Portal Chamar Táxi

Nova mudança de frequência da TDT no horizonte

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
A ITU (International Telecommunications Union) decidiu atribuir uma faixa adicional de frequências para comunicações electrónicas, actualmente utilizadas para emissões de televisão. A libertação desta nova faixa (694-790Mhz) é já apelidada de Dividendo Digital 2 e deverá ser aplicado em 2015. O primeiro dividendo digital, recorde-se, atribuiu a faixa 790-862Mhz também para comunicações electrónicas (redes 4G/LTE) e obrigou à alteração da frequência utilizada pela TDT portuguesa. No inicio do mês o Parlamento Europeu aprovou a proposta que obriga os estados membros a autorizar a utilização da faixa 790-862Mhz para comunicações electrónicas até 1 de Janeiro de 2013. Em Portugal estas frequências já foram leiloadas prevendo-se para breve a sua utilização pelos operadores móveis TMN, Vodafone e Optimus.
Até 2015, será portanto necessário alterar novamente a frequência de emissão da TDT para todos os emissores do Continente e Madeira e alguns dos Açores. Isto porque a TDT utiliza canais que estão dentro da faixa de frequências que será "libertada". Recorde-se que aquando da fase de consulta à alteração do canal da TDT (numa altura que a proposta de atribuição dos 694-790Mhz já era conhecida), a Anacom não aceitou a proposta favorecida pela PT, que alertou para esta eventualidade e propunha utilizar-se o canal 40 (622-630Mhz), o que tornaria uma segunda alteração de frequências desnecessária.

In tdt-portugal

Última edição:

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Sei de fonte ligada à PT que a TDT no continente irá ocupar um dos canais entre o 21 e o 25 UHF.

Devia era ocupa 2 ou 3 canais para minimizar esta peste que tem havido de quase todo o país ficar sem sinal nos dias de propagação intensa...

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Devia era ocupa 2 ou 3 canais para minimizar esta peste que tem havido de quase todo o país ficar sem sinal nos dias de propagação intensa...

Para fazer isso toda a rede teria de ser repensada. Locais dos emissores potências etc. Por isso não me acredito que venha a acontecer.

Acho que vou guadar as velhinhas antenas que eram usadas para o emissor da Lousã, ainda podem vir a dar jeito.

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Se efectivamente se confirmar esta mudança para canais tão baixos (pois mudança de canal vai haver de certeza) vai dar mais bronca.

Muito pessoal anda a montar antenas com maior ganho nos canais mais altos. Em certos casos de fraco sinal, este pode deixar de ser suficiente.

Por outro lado em frequências mais baixas existe uma melhor propagação das ondas o que pode compensar.

Isto já para não falar de outros problemas pontuais que irão certamente aparecer. Alguns componentes da instalação têm comportamentos diferentes em frequências diferentes. Isso irá trazer concerteza muitos dissabores. Haverá outros casos em que os problemas se irão resolver milagrosamente de um dia para o outro apenas com uma nova busca de canais.

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Se efectivamente têm de fazer essa mudança, de que estarão à espera? Até aqui haviam os emissores analógicos mas agora esse problema já não se coloca.

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
O problema pior ainda é o seguinte, se metade do país está com problemas de recepção devido às propagações então depois é que vai ser! Pois quanto menor for a frequência maior é a propagação, e mais uma manobra inteligentíssima da PT vão escolher logo o fundo da escala...

Ainda por cima andou tanta gente a comprar antenas novas para no fim de tudo descobrirem que TODAS as antenas UHF antigas que tinham davam perfeitamente para receber a TDT...

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
O problema pior ainda é o seguinte, se metade do país está com problemas de recepção devido às propagações então depois é que vai ser! Pois quanto menor for a frequência maior é a propagação, e mais uma manobra inteligentíssima da PT vão escolher logo o fundo da escala...

Ainda por cima andou tanta gente a comprar antenas novas para no fim de tudo descobrirem que TODAS as antenas UHF antigas que tinham davam perfeitamente para receber a TDT...

Outros há que não as mudaram pois eram servidos por emissores em analógico a trabalharem em canais altos, vale de Cambra, por exemplo e no futuro provávelmente vão ter de as trocar.

Pior que isso, são aqueles que andam a montar antenas novas para a banda V e quando houver a dita mudança, antenas novas outra vez!

Isto até dá vontade de rir... (para não Chorar!)

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Gostos Recebidos
0
tdt não para de mudar , hehehehehehe

mais uma mudança ,realmente esta a ser preciso com esta propagação, da super tdt ,
na minha opinião deveriam passar canal zero
esta toda combinado entre as operadoras , para ver tdt em Portugal só por satélite

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0
Cá para mim ainda vamos ter TDT em VHF!!!!!!! :Espi06:

Por isso tenho guardadas as antenas da BIV e VHF da lousã!!!:msnm_com_br007-03:

Última edição:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
O pincas se mandasse mandava mudar a frequencia só na zona centro

ALÔ! ENGENHEIROS DA PT e ANACOM ESTÂO A OUVIR? SÓ NA ZONA CENTRO!! OUVIRAM ????

Ou pensando melhor!!! mudem é na zona norte e na zona sul, que dão menos trabalho ao pincas:Espi35:

Última edição:

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0

ALÔ ENGENHEIROS DA PT ESTÂO A OUVIR? SÓ NA ZONA CENTRO!! OUVIRÂO ????

