Portal Chamar Táxi

Pedido de ajuda tomtom one v3 (iniciado que ainda sabe muito pouco)

forumdotabaco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 1, 2014
Gostos Recebidos
0
Ola tenho andado a ler aqui no fórum , e tipo preciso de alguma ajuda tenho um tomtom one v3 512mb
do que li há 3 aspectos importantes a ter em conta quando pretendo actualizar o gps.

bootloader
navecore
mapa

ora queria começar pelo inicio, o gps que pretendo actualizar é antigo nestas coisas de boots e bios, tudo tem um bocado a ver com o hardware do dispositivo, ora a minha primeira duvida é a seguinte no meu caso vale a pena actualizar o bootloader?
alguém sabe qual é o mais recomendado para este gps? há um limite na versão do bootloader? do género esse gps só vai ate ao boot xx?
ainda estou na fase de criação de conceitos neste tema por isso peço desculpa se as minha questões são um bocado chatas ou vagas.

benuron

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2009
Gostos Recebidos
0
Boas forumdotabaco.
Primeiro de tudo deverás ligar o GPS a pagina da TomTom Home, e actualizar tudo até não dar mais. Depois é que deverás ver se o teu bootloader e Navcore se encontra actualizado.
E então só depois é que deverás pedir/procurar o mapa correspondente ao Navcore que se encontra instalado, sem fazer isso não se consegue fazer nada.

Boa Sorte.
Cumps

forumdotabaco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 1, 2014
Gostos Recebidos
0
ola obrigado pela resposta.
sim ate ai já tinha ido,fiz isso tudo ainda antes de me registar no fórum.
O meu navecore é o 8.0.10 e o bootloader 5.5001, e o gps um tomtom one v3 512mb
alguém me pode dizer o que acha? estão muito desactualizados ?

pancadas

GF Ouro
Entrou
Out 2, 2006
Gostos Recebidos
1

forumdotabaco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 1, 2014
Gostos Recebidos
0
ola pancadas eu tenho andado a ler os tutorial , por isso é que já tenho alguns conceitos básicos, mas preciso de um ponto de partida e como ele esta a funcionar bem, acho que devo começar pelo inicio, e dai estar preocupado com o bootloader, porque caso deva ser actualizado é agora ainda antes de mexer no navcore.
Mas o meu mal é que não sei se este gps leva versões mais recentes.
Será que me poder dizer se este gps suporta um boot loader mais actualizado? vale a pena actualiza lo?
e o navcore? sendo um gps que em 2014 é tipo um dinossauro dos gps vale a pena estar a mexer nisso ou é melhor deixar estar como esta?

pancadas

GF Ouro
Entrou
Out 2, 2006
Gostos Recebidos
1
Não mexas em bootloder algum, pois estas sujeito a estragar o gps.
Simplesmete tens de atualziar o navcore com o tomtom home.
E depois dependendo da versão do nvcore que instalou escolher o mapa compativel com ele.
Esse mapa tem de ter codigo para a sua ativação, sem isso não podes colocar o mapa.

forumdotabaco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 1, 2014
Gostos Recebidos
0
Ora então acho que quanto a bootloader e navcore estou resolvido.
ele ficou com estas versões depois de eu ai a 1 semana ter actualizado tudo no tomtom home, vistas as coisas o mais difícil esta feito.
pronto vou continuar a ler , volto mais tarde agora falta perceber o que são o IQroutes,cspeech,tts e hnr e se este gps tal qual esta tem essas funcionalidades ou se precisa delas.
obrigado ate breve.

benuron

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 27, 2009
Gostos Recebidos
0
No meu entender, neste momento agora deves verificar nas tabelas de equivalência (mapas vs navcore). Deverás verificar qual é o mapa correspondente, ou neste caso deves verificar o mapa mais actualizado que o teu Navcore suporta. Feito isto é só colocares os mapas. Mas para mais ajuda deves consultar o forum. Isso está muito bem explicado.

Boa Sorte.
Cumps

forumdotabaco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 1, 2014
Gostos Recebidos
0
Ola outra vês tenho outra duvida mas é acerca do backup do gps.
Estava a pensar formatar o gps e experimentar outra vês as actualizações do tomtom home ver se fico com um navcore mais actual
mas tenho receio que fique com o mesmo navcore, e sendo assim acaba por não compensar estar a formatar
a minha duvida é a seguinte estou a pensar fazer os dois tipos de backup com o home e copia integral e directa para o pc.
qual delas é a mais fiável?
no caso da copia para o pc , para restaurar integralmente para como estava antes de formatar, basta copiar tudo
da pasta no meu pc para a memoria do gps?
digamos uma copia como de fosse de uma pen para outra?
é que assim vou tentar a ver se me sai um navcore melhor, caso não saia volto a por tudo como estava antes de formatar.

forumdotabaco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 1, 2014
Gostos Recebidos
0
outra pergunta depois de actualizar para o novo mapa é possível voltar a por os favoritos do antigo?
se for alguém me me pode dizer sff o nome do ficheiro ou algum tutorial sobre isso andei a ver e não descobri nada muito completo

pancadas

GF Ouro
Entrou
Out 2, 2006
Gostos Recebidos
1
o ficheiro dos favoritos têm o nomë Mapsettings e está dentro o mapa .
E do o passar para a pasta do mapa novo.
Quanto ao resto das Perguntas, ve o vídeo ou le as mensagens colocadas nos diversos tópicos mapas Tomtom

Última edição:

forumdotabaco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 1, 2014
Gostos Recebidos
0
sim é isso tudo que tenho andado a fazer.
Daqui a bocado já tenho outra vez o gps ate domingo, acho que já tenho os conceitos mais fortes agora, e pelo que tive a ver o one v3 ainda da para actualizar bastante.
Vou começar por fazer novos backups e depois formatar a ver se me muda o navcore para um actual.
depois e partir dai e ver no que dá.

