Portal Chamar Táxi

Montar motor... necessito de ajuda...

s@nto

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 27, 2007
Gostos Recebidos
0
Boas:
Estou a tentar montar um motor diseqc "digipower sg1200 (moteck)", e até ao momento a única coisa que consegui foi "apanhar" o hispasat, mas ainda assim tenho, depois de seleccionar este satélite em "usuals", de dar 87 passos para oeste, só assim sintonizo o CANAL HOLLYWOOD por exemplo, os outros satélites nem a sombra...
Isto está muito mau... estou farto de rodar a dita para todos os lados e nada!
Será que tenho a antena muito elevada, ela tem duas posições para colocar os parafusos, não tem nenhuma escala o que não ajuda nada, pois o braço do motor já fica naturalmente inclinado?
Já li vários manuais...mas não têm ajudado muito..pois não consigo sintonizar convenientemente nenhum satélite, para que eles fogem da minha antena!!...
Anteriormente (sem o motor) estava para o NILESAT e não tinha qualquer problema!
O aparelho e o Goldem 8005S, já coloquei as coordenadas da minha zona Coimbra (Lat. 40,2 e Long. -8,3) esta do "menos" não entendi...
Se alguém puder ajudar...fico muito agradecido!

Última edição:

Prantona51

GF Ouro
Entrou
Jan 1, 2007
Gostos Recebidos
13
Boas:

Questão: Long. = -8.3º ---» significa que o teu lugar está a 8,3º para Oeste (negativo = Oeste; positivo = Este).

Quanto ao restante estuda bem os manuais para sintonia de uma antena motorizada com motor DiSEqC 1.2 que tens à disposição.

Algumas dicas:

Muita paciência e vais ver que é fácil!...
Mastro muito bem aprumado.
Deverás iniciar a procura em modo USALS em satélites próximos do Sul, ou seja, o AtlanticBird2 8ºW (relativa/ ao teu lugar ±1ºE) ou o Nilesat7ºW (relativa/ ao teu lugar ±2ºE)
Fazer a sintonia fina: procurar um satélite a Este ---» Astra2 28.2ºE. Subir ou baixar a antena ligeiramente e verificar se há ganho de sinal ao subir ou baixar; apontar este dado e repetir a mesma operação com o satélite a Oeste ---» o Hispasat 30ºO. Analisar os dados obtidos, com o tipo de ajuste necessário:
a) Se em ambos os satélites ganham sinal ao elevar a antena, então temos de elevá-la ligeiramente.
b) Se em ambos os satélites ganham sinal ao baixar a antena, então temos de a baixar ligeiramente.
c) Se o satélite mais a Este está “alto” e o satélite a Oeste está “baixo” temos que virar ligeiramente o motor (no mastro) a Oeste (no sentido dos ponteiros do relógio); se necessário girar o prato (no tubo do motor) para Este (CCW).
d) Se o satélite a Este está “baixo” (temos de elevar a antena) e o satélite a Oeste está “alto”, temos de virar levemente o motor para o Este e, se necessário, girar o prato para Oeste.
e) Uma vez que temos o sistema ajustado, apertar de um modo regular todas as peças, vigiando todas as operações com um satfinder e/ou receptor sintonizado num satélite de sinal fraco (exemplo o Nilesat).

Um abraço.

s@nto

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 27, 2007
Gostos Recebidos
0
Ok assunto resolvido... Obrigado pela ajuda. O meu problema estava nos -8,3º...

Última edição:

duvi30

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 15, 2007
Gostos Recebidos
0
motor disecq antena 1metro

sou da ilha da madeira e decidi montar o sistema de antena com motor mas vejo me com problemas a minha latitude é 32.7N e long. 16.7 oeste
ja coloquei isso no motor ja apanhei satelites tipo o nilsat7e hispasat astra mas o problema é que quando afino um satelite ao mudar por exe. para hispasat ja foge um pouco tenho de levantar ou baixar a antena fico horas e horas e vai bater sempre ao mesmo sabem se para a minha localização exite algum satelite que eu possa me orientar primeiro antes dos demais?
agradeço desde ja toda a vossa ajuda!

Ferrei_ra

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Gostos Recebidos
1
sou da ilha da madeira e decidi montar o sistema de antena com motor mas vejo me com problemas a minha latitude é 32.7N e long. 16.7 oeste
ja coloquei isso no motor ja apanhei satelites tipo o nilsat7e hispasat astra mas o problema é que quando afino um satelite ao mudar por exe. para hispasat ja foge um pouco tenho de levantar ou baixar a antena fico horas e horas e vai bater sempre ao mesmo sabem se para a minha localização exite algum satelite que eu possa me orientar primeiro antes dos demais?
agradeço desde ja toda a vossa ajuda!

Boas

Ve este topico pode ser que consigas.

http://www.gforum.tv/board/536/82839/manual-motor-disecq.html

Tens tambem aqui esta ferramenta que no caso de ser uma antena grande dá uma grande ajuda no ajuste vertical e muito facil de fazer

http://www.gforum.tv/board/536/82846/ferramenta-de-ajuste-de-elevacao-antena.html

E se no teu caso tenhas probs com o vento e queiras segurar melhor a antena tens aqui tambem esta maneira que em mim deu bons resultados.

http://www.gforum.tv/board/536/42238/manual-para-fixar-antena-contra-o-vento.html

Cumps

Última edição:

duvi30

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 15, 2007
Gostos Recebidos
0
satelites na longitude 16.7

qual o satelite que eu posso servir de referencia para afinar o motor na longitude 16.7W ?
para portugal continental sei que é o nilsat a 7E e cá na madeira qual será?
obrigado por toda ajuda que me tem dado.

duvi30

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 15, 2007
Gostos Recebidos
0
ja consegui sintonizar varios satelites com a vossa ajuda ainda tenho problemas em canais no hotbird em frequencia horizontar o qual eu levantando um pouco o ferro do lnb começa a dar bem nao queri amexer mto mais por os restantes satelites estao a dar bem sem cortes e tudo isto levou me horas e horas mas claro que fiz com gosto e ai nao dei pelas horas ...desde que saibamos onde fica o sul ja é um bom principio...
obrigado