Portal Chamar Táxi

Pesquisadores desvendam o mistério dos pássaros de Hitchcock

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
2161776-1996-rec.jpg

Demorou 50 anos, muito menos do que a duração de um de seus mais famosos filme de suspense, mas o mistério mais duradouro de Alfred Hitchcock parece ter finalmente sido desvendado. Cientistas da Universidade do estado da Lousiana, nos Estados Unidos, anunciaram a razão pela qual milhares de gaivotas cometeram suicídio em toda a costa nordeste da Califórnia no verão de 1961. Uma equipe de biólogos marinhos explica que os animais foram envenenados.
1998-045613-_19980929.jpgGLOBO.jpg

A misteriosa morte das aves entre casas da Baía de Monterey, no Sul de São Francisco, foi uma das maiores inspirações para o filme de Hitchcock de 1963 “Os pássaros” (The Birds). Agora, Na última edição da revista “Nature Geoscience”, os pesquisadores afirmaram que o estômago das gaivotas e de tartarugas coletadas naquele período tinha quantidades incomuns de uma toxina que causa danos ao sistema nervoso chamada de ácido domóico.
hitchcock-pic.png

Esta toxina provavelmente veio de anchovas e lulas que teriam sido ingeridas pelos pássaros, uma vez que fazem parte da dieta deles, causando danos no cérebro das gaivotas. Em situações mais severas, o ácido domóico deixaria as aves confusas, levando a convulsões e morte.
birds.jpg

Sibel Bargu, que coordenou a pesquisa, explicou que a substância foi encontrada em 70% dos plânctons ingeridos pelas anchovas e lulas. Depois de um curto período, a toxina poderia ter chegado a concentrações fatais para os predadores que as ingeriram.
the-Birds-1963-Attacking-Tippi-Hedrin.jpg

Apesar desta teoria já ter sido citada como uma explicação potencial para a mortandade de gaivotas de 1961, Bargu afirma que não havia provas diretas, obtidas agora pelos cientistas.
769_passaros.jpg

"As amostras de plânctons de 1961 estavam contaminadas por um toxina", escreveu a pesquisadora Bargu. - Esta toxina foi responsável pelo frenesi de pássaros que motivou o filme de Hitchcock.
the_birds_movie_still.jpg

As cenas da morte dos pássaros em 1961 foi testemunhada por Hitchcock. Para rodar o filme, ele ainda a aproveitou o livro escrito por Daphne du Maurier chamado “The Birds” (Os pássaros).
the+birds.jpg

Uma contaminação similar já causou a morte aves na mesma área, nos anos 1990. Além disso, em 1989, houve a descoberta de que o ácido domóico havia contaminado mexilhões e causado a morte de quatro pessoas na Ilha de Prince Edward, no Canadá.
birds.jpg

Porém, ainda reina uma incerteza: qual teria sido a causa das toxinas no mar. A principal teoria é que pesticidas teriam sido carreados para o mar vindos de uma fazenda. Além disso, pesquisadores dizem que houve um boom imobiliário naquela área justamente naquele período. Portanto, há a hipótese de que o esgoto domiciliar também possa ter sido o responsável pelo envenenamento.
the-birds.jpg

Da Agência O Globo
Fonte;
Pesquisadores desvendam o mistério dos pássaros de Hitchcock | Últimas notícias | Pernambuco.com - O melhor conteúdo sobre Pernambuco na internet
The%20Birds.jpg
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Os Pássaros de Hitchcock morreram com gripe

Os Pássaros de Hitchcock morreram com gripe
Desvendado o mistério que levou Hitchcock a realizar o filme de 1963
A misteriosa razão dos pássaros com comportamentos violentos que levou Alfred Hitchcock a criar a história para o filme «Os Pássaros» está desvendada.

O que teria causado os animais a ficarem nessas condições era até agora desconhecido. Uma equipa de cientistas da Universidade do Louisiana apurou que os pássaros ingeriram substâncias com resíduos tóxicos que faziam com que morressem e caíssem em cima das pessoas, das casas e dos carros.

O realizador foi influenciado pela história de uma série de pássaros que ficaram doentes e confusos, que os levava a agirem de um modo estranho. Este episódio aconteceu dois anos antes de Hitchcock realizar «Os Pássaros».

No filme de Hitchcock, os pássaros atacam as pessoas e são violentos. Na realidade as mortes em massa destes animais foram causadas por alimentos contaminados em tanques e águas sujas

Fonte;
Os Pássaros de Hitchcock morreram com gripe > Cinebox > TVI24
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Neurotoxina é responsável por enlouquecer "pássaros de Hitchcock"

Imagem do filme «Os pássaros».O filme «Os Pássaros», um clássico de Alfred Hitchcock, assustou milhões de pessoas. A história conta que várias aves enlouquecidas cortam a energia eléctrica, arrasam casas e atacam pessoas, chegando a matá-las selvaticamente. No final da narrativa não se apresenta uma explicação plausível para o comportamento das aves. Agora, uma equipa de investigadores, da Louisiana State University, coordenada por Sibel Bargu, pode ter a resposta que explique possíveis mudanças no comportamento destes animais.

