Antonio A Alves
GF Ouro
- Entrou
- Mai 14, 2016
- Mensagens
- 999
- Gostos Recebidos
- 0

Na internet ou fora dela, sempre existirá aquela pessoa que não tem o menor respeito ou bom senso ao interagir com outras. Mas, percebo que nos meios virtuais como redes sociais, blogs etc., esta característica parece tomar proporções ainda maiores.
Defendemos a nossa liberdade de expressão mas, nem sempre respeitamos a do outro.
No mundo off line costumamos ser mais polidos e selectivos na expressão das nossas opiniões e argumentos devido às regras sociais mas, nos meios virtuais muitas vezes agimos com mais agressividade e irresponsabilidade...
Apesar de não ser mais esta a realidade, muitos agem como se a internet ainda fosse terra de ninguém ou a casa da mãe Joana, usando a liberdade de expressão de uma forma totalmente desagradável, perigosa e deturpada.
Queremos o direito de escrever ou compartilhar o que desejarmos mas, "caímos de pau" em cima do colega que faz o mesmo.
Tenho a impressão de que, na internet, algumas pessoas comportam-se como se vivessem em um mundo à parte onde do outro lado existe apenas um sistema e não seres humanos...
Deixam de lado toda a educação, o respeito e o bom senso e agem como loucos desvairados, principalmente diante das postagens dos colegas com as quais não concordam.
É como se estivessem em seu próprio limite, agindo com intolerância e extravasando uma raiva desmedida que destoa do contexto.
Tenho absoluta certeza de que, se estas pessoas estivessem cara a cara com seu interlocutor, agiriam de forma mais apropriada.
Creio que, isso se dá devido às facilidades que a internet nos proporciona, do tipo que, eu posso xingar alguém e em seguida bloqueá-lo sem sequer dar o direito de resposta ou usar o anonimato.
Querem uma internet personalizada, onde não exista nada do que não gostam ou concordam.
Exigem exclusões e punições para os que tem outra visão sobre determinados assuntos.
Sentem-se superiores, como se apenas o seu conteúdo fosse relevante e sua opinião, a correta.
As pessoas estão perdendo o senso crítico, a racionalidade e agindo como crianças caprichosas em situações banais.
É natural e necessário debater, discordar, expor e defender nossos pontos de vista e crenças mas, tudo isso, para ser construtivo e útil, deve ser feito com educação e respeito.
Muitas vezes é inútil discutir com certas pessoas mesmo que a causa seja nobre. É preciso estar atento para não viver enfiado em barracos que não levam a lugar algum e saem totalmente do foco do assunto tratado, transformando-se em uma guerra de egos.
Debater uma questão com alguém que pensa diferente é enriquecedor mas, infelizmente na internet frequentemente a coisa acaba mal e de forma constrangedora.
Seria maravilhoso discutir uma questão sem escrever como se estivéssemos socando a cara do colega mas, apenas trocando idéias e expondo o que pensamos.Não é isso que vemos por aí. Nossa indignação virtual está um pouco exagerada. Muitos estão se estressando sem um motivo plausível ou que valha a pena.
Vamos escolher melhor nossas batalhas e com quem vamos debater idéias e opiniões. Respeitar a opinião do colega como queremos que respeitem as nossas.
O velho e sábio ditado de fazermos ao outro o que desejamos para nós mesmos, apesar de simples, não é aplicado na maioria das vezes mas, é uma conduta poderosa que poderia literalmente mudar o mundo.
Discorda de algo que o colega escreveu? Exponha seu ponto de vista com educação e dê oportunidade do outro expor também. Troquem idéias e opiniões de forma civilizada e, com certeza, todos sairão ganhando, mesmo que cada um continue com suas convicções intactas. Não comece o debate já sendo agressivo e intransigente, isso é coisa de gente intolerante, ignorante e que tem a mente fechada.Se o colega não aceita bem seus argumentos e parte para a agressão, pense bem se vale a pena revidar e entrar neste ringue ou se é melhor procurar uma pessoa mais inteligente para debater...
O que não falta neste mundo virtual é uma variedade enorme de pessoas para escolhermos com quem vamos nos relacionar, então que tal escolher relações enriquecedoras e interessantes?
Defenda seu ponto de vista, discorde, debata, mas com quem realmente vá lhe agregar algo e sobre temas que valham a pena e mantenha sua classe e elegância. Não haja como um animal enfurecido pois seus argumentos acabam perdendo a credibilidade e você se estressa à toa.
Reflita sobre a intensidade de sua raiva. Existem mesmo motivos para tanta exaltação?
Respeite as opiniões contrárias dos colegas, você pode aprender com elas.
Toda interação construída com respeito e educação dará bons frutos. Aquelas baseadas apenas na imposição e agressividade, geralmente não nos trazem nada além de desgaste e frustração.