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Nova fraude usa indevidamente o nome da Vodafone. Tudo começa com a entrega de um telemóvel topo de gama

Foi identificado um novo esquema que utilizava o nome da Vodafone para enganar clientes. Esta fraude foi exposta pelo utilizador Santiago Bustamante nas redes sociais, que relatou como quase caiu numa armadilha que envolvia a entrega de um smartphone que não tinha pedido.De acordo com uma publicação na X (antigo Twitter), o golpe teve início com a entrega de um Samsung Galaxy S24 Ultra, um modelo topo de gama, diretamente na casa de Santiago Bustamante, supostamente em nome da Vodafone. Surpreso e preocupado, entrou em contato com a operadora, que confirmou o registo de uma encomenda em seu nome, vinculada a um plano com custo de 35,30
Desconfiado, o utilizador informou a Vodafone que não tinha solicitado o telefone, o que levou a empresa a iniciar uma investigação. Foi então que se descobriu que o número utilizado para fazer o pedido não pertencia ao cliente. A Vodafone garantiu que o smartphone poderia ser devolvido sem qualquer custo.
No entanto, a situação tomou um rumo ainda mais preocupante. Logo após desligar a chamada com a Vodafone, Santiago Bustamante recebeu outra chamada de alguém que se identificou como representante da “verificação Vodafone”. O suposto funcionário pediu desculpas pelo erro e afirmou que resolveriam o problema, informando que um estafeta passaria em sua casa para recolher o aparelho.
E assim foi, um estafeta de ar suspeito apareceu à porta pouco tempo depois. Desconfiado, o utilizador decidiu não entregar o smartphone. A partir daí, passou a receber várias ligações de números falsos. Numa dessas chamadas, ao perceber que estava a lidar com burlões, decidiu prosseguir com a conversa para entender até onde o esquema poderia ir.
Os criminosos chegaram a oferecer um desconto de 4 euros mensais como compensação pelo transtorno e enviaram um contrato falso, usando o logotipo da Vodafone e informações pessoais de Santiago Bustamante, o que indicava que tiveram acesso ao sistema de clientes da empresa.
Em resposta ao caso, a Vodafone declarou ao ‘elEconomista’ lamentar pela situação, e refere que com a informação que têm até agora, trata-se de um caso de roubo de identidade do cliente e da Vodafone por terceiros.
A operadora destacou ainda que possui medidas de segurança e privacidade adequadas e que os factos foram reportados às autoridades competentes, com quem está colaborando integralmente.
euros mensais, por um período de 36 meses.