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Gostos Recebidos
2
Aquilo que quem sabe aconselha é a NUNCA formatar. Apenas APAGAR o conteúdo do gps.
Ler primeiro com atenção os tutoriais antes de fazer asneira.
Também sou aprendiz nestas matérias,e para se fazer bem alguma coisa é preciso ler com muita atenção.
Cumps

pancadas

GF Ouro
Entrou
Out 2, 2006
Gostos Recebidos
1
Formatar so em ultimo. pois estas sujeito a isso depois nao criar o ttgo.bif. Podes e Apagar tudo de dentro do gps.

forumdotabaco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 1, 2014
Gostos Recebidos
0

pancadas

GF Ouro
Entrou
Out 2, 2006
Gostos Recebidos
1
Entra pelo pc, vais ao gps e apagas tudo.
O manual nessa parte nao esta correto. Ja mudei a parte de formatar para não haver problemas .

Última edição:

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Gostos Recebidos
2
Exatamente. Com o PC abres o gps (como se fosse uma pen), com a opção de ver ficheros ocultos activa e apagas todos. A seguir ligar ao tomtom home e actualizar tudo o que mande.
Cumps
Edito: peço desculpa ao amigo Pancadas pr estar a responder ao mesmo tempo.

forumdotabaco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 1, 2014
Gostos Recebidos
0
Pronto já me safei de fazer uma asneira, ainda bem que perguntei.
agradeço a todos a ajuda, daqui a pouco chega o gps depois comunico.
já agora na semana passada quando fui ao home actualizar, tipo sugeriu me uma aplicação para o telemóvel que eu instalei, mas julgo não ser necessária, alguém sabe do que estou a falar? essa aplicação serve para alguma coisa? devo instalar?
obrigado a todos

Feraida

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 10, 2012
Gostos Recebidos
2
Entra pelo pc, vais ao gps e apagas tudo.
O manual nessa parte nao esta correto. Ja mudei a parte de formatar para não haver problemas .
Amigo Pancadas ainda resta a palavra formatar a seguir à imagem. Se der para alterar para não induzir ninguém em erro....
Cumps

pancadas

GF Ouro
Entrou
Out 2, 2006
Gostos Recebidos
1
Obrigado pelo aviso, vou corregir isso

forumdotabaco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 1, 2014
Gostos Recebidos
0
Pronto fiz backup, apaguei tudo e actualizei tudo, fiquei na mesma, navcore 8.0.10 a ideia que eu tenho e que o 8.0.10 e muito antigo
alguém me pode dar uma ajuda sff, como faço para ter um navcore mais actual? já andei a ver e não encontro nenhum tut podem deixar ai um link sff?

pancadas

GF Ouro
Entrou
Out 2, 2006
Gostos Recebidos
1
Eu não faço isso nem aconselho, se o gps e antigo ao colocares algum dos navcores espalhados pela internet, isso pode estragar o gps.
Se queres fazer isso e por tua conta e risco, mais vale colocares 1 mapa compativel com esse navcore, que certamente ficaras bem servido.

forumdotabaco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 1, 2014
Gostos Recebidos
0
ok e eu aceito, se vocês que estão batidos nisto dizem para não mudar e o tomtom home não actualiza então fico me mesmo pelo 8.0.10,
agora isto como eu não sou utilizador de gps e não estou familiarizado com as funcionalidades deles, levanta me outras questões que são as seguintes:

IQ Routes e ALG
Cspeech e ASR
HNR

ora bem a pessoa a quem estou a fazer isto só quer o mapa actualizado porque precisa dele para trabalhar,
mas eu não sei se este gps tem as funcionalidades acima referidas, tal qual esta,sera que alguém me pode dar umas luzes sobre isto sff
é que se elas la não estavam, a pessoa também não precisa delas, e sendo assim meto lhe um mapa 920.
mas se elas la estavam e depois de por o mapa 920 fica sem elas , se a pessoa as usava depois fazem lhe falta
como é que eu sei isso alguém em pode dar uma ajuda sff?

forumdotabaco

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 1, 2014
Gostos Recebidos
0
Esqueci me de referir o mapa que tenho actualmente , era o que vinha no gps quando foi comprado, é um iberia 705.1485

pancadas

GF Ouro
Entrou
Out 2, 2006
Gostos Recebidos
1
Esse mapa antigo nao tinha nada disso. Podes colocar o mapa iberia 920.5267 que dá para esse navcore e tem código para ser ativado.