente menos preparados? Tudo isso será testado
antes que o SpaceLiner vire realidade!

Projecto Alpha

Segundo Martin Sippel, os testes serão feitos pelo Projecto Alpha, um misto de avião e nave espacial que será lançado de um Airbus A330 a cerca de 14 km de altitude. O Alpha levará dois passageiros e um piloto, e deverá atingir uma altitude de 100 km. O turismo espacial feito dessa forma deverá ser o primeiro passo e deverá provavelmente ser alcançado nesta década. Será um teste para ver se existe mercado para esse tipo de veículo espacial.
 
Última edição:
Topo