Luz Divina
GF Ouro
- Entrou
- Dez 9, 2011
- Mensagens
- 5,985
- Gostos Recebidos
- 0
Mitos e realidades na alimentação
Hoje em dia é bastante comum ouvir-se que determinado alimento engorda, como por exemplo “o pão engorda”.
Nestes artigos iremos divulgar alguns mitos e algumas verdades na alimentação e na dieta.
Existem “mezinhas” que as nossas mães e avós falam e que não cremos que sejam eficazes. Como por exemplo beber água com limão, emagrece.
Mitos e realidades
Beber água com limão emagrece: Mito e Realidade
É uma dica da Medicina Tradicional Chinesa. O limão tem propriedades benéficas para o organismo. Mas em excesso pode fazer mal, como em tudo o que é em excesso.
A água com limão ajuda a eliminar as toxinas do organismo. Onde ira verificar as melhorias, é na pele. As espinhas e as borbulhas irão diminuir.
A água morna com o limão ajuda a aliviar problemas de digestão, nomeadamente a azia, náuseas, obstipação e parasitas. Esta mistura ajuda o fígado a produzir mais bílis, ajudando assim a digestão.
Perder peso depressa é eficaz: Mito
A perca de peso rápida faz com que haja maior facilidade de haver ganho do mesmo peso perdido. As dietas da moda fazem com que haja perda de peso rápido, mas devido às carências e à monotonia das mesmas, levam a desistir e assim a recuperar depressa o peso perdido.
É aconselhável a perda de 700g a 1Kg por semana. Deve diminuir as quantidades e não saltar refeições. Pode ter a sensação que vai comer mais (visto comer mais vezes ao longo do dia), mas irá ingerir menos calorias.
Posso comer tudo o que me apetecer e perder peso: Mito e Realidade
Tudo o que é demais faz mal. Esta afirmação é verdadeira se tiver noção das quantidades. Quem pretende perder peso, deve ter em atenção as calorias vazias (fornecidas pelo álcool) e com os alimentos altamente calóricos, como os fritos e os bolos.
Em relação à alimentação típica portuguesa, que tem origem na alimentação mediterrânica, é uma forma saudável de se alimentar e ainda perder peso. Este tipo de alimentação é rica em Ácidos Gordos essenciais, como o Ómega 6 e 3 e rica em diversos tipos de verduras e legumes.
Se procurar uma alimentação variada, e realizar 5 a 6 refeições diárias, em pequenas porções, irá conseguir chegar ao peso ideal, sem passar fome.
Determinados alimentos podem queimar gordura e perder peso: Mito
Diz-se que o Aipo ou a Alcachofra queimam gorduras. Esta afirmação não está correcta. Não existem alimentos que queimem gordura. Existe sim aceleradores de metabolismo, como a cafeína que ajudam a acelerar o metabolismo por ser um excitante. Mas cuidado, ao tomar café com açúcar irá anular o objectivo de activar o metabolismo, uma vez que o açúcar vai fornecer calorias extras à dieta diária.
A melhor forma de queimar gordura é o aumento da actividade física, de pelo menos 30 a 40 minutos diários, e a diminuição de calorias na dieta diária.
O sumo natural tem menos calorias em relação ao refrigerante: Mito
Um sumo natural de fruta contém quase as mesmas, se não mais, calorias que um refrigerante. O sumo natural é elaborado a partir de várias frutas, se somar as calorias das peças de fruta que são necessárias para um sumo irá constatar que as calorias se assemelham às calorias de um refrigerante. A maior vantagem é que um sumo natural, feito na hora, contém maior quantidade de vitaminas, fibras e não contém gás nem conservantes.
O pão engorda: Mito
Esta é a frase que mais se houve. O pão não engorda! O que vai aumentar e fornecer calorias é o que se coloca no pão: manteiga, margarina, doce, queijo, fiambre…
O melhor pão é o de mistura. O pão branco tem um IG (índice glicémico) mais elevado, o que dá origem aos picos de insulina, o que não é saudável. Os alimentos devem fornecer energia de forma gradual e para isso deve optar por alimentos com IG menor.
Água engorda: Mito
Tal como o pão, a água NÃO engorda. E tal como já foi referido anteriormente, tudo o que é em exagero é prejudicial.
A água às refeições poderá ter dois efeitos: primeiro poderá dificultar a digestão, uma vez que irá diluir o ácido do estômago, e se tiver dificuldades na digestão, deverá reduzir o consumo de líquidos à refeição. Segundo, a água em excesso na refeição poderá ajudar na dilatação do estômago.
O estômago é um músculo que aumenta de tamanho caso o volume do bolo alimentar seja superior ao habitual. Se é hábito comer muito depressa e grandes quantidades de alimento, provavelmente tem o estômago dilatado. Para que este volte ao tamanho normal, deverá reduzir a quantidade da refeição e comer mais devagar e pausadamente.
Fonte: dieta saudavel