Portal Chamar Táxi

Nova frequência do LTE

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Esta semana já tive que ir atenuar ou mesmo tirar amplificadores perto dum repetidor GSM que está instalado no cimo dum prédio aqui na cidade, devido à entrada em funcionamento do canal 64 (818MHz) do LTE, que está a entrar pelas antenas da TDT com cerca de 90dBuV! Num dos casos até tive que desviar ligeiramente a antena da direcção do emissor da TDT para conseguir estabilidade no sinal digital e mesmo assim há grandes oscilações na quantidade de erros.
Na minha oficina, que está a cerca de 1km em linha recta com o repetidor GSM e com a antena de costas para ele, estou a captar 84dBuV. E estou a falar de sinais puros, sem amplificação!
O canal 61 (794MHz), que já está a emitir há algum tempo, nunca causou problemas à recepção da TDT, mesmo perto dos repetidores GSM.

Um dos clientes disse-me que tem andado gente lá em cima do prédio desde segunda-feira, portanto espero que esteja ainda na fase de instalação e que não vá ficar assim. Se ficar, vamos ter chatices.

Alguém sabe a que operadores foram atribuídas as frequências, ou seja, quem é que está a utilizar o 61 e o 64, para eu saber para onde reclamar?

DX2

songohan

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 6, 2007
Gostos Recebidos
0
Isso é alguma antena que foi mudada para suportar o 4G.
Não sei as frequências precisas mas cada operadora ficou com 10mhz na frequência dos 800.
Provavelmente terás de pedir informações à Anacom. (e eles não são grande coisa a dar respostas... defendem sempre que as redes móveis é que têm sempre razão).

badanas

GF Ouro
Entrou
Nov 27, 2006
Gostos Recebidos
0
Serao novas frequencias compativeis com o iphone 5?

Butt-Head

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 21, 2007
Gostos Recebidos
0
O canal 61/62 pertence à TMN, 62/63 à Vodafone e 63/64 à Optimus. Portanto essa antena é da Optimus.

aljofe

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Dez 24, 2011
Gostos Recebidos
0
Alguém sabe a que operadores foram atribuídas as frequências, ou seja, quem é que está a utilizar o 61 e o 64, para eu saber para onde reclamar?

DX2

Já postaram a resposta, mas eu acho que as reclamações devem ser dirigidas à Anacom.

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Se isso está realmente a acontecer, cá para mim só se resolve quando baixarem a frequência tdt

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Se isso está realmente a acontecer, cá para mim só se resolve quando baixarem a frequência tdt
O problema não é a interferência directa do sinal do LTE no canal da TDT, é a saturação dos amplificadores. Num dos casos até experimentei meter um amplificador que tem um corte do 59 para a frente e mesmo assim o 64 era amplificado e chateava a TDT. Mais ainda: nesse mesmo sítio também consigo receber o 46 da Lousã (com sinal mais fraco, claro, mas suficiente para ser amplificado) e aconteceu o mesmo. Desde que o sinal do LTE passe pela amplificação, adeus TDT.

Entretanto, mais para o fim da tarde, voltei a medir o sinal na minha oficina (antena a receber de costas) e já só tinha pouco mais de 55dBuV. Agora de manhã vou medir outra vez para ver se se mantém.

DX2

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Hoje já estava normal (se é que se pode chamar "normal" a 71dBuV de sinal intereferente) mas tive que ir buscar uns filtros especiais para alguns colegas de profissão porque tanto aqui como no Entroncamento ainda está a acontecer o mesmo a quem mora mais perto das torres e lá (no Entroncamento) não se podem tirar os amplificadores.
Até ver a aplicação dos filtros está a resultar.

DX2

ivo92

GF Prata
Entrou
Set 10, 2009
Gostos Recebidos
0
Hoje fui "apanhado" pelo LTE... fui chamado a fazer uma manutenção tdt na praia do Pedrogão num prédio onde tinha instalado a tdt para o 49 de Montejunto que ali funciona 5***** simultaneamente com o 56 que também chega bem, o cliente informou me que o descodificador não apresentava nem potencia nem qualidade e que nenhum dos vizinhos tinha tdt a pelo menos uma semana.... suspeitando uma avaria quando cheguei fui medir o sinal à central e tinha no 49 cerca de 89db e no 56 tinha 96db de potencia mas MER's e BER's não estava lá nada....
ao ver o espectro tinha 130db de potencia a saida da central do canal 61 amplificados... e antes tinha cerca de 100db de sinal "cru" na antena... quando venho ao telhado no predio por trás tinham instalado uma torre de telecomunicações no prédio atrás... Não estando eu prevenido com filtros de lte na carrinha tem com nenhum amplificador mono-canal tive de me vir embora sem deixar aquilo em condições... depois de atenuar na central ao máximo a entrada do UHF (e restantes) e carregar as entradas todas lá o sinal se equilibrou um pouco e até me vir embora ficou a funcionar.... no entanto agora quero ver se filtrando aquilo consigo alguma melhoria significativa na qualidade do sinal.... é mais uma prova que se estão todas as entidades a marimbar para os utilizadores da TDT e quanto mais vezes andar-mos a caminhar "de graça" para casa dos clientes e termos de lhes conseguir explicar porque é que dá e depois já não e porque tem sempre de se andar sempre a "trocar peças da antena".... isto é muito desagradável para os nossos clientes que não compreendem o que se passa e nos "culpam" inocentemente a nós que nada temos a ver com as alterações que se têm vindo a constatar... De salientar que na maioria das habitações desta praia já se teve de mexer pelo menos 3 vezes nas antenas desde a mudança para o TDT...

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Eu avisei. Mais tarde ou mais cedo todos os instaladores vão ser confrontados (se é que não foram já) com este problema, portanto é bom andarem prevenidos com filtros eficazes e um bom kit de "unhas".

DX2

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Eu avisei. Mais tarde ou mais cedo todos os instaladores vão ser confrontados (se é que não foram já) com este problema, portanto é bom andarem prevenidos com filtros eficazes e um bom kit de "unhas".

DX2

Então que filtros andam vocês a usar?

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Eu estou a usar (onde é mesmo preciso) o FP-2160 do Manata, que tem uma atenuação de 30dB nos 802MHz, enquanto eles não começarem a produzir o FP-60MAT em maior quantidade. Este tem uma atenuação de 40dB na mesma frequência mas neste momento toda a produção está a ir para a Itália, onde parece que há zonas onde os operadores estão a emitir o 4G com 120dB(!) de potência.

Entretanto soube que várias pessoas têm andado a queixar-se da rede celular da Optimus ter piorado significativamente em toda a cidade.

DX2

Última edição:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Gostos Recebidos
0
Eu estou a usar (onde é mesmo preciso) o FP-2160 do Manata, que tem uma atenuação de 30dB nos 802MHz, enquanto eles não começarem a produzir o FP-60MAT em maior quantidade. Este tem uma atenuação de 40dB na mesma frequência mas neste momento toda a produção está a ir para a Itália, onde parece que há zonas onde os operadores estão a emitir o 4G com 120dB(!) de potência.

Entretanto soube que várias pessoas têm andado a queixar-se da rede celular da Optimus ter piorado significativamente em toda a cidade.

DX2

Estes filtros vão ser sempre necessários para locais muito perto onde esses novos emissores forem colocados, mas era tambem importante desenhar novas antenas em que o ganho a partir do canal 50 fosse reduzido

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
(...) mas era tambem importante desenhar novas antenas em que o ganho a partir do canal 50 fosse reduzido
Já está a ser feito, pelo menos pela Amitrónica.

DX2