Olá Visitante,
Está a decorrer o 5º sorteio Gforum onde vamos sortear um Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento) para ajudar com as despesas do servidor, se quiser participar, pode fazê-lo no seguinte endereço: 5º Sorteio Gforum: Tablet XIAOMI Redmi SE (11'' - 4 GB - 128 GB - Cinzento)
Os acidentes acontecem, mas quando falamos em casualidades que ocorrem no interior de enormes instalações industriais é preciso ter em mente os danos e os perigos que esses acidentes podem acarretar. Óleo, combustível e fogo, são alguns dos ingredientes que costumam estar presentes neste género de incidentes. Curiosamente, já ocorreram diversos acidentes industriais que marcaram a humanidade da pior maneira possível. Clique e relembre os acidentes industriais que marcaram a história.
Explosão da plataforma Deepwater Horizon, Estados Unidos- A explosão da plataforma de perfuração da Deepwater Horizon, em abril de 2010, no Golfo do México, causou o maior derrame de óleo no mar da história da indústria petrolífera.
Acidente nuclear de Chernobil, União Soviética - O maior desastre nuclear da história ocorreu em abril de 1986, em Pripyat, na Ucrânia. Atualmente a cidade está abandonada devido aos elevados níveis de radiação que lá existem.
Desastre de Bhopal, Índia - Na madrugada de 3 de dezembro de 1984 ocorreu o pior desastre industrial da história. Um gás extremamente tóxico foi libertado através de uma fuga num tanque de aço inoxidável, na fábrica de Union Carbide. Mais de 2200 pessoas morreram de imediato e estima-se que entre 15 mil a 20 mil pessoas tenham morrido mais tarde, devido aos efeitos secundários causados pelo gás.
Explosão de Halifax, Canadá - Na manhã de 6 de dezembro de 1917, o cargueiro francês SS Mont-Blanc, que tinha vários explosivos como carga, colidiu com a embarcação norueguesa SS Imo. Estes vieram a explodir, o que levou à devastação do distrito de Richmond, em Halifax, e à morte de 2 mil pessoas.
Explosão da Fábrica de Carregamento da Shell da TA Gillespie, Estados Unidos - A 4 de outubro de 1918, uma enorme explosão numa fábrica de munições da Primeira Guerra Mundial, em Sayreville, Nova Jersey, causou aproximadamente 100 mortos. Durante os três dias seguintes ocorreram novas explosões, que obrigaram à evacuação e reconstrução da cidade.
Desastre de Port Chicago, USA - Mais de 300 marinheiros e civis perderam a vida após uma explosão de munições, em Port Chicago, na Califórnia, em julho de 1944. Das mais de 300 vítimas mortais apenas 51 puderam ser identificadas.
Explosão na Base Naval Evangelos Florakis, Chipre - A auto-detonação de um depósito de munições que estava armazenado ao ar livre há mais de dois anos, na Base Naval Evangelos Florakis, perto da aldeia de Zygi, matou 13 pessoas. Entre as vítimas mortais estavam o comandante da base e seis bombeiros. O evento ocorreu em julho de 2011.
Derrame de óleo do SS Torrey Canyon, Reino Unido - Depois de encalhar num recife, na costa sudoeste de Inglaterra, a 18 de março de 1967, o super-petroleiro SS Torrey Canyon vazou no oceano uma quantidade estimada entre 94 milhões e 164 milhões de litros de crude As consequências ambientais foram enormes e a embarcação encalhada foi bombardeada de forma a incendiar o líquido libertado. O incidente ocorreu em março de 1967.
Acidente de Three Mile Island, Estados Unidos - Uma válvula defeituosa permitiu que uma grande quantidade de um líquido de refrigeração de um reator nuclear fosse libertado, levando à despressurização do sistema de refrigeração e à desintegração parcial do núcleo. Na imagem é possível ver uma equipa a trabalhar na remoção da contaminação radioativa, em março de 1979.
Derramamento de óleo da Ixtoc I, México - Um dos maiores derramamentos de óleo da história ocorreu na Baía de Campeche, no Golfo do México. Isto aconteceu devido a uma explosão no interior do poço exploratório do Ixtoc I, em junho de 1979.
Explosão da Texas City Refinery, Estados Unidos - Quinze trabalhadores morreram a 23 de março de 2005, quando a terceira maior refinaria dos Estados Unidos ficou severamente danificada por uma violenta explosão. Esta foi causada pela ignição de uma nuvem de vapor de hidrocarbonetos.