Duvido.... os poucos civis que acompanharam de perto esta transição foram logo despachados pela PT assim que começaram a questionar a rede de emissores potencias e etc.... por isso eles estão-se pouco marimbando... "DESENRASQUEM-SE" é o que nos dizem seja a clientes ou instaladores....

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Cá para mim ainda vamos ter TDT em VHF!!!!!!! :Espi06:

Por isso tenho guardadas as antenas da BIV e VHF da lousã!!!:msnm_com_br007-03:

Estava previsto diversas redes em VHF. Não sei por quê não foram implementadas.

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0

ALÔ! ENGENHEIROS DA PT e ANACOM ESTÂO A OUVIR? SÓ NA ZONA CENTRO!! OUVIRAM ????

Ou pensando melhor!!! mudem é na zona norte e na zona sul, que dão menos trabalho ao pincas:Espi35:

Penso que duas embora melhora-se o problema, ainda seria pouco, o ideal seriam três e o problema da propagação estaria resolvido.

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Penso que duas embora melhora-se o problema, ainda seria pouco, o ideal seriam três e o problema da propagação estaria resolvido.

Sim, 3 frequencias seria o ideal mas se mudassem na zona centro devia melhorar bastante

t0nito

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 13, 2007
Gostos Recebidos
0
Agora estou a com a TDT a 100%, será que já houve alguma intervenção? Ou será que o clima hoje está menos propício?

gatusko

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Out 13, 2006
Gostos Recebidos
0
Amigos eles deviam dividir o país por frequências e assim acabar com o dito fenomeno talves desse certo e toda gente ficava melhor servida

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0

Só que existissem 2 ja não havia 3 partes 1 dos problemas!!! alias o meu ficava logo resolvido!!!

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Mais frequências também não é a solução. Como já disse muitas vezes - e nunca são demais - o nosso problema resolvia-se com mais emissores e menos potência. Agora querer a toda a força fazer "omeletes" com "estes" ovos...

DX2

Última edição:

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0
Mais frequências também não é a solução. Como já disse muitas vezes - e nunca são demais - o nosso problema resolvia-se com mais emissores e menos potência. Agora querer a toda a força fazer "omeletes" com "estes" ovos...

DX2

é obvio que não tens razao só com mais emissores e de pouca potencia... Digo-te mais hoje enviei uma mensagem por facebook a um conterrâneo meu.... Anselmo Crespo jornalista da sic a relatar todas estas questões e problemas de sinal que tem sido quanto a mim pouco divulgados na TV! Alias ele respondeu a pedir o meu contacto com urgência!!! vamos ver o que isto vai dar....

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0

DX2

Nós aqui não temos exactamente a mesma opinião, mas talvez tenhas alguma razão mas eu também tenho alguma. Pelo facto de haver muitos emissores a pouca potencia essa também é a minha ideia actual, mas vai existir sempre zonas de "conflito" de sinal, vai ser necessário outras medidas e uma delas é as várias frequencias

Última edição:

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Acerca disto eis a minha opinião que vale o que vale:

Em alguns países pequenos como a Belgica ou a Austria é perfeitamente possível utilizar uma rede SFN sem qualquer problema.

Os técnicos da PT acharam que Portugal é suficientemente pequeno para usar uma rede deste tipo, mas pelos vistos enganaram-se e a ANACOM também pois aprovou esta mesma rede que foi implementada.

Mais alguns emissores, nas zonas mais influênciadas pelo fenómeno, mesmo sem mexer muito nas potências dos actuais emissores já seria bom.

Muitos mais emissores, todos com potências muito mais baixas seria óptimo e o problema seria práticamente resolvido. Mas o investimento seria elevadissimo. O custo total de um emissor de 100W não é muito diferente de um de 5000W.

Criar umas 3 ou 4 redes SFN seria a situação ideal e não creio que o investimento fosse muito superior ao da actual rede.Mas nesta altura do campeonato essa hipótese está completamente fora de questão pois isso levaria a mudança de local de muitos dos actuais emissores.

Perante isto, a única medida que acredito que possa ser implementada é a primeira. Mais uns emissores de pequena potência nos locais mais problemáticos e ser calhar nem isso vai ser feito.

Última edição:

Powersky

GF Ouro
Entrou
Nov 26, 2008
Gostos Recebidos
0
a trapalhada da tdt

Bem na minha modesta opinião a melhor solução meter tdt em varias frequências ,
não e preciso percorrer muito para se ver isso os nosso erma-nos espanhóis ,
já tdt portuguesas nem solução nem algo parecido tá uma trapalhada,
uma coisa e certa não se pode pedir muito mais a estes engenheiros acabados de sair das novas oportunidades ....:est48:
Para que a festa fique completa faltava rede móvel 4g interferir com tdt , só em Portugal

abraço

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Nós aqui não temos exactamente a mesma opinião, mas talvez tenhas alguma razão mas eu também tenho alguma. Pelo facto de haver muitos emissores a pouca potencia essa também é a minha ideia actual, mas vai existir sempre zonas de "conflito" de sinal, vai ser necessário outras medidas e uma delas é as várias frequencias
E fazendo várias redes SFN não poderíamos ter o mesmo problema em cada uma delas? Para que isso não acontecesse era preciso que em cada rede não houvesse emissores a mais de 67kms uns dos outros, o que me parece pouco provável, pelo menos se tentassem fazer redes que abrangessem grandes áreas do país. Se optassem por fazer mini-redes mais valia fazer aquilo que escrevi acima. Usavam menos espectro e talvez ainda menos emissores.

DX2

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0
Até ao mês passado eles andavam a instalar emissores....