- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 50,652
- Gostos Recebidos
- 1,227
A monstera é uma das plantas de interior mais belas, sendo também fácil de cuidar, mesmo para os iniciantes. Ainda assim, é preciso estar atento aos pequenos sinais que esta espécie vai dando de que algo não esta bem.
Um desses sinais, conforme realça o website de Martha Stewart, é quando as folhas começam a ficar a amarelas. Há várias razões que poderão estar por trás disto. Saiba quais.
1. Regar em excesso
Os especialistas concordam: a causa mais comum do amarelecimento das folhas da monstera é o excesso de água.
"As monsteras preferem um solo uniformemente húmido, mas precisam de oxigénio nas raízes", afirma Elin Harryson, especialista em plantas.
"Quando o solo permanece húmido por muito tempo, as raízes não conseguem respirar, o que leva ao stress e à redução de absorção de nutrientes", realça.
Para perceber se é este o problema basta inserir o dedo alguns centímetros no na terra e verificar se está húmida. Outro truque é levantar o vaso. Normalmente, quando uma planta está encharcada fica muito mais pesada.
Para resolver este problema basta deixar o solo secar. Caso o problema continue a verificar-se, então poderá retirar a planta do vaso e verificar as raízes. Cortes as partes castanhas ou moles e volte a plantá-la.
2. Falta de rega
Assim como a rega em excesso é um problema, o mesmo aplica-se à sua falta. O problema é fácil de perceber: basta olhar para as folhas amareladas, com as pontas secas e quebradiças.
Para além disso irá reparar que o solo está "completamente seco". "Regue abundantemente quando os primeiros centímetros do solo estiverem secos", nota a especialista, afirmando que é importante certificar-se que a água chega a toda a raiz.
3. Falta de luz
A monstera gosta de luz indireta e brilhante. "Em condições de pouca luz, elas usam a água lentamente e têm dificuldade em fazer a fotossíntese de forma eficiente, o que leva ao amarelecimento das folhas e ao crescimento alongado e frágil", nota Harryson.
Se a sua monstera estiver num local com pouca luz e notar que as folhas estão a ficar amarelas, basta movê-la para perto de uma janela bem iluminada ou usar uma lâmpada de cultivo.
4. Pragas
Existem vários tipos de pragas que podem afetar o crescimento saudável de uma monstera. Estas, geralmente, causam o amarelecimento e outros sintomas, como estrias prateadas, manchas pretas e um crescimento deformado e atrofiado. O recomendado é lavar bem as folhas com pesticida ou outro produto recomendado. Repita o tratamento de quatro a seis semanas.
5. Falta de nutrientes
Os nutrientes são essenciais para que uma monstera cresça saudável e viçosa. Poderá recorrer ao uso de um fertilizante - a cada duas semanas - durante a fase de crescimento.
IN:NM
