• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Projecto "Cidades à Volta do Mundo" por um desenvolvimento sustentável

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Projecto "Cidades à Volta do Mundo" por um desenvolvimento sustentável

Até 13 de Março, mais de 4200 alunos de alguns concelhos do país vão participar na campanha internacional "Cidades à Volta do Mundo". A 5ª edição da iniciativa, apoiada pela UNESCO, arranca com um concurso dirigido a crianças entre os 8 e 11 anos que através de dois desenhos e uma história vão fazer uma ponte da experiências nas suas cidades para os participantes dos cinco continentes. O objectivo é aumentar o debate sobre o desenvolvimento sustentável entre os mais novos.

Na primeira participação de Portugal concorrem escolas dos concelhos de Mafra, Ourém, Valongo, Paredes, Oeiras, Gaia, Maia e Castelo de Paiva. Segundo a organização, os alunos vão ter a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento das cidades onde vivem, as suas necessidades e expectativas para o futuro, para depois debaterem soluções para um dia-a-dia mais em harmonia com o planeta.

De acordo com os responsáveis, a campanha pretende sensibilizar a sociedade em geral mas sobretudo as crianças para o problema do desenvolvimento sustentado nas cidades e estimular a reflexão e produção de ideias para um futuro mais atento a problemáticas como os resíduos, os transportes, a água e a energia.

Para Fátima Filipe e Clara Varandas, coordenadores do projecto em Portugal, esta iniciativa lúdica e pedagógica é "um importante palco de partilha de ideias e visões acerca das cidades de todos os continentes".

No final, um júri nacional vai eleger os dois melhores trabalhos e os respectivos alunos vão poder participar num encontro mundial que terá lugar em Junho, em Paris, com todas as crianças vencedoras. Os trabalhos vencedores vão ficar em exposição no museu "Cite de l'architecture & du patrimoine".

O Projecto "Cidades à Volta do Mundo" tem o patrocínio da UNESCO e é organizado internacionalmente pelo grupo Veolia Environnement, líder mundial de serviços na área ambiental e presente em Portugal através da Veolia Água e da Dalkia.
 
Topo