Embora não tenha realmente acontecido e não haja registos de um ataque aviário tão sangrento, o argumento do cineasta baseou-se em factos reais. Dois anos antes da obra de Hitchcock, em 1961, os jornais californianos davam conta de uma história, na cidade litoral North Monterey Bay, onde pássaros marinhos tinham atacado.

As aves não agrediram directamente pessoas, mas empreenderam-se contra peixes, batiam em muros e paredes, desorientadas. Os acontecimentos pareciam saídos do livro «The Birds», publicado em 1952. E tal, como no cinema, não houve explicação para o que ocorreu.

Trinta anos depois, em 1991, a natureza resolveu recontar a história. Na mesma área, pelicanos apareceram desorientados e morreram aos milhares. Neste caso, uma equipa de biólogos marinhos conseguiu explicar o sucedido.

Encontraram vestígios de ácido domóico (DA), uma neurotoxina produzida por um tipo de fitoplâncton, que provoca envenenamento amnésico por mariscos (Amnesic Shellfish Poisoning - ASP), é um aminoácido excitatório que contém a estrutura do ácido glutâmico e semelhante ao ácido caínico. A substância foi encontrada em grandes quantidades no estômago de peixes da região, o principal alimento dos pássaros marinhos. A toxina pode chegar a concentrações fatais para os predadores que as ingeriram.
Fonte ;

Neurotoxina é responsável por enlouquecer "pássaros de Hitchcock"
 

Convidado

GF Ouro
Entrou
Jun 2, 2010
Mensagens
5,086
Gostos Recebidos
0
Filme vai mostrar Hitchcock como um "gênio do mal"

Filme vai mostrar Hitchcock como um "gênio do mal"
Alfred_Hitchcock_birds_wallpaper_1024x600resized-for-web.jpg


Alfred Hitchcock: filme será dirigido por Julian Jarrold e tem Toby Jones no papel de Hitchcock

São Paulo - Vingativo e obsessivo. Assim será retratado o genial cineasta Alfred Hitchcock no filme para a televisão The Girl, inspirado nas experiências da atriz Tippi Hedren, de Os Pássaros (1963) e Marnie, Confissões de uma Ladra (1964), com o diretor. A julgar pelos detalhes divulgados por ela na conferência da Associação de Críticos de Televisão dos Estados Unidos, nesta quarta-feira, o filme ainda vai causar controvérsia. Segundo ela, The Girl retrata o diretor como um homem que se torna vingativo e obcecado quando a jovem atriz rejeita suas investidas.
sienna+miller+as+tippy+hedren.jpg

Tippi diz ter sofrido assédio sexual do diretor. Em uma das cenas do filme, o cineasta tenta beijá-la no banco de trás de um carro, após exigir que ela estivesse "disponível sexualmente" para ele. "Acho que ele era uma pessoa muito triste. Estamos falando de um gênio, mas um gênio do mal e quase perigoso, porque ele tinha um grande poder de manipular as pessoas e ninguém desconfiava de nada", disse Tippi, de 82 anos. A atriz, que será interpretada nas telas pela atriz Sienna Miller, diz ter perdido muitos papéis por causa de um contrato que assinou com Hitchcock, e que ele "arruinou" sua carreira, mas não sua vida.
sienna-miller-e-toby-jones-como-tippi-hedren-e-alfred-hitchcock-em-cena-de-the-girl-telefilme-da-hbo-1343915784490_300x300.jpg

O filme também mostra que a atriz sofreu assédio moral do diretor após rejeitá-lo. Em uma cena, ela é forçada a trabalhar com pássaros vivos durante cinco dias para gravar uma cena em um sótão, e acaba com vários cortes no rosto. Tippi, que é mãe da atriz Melanie Griffith, ainda brincou dizendo que, naquela época, não havia leis trabalhistas que inibissem esse tipo de assédio. Mas que, caso acontecesse hoje, ela seria "uma mulher muito rica."
628x471.jpg

The Girl estreia em 20 de outubro nos Estados Unidos, quando será exibido pela HBO americana. O filme será dirigido por Julian Jarrold e tem Toby Jones no papel de Hitchcock. Jarrold afirma que os descendentes de Hitchcock, inclusive sua filha, não fizeram nenhuma objeção ao filme, mas também não quiseram assisti-lo.
tippi-hedren-alfred-hitchcock-the-birds.jpg

Filme vai mostrar Hitchcock como um "gênio do mal" - EXAME.com
Diversas novas imagens de The Girl | Boca do Inferno
 
Topo