Portal Chamar Táxi

Notícias Mitos e verdades sobre linfoma. Conheça melhor este cancro do sangue

Lordelo

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 4, 2007
Mensagens
47,588
Gostos Recebidos
1,116
naom_68c7cb292fe7b.webp


"O linfoma é um grupo de doenças malignas do sangue. Desenvolve-se no sistema linfático, que é composto por uma rede de vasos linfáticos que transporta a linfa", começa por dizer o 'website' da rede saúde CUF.


Esta segunda-feira, 15 de setembro, assinala-se o Dia Mundial do Linfoma. Trata-se de um tipo de cancro do sangue sem causas totalmente identificadas. Podem existir alguns fatores de risco, mas ainda há muito que não é conhecido sobre esta doença.


O Arizona Oncology revelou alguns dos mitos que estão mais associados ao linfoma. Conheça as explicações e saiba mais sobre este cancro do sangue.


Mito 1: Linfoma não é o mesmo do que ter cancro


A explicação: "A leucemia e o linfoma são tipos de cancro. Muitas pessoas pensam o que cancro apenas tem origem em tumores sólidos, a verdade é que o linfoma é considerado um tipo de cancro do sangue. Afeta a produção e a função de células sanguíneas que são essenciais para a saúde em geral. O linfoma afeta o sistema linfático, uma parte essencial do sistema imunitário. Existem dois principais tipos de linfoma: linfoma de Hodgkin e linfoma não Hodgkin."





Mito 2: Apenas os adultos podem ter linfoma


A explicação: "Embora o linfoma não Hodgkin seja mais comum em adultos mais velhos, o linfoma de Hodgkin é frequentemente diagnosticado em adultos jovens, geralmente entre 15 e 35 anos. Tanto o linfoma de Hodgkin quanto o não Hodgkin podem ocorrer em qualquer idade, mas diferem na forma como se apresentam e respondem ao tratamento. O linfoma de Hodgkin tende a apresentar alta taxa de cura, mesmo em estágios avançados, especialmente em pacientes mais jovens. O linfoma não Hodgkin inclui uma ampla variedade de subtipos, alguns dos quais são mais agressivos e podem exigir um tratamento mais complexo."


Mito 3: Se o linfoma voltar, não há data que possa ser feito


A explicação: "Não significa que não haja mais opções. Muitos doentes que sofrem uma recaída podem beneficiar de terapias de segunda linha, incluindo ensaios clínicos, novos protocolos de tratamento ou até mesmo um transplante de células. Os avanços no tratamento estão a dar novas esperanças para aqueles que enfrentam cancros do sangue de forma recorrente."


Mito 4: Linfoma evolui sempre rapidamente


A explicação: "Algumas formas de linfoma podem progredir lentamente. Podem não exigir um tratamento imediato e por ser acompanhado durante anos sem que os sintomas piorem."


Mito 5: Um estilo de vida saudável ajuda a prevenir o linfoma


A explicação: "As causas exatas do cancro do sangue não são completamente compreendidas, mas acredita-se que resulte de uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Fatores como o tabaco, exposição à radiação e certos produtos químicos têm sido associados a um risco maior de desenvolver alguns tipos de cancro do sangue. Embora um estilo de vida saudável seja importante para o bem-estar geral, pode não prevenir totalmente este cancro. No entanto, manter uma boa saúde pode ajudar a melhorar os resultados durante o tratamento e a recuperação."


Mito 6: Apenas pessoas da família direta podem ser dadores de medula e células estaminais


A explicação: “Embora um parente possa, às vezes, ser mais compatível para um transplante de medula óssea ou células estaminais, muitos pacientes encontram compatibilidade vital através de doadores sem parentesco. Uma compatibilidade pode vir de qualquer pessoa que partilhe marcadores genéticos semelhantes, mesmo que não seja um parente consanguíneo."

IN:NM
 
Topo