Portal Chamar Táxi

Notícias Museu que expõe objetos bizarros comprou sanita de ouro por 10,4 milhões de euros

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
59,112
Gostos Recebidos
1,720
Museu que expõe objetos bizarros comprou sanita de ouro por 10,4 milhões de euros

img_932x621uu2025-11-01-07-32-07-2244806.jpg


Leilão foi realizado no início da semana pela Sotheby's em Nova Iorque. Artista diz que é uma sátira à riqueza excessiva.

Uma sanita em ouro transformada em obra de arte que foi leiloada por 10,4 milhões de euros no início da semana foi comprada pelo pelo 'Ripley's Believe It or Not!', um museu dedicado à exposição de objetos estranhos e bizarros. Já se sabia o valor pelo qual tinha sido arrematada num leilão da Sotheby's em Nova Iorque, mas só agora foi divulgada a identidade do comprador.

A leiloeira descreveu na altura a escultura de ouro maciço de 18 quilates como um "comentário penetrante sobre a colisão entre a produção artística e o valor da mercadoria".

A escultura de ouro do artista italiano Maurizio Cattelan intitulada "América" é também uma sanita funcional mas que pesa… 101 quilos.

O responsável pela escultura, David Galperin, disse que Cattelan é "o provocador por excelência do mundo da arte". Já o artista referiu que a peça é uma sátira à riqueza excessiva.

A sanita em ouro esteve exposta em vários locais, nomeadamente no museu Guggenheim, de Nova Iorque, entre 2016 e 2017. E chegou a ser alvo de um furto em 2019, quando estava no Palácio de Blenheim, no sul da Inglaterra. Mas os assaltantes foram apanhados em flagrante pelas câmaras de videovigilância.

Os museus 'Ripley's Believe It or Not!' estão espalhados por várias cidades do mundo, os mais importantes em Londres (Reino Unido) e Amesterdão (Países Baixos). O maior e mais importante está situado na capital inglesa e tem cinco andares. Entre as peças mas bizarras constam uma réplica do homem mais alto do mundo e uma cópia da Tower Bridge feita de palitos.

Correio da Manhã
 
Topo