Portal Chamar Táxi

Motor atuador

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Gostos Recebidos
0
Olá a todos,

preciso da vossa opinião sobre a "posição" onde o motor é fixo ao polarmount... como podem ver nas fotos está com o extremo a Este nos 28.2E, como é lógico quero aproveitar mais o motor (36) e as dimensões do prato (2,30m) para Este, a minha questão, não terei problemas em fixar o motor ao polarmount mesmo na ponta da parte fixa do motor? (na marca a amarelo que fiz na 3ª foto)

Ou sugerem aumentar o suporte do polarmount mais pa tras, pa fixar mais a meio do motor?

Cumps

2lj271h.jpg

2d9sbo8.jpg

f01cmw.jpg

leao 1

Super-Moderador
Team GForum
Entrou
Out 3, 2006
Gostos Recebidos
116
boas amigo podes puxar a vontade nao tem qualquer problema em apertar aonde dises

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Gostos Recebidos
1
Olá a todos,

preciso da vossa opinião sobre a "posição" onde o motor é fixo ao polarmount... como podem ver nas fotos está com o extremo a Este nos 28.2E, como é lógico quero aproveitar mais o motor (36) e as dimensões do prato (2,30m) para Este, a minha questão, não terei problemas em fixar o motor ao polarmount mesmo na ponta da parte fixa do motor? (na marca a amarelo que fiz na 3ª foto)

Ou sugerem aumentar o suporte do polarmount mais pa tras, pa fixar mais a meio do motor?

Cumps

2lj271h.jpg

2d9sbo8.jpg

f01cmw.jpg

Boas

Em antenas com polarmount giratório/rotativo, costumo libertar/soltar o motor, e depois girar a antena de forma manual até aos limites que pretendo. Neste pontos faço uma marcação.

Depois com uma fonte de alimentação externa (exemplo 24 Volt DC), levo o motor ao máximo (mais longo, fim de curso) ou ao mínimo (mais curto, fim de curso), conforme o que pretendo.
Se o motor é de 36" entre o comprimento mínimo e máximo deve obter cerca de 91,5 cm de variação.

Se o meu limite "Este" fosse (Exemplo) os 42º do satélite Turksat, então da forma que está montado o motor, levava o mesmo ao mínimo, e fixava o mesmo até a antena apanhar esse satélite (deslizando o motor na braçadeira dourada).
Se o ponto ideal for próximo da borracha (rectângulo amarelo), não tem qualquer problema

Assim ficaria a captar os 42 Este, e o resto do curso (36" polegadas) para o lado Oeste.

Depois as prioridades ou divisão Este Oeste, pode ser optimizada.

Boa pesquisa e ajustes

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
j666, a barra que suporta o corpo do motor está fixada ao polarmount só com o parafuso que se vê na foto?

DX2

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Gostos Recebidos
0
Não DX2, além do parafuso está também soldada.

cumps

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Há uma solução para o motor não ficar tão na ponta que é mudar o ponto de fixação da abraçadeira do corpo do motor mais para trás, só que isso implicaria rodar a tal barra para trás (ela agora está a um pouco mais de 90º em relação ao eixo) de maneira a que ela ficasse +/- a 120º, como está indicado a vermelho na imagem.

attachment.php

Assim já terias os pontos de fixação do motor e êmbolo mais afastados, dando mais suporte ao próprio motor e permitindo até mais abertura ao prato, desde que o polarmount permita, claro.

DX2

Anexos

• Foto 3.jpg
    Foto 3.jpg
    93.5 KB · Visualizações: 64

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas

Olhando para as fotos, parece que um dos tirantes, fica muito próximo do veio do motor.

f01.jpg

Penso que pode fazer um ensaio, com a antena virada ao máximo (pretendido) para Oeste, para verificar hipótese de colisão.

Boa pesquisa e afinação.

Última edição:

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Gostos Recebidos
0
A minha ideia antes mesmo de criar o tópico era mesmo essa que dizes DX2, mas começaram a surgir duvidas,..

essa alteração não irá afectar em nada a afinação da antena em relação ao arco de clark certo?

basta meter essa barra que desenhaste a vermelho mais ou menos 120º em relação ao eixo, ou tem que ser milimetricamente a 120º?
E porque a 120º, não basta que seja um pouco mais pa trás, pa poder fixar mais a meio do motor?

mrsat, se os tirantes é o que marcou na foto a vermelho, não, com o máximo que pretendo a Oeste (40ºW mais ou menos) não tenho problemas de colisão com o motor.

cumps

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Boas

Olhando para as fotos, parece que um dos tirantes, fica muito próximo do veio do motor.

attachment.php
O veio do motor nunca irá bater no tirante, porque se reparares bem, este roda com o anel do prato, portanto mantém-se sempre à mesma distância.

DX2

Última edição:

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
essa alteração não irá afectar em nada a afinação da antena em relação ao arco de clark certo?
Não. A posição de fixação do motor em nada influi na afinação do prato.

basta meter essa barra que desenhaste a vermelho mais ou menos 120º em relação ao eixo, ou tem que ser milimetricamente a 120º?
E porque a 120º, não basta que seja um pouco mais pa trás, pa poder fixar mais a meio do motor?
É óbvio que os 120º são apenas um exemplo. O objectivo desta alteração é conseguir puxar a abraçadeira do motor uns 10 ou 15cm mais para trás. No entanto não convém abusar muito do àngulo porque pode causar problemas de mobilidade ao motor quando a antena está virada para Oeste.

