Portal Chamar Táxi

Onde andam os pirilampos?

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Gostos Recebidos
67

G@ngster

GForum VIP
Entrou
Nov 18, 2007
Gostos Recebidos
1
Amigo com a crise apanhei todos e estão em minha casa a dar luz hehehe

também não vejo um à muito lol

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Gostos Recebidos
5
É verdade amigos, já somos 3. Ao tempo que eu não vejo um bichinho desses.

joseseg

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Mai 26, 2007
Gostos Recebidos
0
:espi28: Boa pergunta
Somos práticamente vizinhos e também há uns 2 anos que não vejo um... vou estar com atenção :espi28:

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas pessoal faz anos que não vejo um pirilampo aqui na minha zona...

Alguém tem vistos estes bichinhos?

Foram trocados por lampadas economicas amigo Maar :naodigas:

nunca vi nenhum....

Última edição:

AAJ

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
114

A 400 kms também não tenho visto à venda.
Não sei o que se passa?

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Gostos Recebidos
1
O pirilampo (Elateridae), ou vaga-lume, faz parte da família dos coleópteros e tem como principal característica a bioluminescência, ou seja, a capacidade de emitir luz própria, neste caso uma luz fosforescente, visível na escuridão.

Os pirilampos podem ser encontrados entre Maio a Agosto e quem já apanhou um sabe que a luz do pequeno insecto não queima e é das luzes mais frias da Terra.

A sua produção depende de uma substância, a luciferina que, em contacto com o ar ou água e com uma enzima (luciferase), produz oxiluciferina e uma luz amarelo-esverdeada. A eficiência desta reacção está estimada entre 92 e 100%, assim quase todo o fluxo radiante é composto por radiação luminosa. Em comparação a luz de uma lâmpada incandescente tem uma eficiência de apenas 10%.

Os clarões emitidos pelos pirilampos são sinais que permitem o reconhecimento mútuo para efeito de acasalamento. A fêmea, que raramente voa - o seu corpo é mais pesado do que o macho em virtude dos ovos que transporta - , à noite coloca-se numa posição que, simultaneamente lhe permita ver e ser vista, por exemplo, sobre a relva.

As fêmeas emitem também uma luz mais brilhante, aumentando assim a probabilidade de atrair um maior número de machos. Os machos voam na área cintilando, mas a fêmea apenas reagirá a um padrão luminosos especifico. Ocorre então o acasalamento.

Nota: Se apanhar um pirilampo, segure-o cautelosamente e solte-o depois de o ter estudado. Estes insectos estão a desaparecer devido à poluição, pelo que devem ser cuidadosamente tratados

:espi28:

f.m

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Ago 24, 2010
Gostos Recebidos
0
pirilampos

É verdade amigos, já somos 4Champanhe:Champanhe:Champanhe:Champanhe:Champanhe:Champanhe:quem me dera ver algum pirilampo:GForumfixe:. Ao tempo que eu não vejo um bichinho desses.

Alkaria

GF Ouro
Entrou
Fev 2, 2007
Gostos Recebidos
0
Felizmente aqui no alentejo ainda aparecem com alguma frequencia embora o seu numero tenho sido reduzido muito devido aos pesticidas e quimicos usado pelos nossos agricultores, mas nesta area do Alentejo vejo-os cada vez que vou para o campo á noite claro, é bonito de ver.

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Gostos Recebidos
1
Felizmente aqui no alentejo ainda aparecem com alguma frequencia embora o seu numero tenho sido reduzido muito devido aos pesticidas e quimicos usado pelos nossos agricultores, mas nesta area do Alentejo vejo-os cada vez que vou para o campo á noite claro, é bonito de ver.

ainda nao vi nenhum :shy_4_02:

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Gostos Recebidos
0
maar3amt a procura um pirilampo !!!

-------------------------------------------------------------

estou a norte tenho visto esses bichinhos e muito mais !!:espi28:

novo titulo ( maar3amt a procura um pirilampo ):est48::est48:

abraço