G@ngster
GForum VIP
- Entrou
- Nov 18, 2007
- Mensagens
- 45,515
- Gostos Recebidos
- 1

Na posse, desde há cerca de um ano, de um convite formal da Conferência Episcopal Portuguesa para a realização de uma visita oficial ao nosso país, Bento XVI manifestou, estes dias, numa conversa com o novo núncio apostólico, "vontade de visitar Portugal em breve".
"Fui recebido pelo Santo Padre antes de vir para Portugal e ele disse-me que espera poder vir a Portugal num futuro muito próximo", disse ontem D. Rino Passigato, em entrevista ao programa ‘Ecclesia’.
O arcebispo italiano que, desde o final do ano passado, é o representante da Santa Sé em Lisboa, revelou que Bento XVI se referiu a Portugal como "terra de Santa Maria".
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Jorge Ortiga, disse ao Correio da Manhã que "uma visita do Santo Padre a Portugal é sempre motivo de grande alegria para todos", mas sublinhou que o episcopado português continua à espera de resposta de Roma.
No entanto, estas declarações de D. Rino Passigato abrem boas perspectivas para que a resposta do Papa aos bispos portugueses possa ser breve e positiva.
Atendendo a que a agenda de visitas oficiais de Bento XVI para este ano está já praticamente preenchida, o mais certo é que a viagem a Portugal ocorra no próximo ano.
Como Fátima é local de "visita obrigatória" e a primeira peregrinação ocorre a 13 de Maio, é muito provável que o Papa visite Portugal nessa altura. Os bispos esperam novidades dentro de dois meses.
NÚNCIO REALÇA BOAS RELAÇÕES COM O ESTADO
D. Rino Passigato, arcebispo italiano de 64 anos, deixou o Peru para ser embaixador da Santa Sé em Portugal. Realça as "boas relações" entre o Estado português e a Santa Sé e diz que "ninguém pode ignorar que 85 por cento da população é católica".
Sem querer entrar em pormenores, prometeu fazer tudo o que estiver ao seu alcance para ajudar à regulamentação da Concordata. No entanto, não deixou de referir que "é necessário expressar em todas as circunstâncias o catolicismo da população portuguesa: nas escolas, nos hospitais, nas cadeias, no Exército, etc." Um recado para a polémica dos capelães.
SAIBA MAIS
VIAGENS DE BENTO XVI
O actual Papa já visitou Alemanha (duas vezes), Polónia, Espanha, Turquia, Brasil, Áustria, Estados Unidos, Austrália, França e Itália.
11
Viagens oficiais que Bento XVI realizou em quase quatro anos.
50
Viagens realizadas por João Paulo II no mesmo período de tempo.
ANGOLA PREPARA FESTA
De 20 a 23 de Março, Bento XVI visita Luanda. É por Angola que ‘abre’ as portas de África.
Secundino Cunha