Acidente nuclear de Fukushima Daiichir, Japão - A 11 de março de 2011, após um terramoto e um tsunami, a Central Nuclear de Fukushima I sofreu uma crise nuclear. Várias explosões libertaram material radioativo pelas instalações. Atualmente a central continua desativada. (Foto: Wikimedia/CC BY-SA 3.0)
Acidente ferroviário de Lac-Mégantic, Canadá - Quando efetuava a descida de uma colina, um comboio de carga, que transportava crude, descarrilou e invadiu a cidade de Lac-Mégantic, no Quebec, a 6 de julho de 2013. A enorme explosão matou 47 pessoas e destruiu metade da baixa da cidade.
Inundação de melaço de Boston, Estados Unidos - Foi em Boston, a 15 de janeiro de 1919, que ocorreu um dos acidentes industriais mais bizarros da história. Um enorme tanque de armazenamento de melaço explodiu, criando uma onda gigante formada por essa substância líquida. Esta percorreu as ruas da cidade a uma velocidade de 56 km/h. O número de vítimas mortais foi de 21.
Bretanha, França - Depois de encalhar e partir o casco nas rochas de Portsall, na costa da Bretanha, na França, o enorme super-petroleiro vazou toda a sua carga, composta por crude, no mar. Foi a 16 de março de 1978.
Desastre de fogos-de-artifício em Enschede, Holanda - O que inicialmente parecia ser um incêndio controlado num armazém de fogos-de-artifício, na cidade holandesa de Enschede, em maio de 2000, transformou-se numa catastrófica explosão que matou 23 pessoas e feriu mais de mil. Um bairro ficou completamente destruído.
Incêndio de 2012 em Dhaka, Bangladesh - Acredita-se que um curto-circuito tenha provocado o devastador incêndio que ocorreu numa fábrica de roupas, em Dhaka, a 24 de novembro de 2012. Mais tarde concluiu-se que o inferno terá sido causado por mão criminosa, tendo tirado a vida a 117 pessoas, deixando 200 feridos.
Desabamento de prédio em Savar, Bangladesh - O fracasso estrutural foi apontado como a causa para o colapso do Rana Plaza, um edifício comercial de oito andares, que existia em Dhaka. Do acidente resultaram 1134 mortos. Mais de 2 mil pessoas foram resgatadas dos escombros ainda com vida.
Catástrofe de Courrières, França - O pior acidente de mineração da história da Europa ocorreu perto da cidade de Lens, a 10 de março de 1906. Uma explosão maciça de carvão provocou a morte de 1099 mineiros. Na imagem, um membro da equipa de resgate, equipado com o aparelho de respiração Guglielminetti-Drager.
Centralia, Estados Unidos - Um incêndio numa mina, no distrito de Centralia, na Pensilvânia, tem estado a decorrer desde 1962. Este incêndio condenou a cidade, levando à evacuação da mesma. Na imagem é possível ver o fumo a sair de uma brecha numa das estradas da cidade.
Desastre de Aberfan, País de Gales - Na manhã de 21 de outubro de 1966, uma enorme montanha de entulho (constituída por pasta de carvão) desmoronou e engoliu uma escola na vila mineira de Aberfan. Morreram 166 crianças e 28 adultos. A tragédia deixou o Reino Unido em choque e levou à criação de uma nova lei, que regula a forma como as minas e as pedreiras devem ser destruídas.
Derrame de cianeto em Baia Mare , Roménia - Enormes quantidades de peixes e outras espécies aquáticas morreram após o vazamento de cianeto das instalações da empresa de mineração de ouro, Aurul. Os rios Someș, Tiszae e Danúbio ficaram contaminados.
Desastre da Cidade do Texas, Estados Unidos - Foi a a 16 de abril de 1947 que ocorreu uma das maiores explosões não nucleares da história dos Estados Unidos. A explosão de uma carga de nitrato de amónio, que estava a bordo do SS Grandcamp, no porto da Cidade do Texas, matou mais de 500 pessoas. Na imagem, um parque de estacionamento que foi afetado pelas chamas.
Derramamento de óleo do Exxon Valdez, Estados Unidos - Seres vivos, com dezenas de milhares de anos, morreram devido ao enorme derramamento de óleo que ocorreu após o o super-petroleiro Exxon Valdez embater num recife, no Alasca, a 24 de março de 1989.