- Entrou
- Ago 1, 2008
- Mensagens
- 8,727
- Gostos Recebidos
- 177

Como (não) abordar o problema com o seu filho
A sexualidade pode desenvolver-se nos primeiros anos e na meia-infância.
No entanto, é no adolescente que se evidencia mais através do despertar do desejo sexual, da experiência e da formação de uma identidade sexual.
Esta sequência de eventos ocorre geralmente como resultado da puberdade, que se traduz por um crescimento físico e maturação sexual, bem como pelo desenvolvimento psicológico e social.
A puberdade expressa-se de forma diferente em ambos os sexos, afetando geralmente as raparigas entre os 8 e os 12 anos e os rapazes entre os 10 e os 14. Fisiologicamente, a puberdade é o resultado do aumento dos níveis hormonais, desencadeados pela secreção de GnRH pelo hipotálamo no cérebro, que estimula as células dos ovários e dos testículos a produzirem hormonas sexuais como o estrogénio e a progesterona, levando à maturidade sexual.
As alterações hormonais que ocorrem na puberdade levam também ao aumento do desejo sexual e a alterações emocionais. «O aumento da produção hormonal durante a puberdade aumenta o desejo sexual nos adolescentes», sublinha Bram Broms, médico na clínica euroClinix.
«Porém, as suas atitudes a nível da sexualidade são na sua maioria determinadas por múltiplos factores externos e internos», acrescenta o especialista. É nestes factores que a influência dos pais deve actuar, para que a sexualidade no adolescente se torne uma experiência equilibrada e saudável.