DX2

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Gostos Recebidos
1
O veio do motor nunca irá bater no tirante, porque se reparares bem, este roda com o anel do prato, portanto mantém-se sempre à mesma distância.

DX2

Lá está o cola outra vez!!
Devo estar outra vez com muito mel....

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Gostos Recebidos
1
Boas

J666, se não é indiscrição, com o motor a esticar os cerca de 91,5 cm, instalando o mesmo (veio todo recolhido) na antena tal como está, e a deslizar a braçadeira (dourada) até apanhar o Satélite pretendido mais a Este, qual é o alcance para Oeste com o veio do motor todo esticado?

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Pronto, não se pode citar nada do menino senão lá vem birra...

DX2

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Gostos Recebidos
0
Boas

J666, se não é indiscrição, com o motor a esticar os cerca de 91,5 cm, instalando o mesmo (veio todo recolhido) na antena tal como está, e a deslizar a braçadeira (dourada) até apanhar o Satélite pretendido mais a Este, qual é o alcance para Oeste com o veio do motor todo esticado?

Não sei se percebi muito bem mrsat... está-me a dizer pa instalar o motor (todo recolhido) a apanhar o satelite mais a Este, e depois abrir o motor todo, pa ver até que satelite vai a Oeste?

Interessa-me mais fazer o "contrário", limitar a oeste nos 40W / 45W e aproveitar o máximo a Este.

Obrigado a ambos

mrsat

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 15, 2007
Gostos Recebidos
1
Não sei se percebi muito bem mrsat... está-me a dizer pa instalar o motor (todo recolhido) a apanhar o satelite mais a Este, e depois abrir o motor todo, pa ver até que satelite vai a Oeste?

Interessa-me mais fazer o "contrário", limitar a oeste nos 40W / 45W e aproveitar o máximo a Este.

Obrigado a ambos

Boas de novo

Então pode tentar tentar o seguinte, esticar o motor ao máximo, e depois montar o mesmo a apanhar essa posição 45º Oeste (deslizando o mesmo na braçadeira dourada e dar alguma folga para o mesmo atingir 47º, limite fim de curso).

Depois disso fazer o ensaio movimento a Este (motor todo recolhido).

Penso que da forma que tem o polarmount, atinge facilmente as posições extremas lado Este. No meu caso com antena 1,85m e motor 36" superava os 60ª Este e Oeste.
Mesmo assim para captar qualquer coisa nessas posições extremas, é preciso ter a antena numa posição bastante elevada, senão a mesma fica a apontar para a copa das árvores, etc.

Depois desse ensaio, pode optimizar o posicionamento mais adequado.

Boa pesquisa e afinação

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Gostos Recebidos
0
Olá a todos, fica aqui um update,

com o motor na posição que podem ver nas fotos, a Este tou com o turksat 42ºE no limite, nem aos 46ºE vai.... reparem no pouco que me resta (tanto no motor, como no polarmount)

o ideal será mesmo alterar o braço onde o motor é fixo ao polarmount como o DX2 sugeriu.

kesnb6.jpg

11b0u8h.jpg

cumps

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Faz a alteração como sugeri na resposta #6 e não como desenhaste nessa última imagem, senão não vais conseguir rodar a antena para Oeste porque o motor vai bater no polarmount. Corta o ângulo ao meio, ou seja, entre a fixação actual e a que desenhaste a verde na imagem, que é suficiente mas, e isto é muito importante, o corpo do motor tem de ficar à mesma distância do polarmount que está agora.

DX2

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Gostos Recebidos
0
Viva, obrigado pela ajuda, vamos lá ver se entendi,

2m4og1c.jpg

quando dizes: "o corpo do motor tem de ficar à mesma distância do polarmount que está agora."

tenho de meter a mesma medida que o suporte actual tem (marca a vermelho) no novo suporte?

cumps

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Sim, convém, para que quando a antena rodar para Oeste o motor ficar, no mínimo, paralelo ao eixo, mas não faças com o ângulo como está a verde nessa imagem: a barra, ou cantoneira (eu aconselho a última), tem que ficar a direito para ter maior resistência.
Como não vais precisar de baixar muito mais o motor, basta que a abraçadeira recue uns 10/15cm.

DX2

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Gostos Recebidos
0
Tal como desenhaste nesta imagem certo?

tar56w.jpg

Obrigado

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
Sim, mas com um comprimento que mantenha uma distância ao eixo semelhante à que está agora.

DX2

j666

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 11, 2013
Gostos Recebidos
0
Obrigado DX2, fixei o motor praticamente no máximo, conforme está o suporte e consigo ir até aos 47,5E.... muito pouco, vou ter mesmo de fazer essa alteração.

já agora, deve-se chegar alguma massa/oleo no braço do motor, para o mesmo abrir e fechar melhor? No eixo do polarmount que tipo de massa se deve chegar?

cumps

DX2

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2011
Gostos Recebidos
2
já agora, deve-se chegar alguma massa/oleo no braço do motor, para o mesmo abrir e fechar melhor? No eixo do polarmount que tipo de massa se deve chegar?
No êmbolo (é assim que se chama), não. O motor tem massa no interior e lubrifica o êmbolo consoante ele abre ou fecha.
Nas partes móveis do polarmount podes usar massa consistente à base de sabão de lítio, que é resistente à água, mas não é preciso andar sempre a pôr. Basta lubrificar quando estiverem secas ou quando começarem a fazer barulho.

DX2