• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Melhorando a Ventilação

cyber_wordl

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
2,023
Gostos Recebidos
0

Dentro do processador, o funcionamento dos transistores naturalmente causa aquecimento, que é proporcional à velocidade de operação. Processadores mais antigos, como os 386 não operavam a freqüências muito altas, e justamente por isso dispensavam qualquer refrigeração especial. Os processadores modernos porém operam a velocidades absurdas. Num Pentium II 450 por exemplo, temos executados 450 milhões de ciclos de processamento por segundo, o que gera uma dissipação considerável de calor. Justamente por isso, apartir dos 486 DX, todos os processadores usam uma chapa metálica e um pequeno ventilador, com o objetivo de manter o calor sobre controle.

Quando fazemos overclock porém, muitas vezes só o cooler não é suficiente para conter o aquecimento do processador, principalmente se o cooler for de baixa qualidade, como os que costumamos ver a venda aqui no Brasil. O objetivo deste capítulo é justamente ensina-lo várias técnicas que podem ser usadas para manter o seu processador de "cabeça fria". Mesmo que você não pretenda fazer overclock, estas técnicas podem ser úteis para baixar a temperatura de operação do seu processador, ganhando em estabilidade e aumentando sua vida útil, o que é particularmente aplicável nos processadores AMD mais antigos e nos Cyrix que costumam apresentar um aquecimento considerável mesmo nas suas freqüências normais de operação.

:. Pasta Térmica

Caso encaixemos o cooler diretamente sobre o processador, inevitavelmente ficará uma camada de ar entre ambos, que dificultará a dissipação do calor. A fim de conseguir uma transmissão mais perfeita de calor, podemos usar entre o processador e o dissipador uma pequena quantidade de pasta térmica, que é uma pasta branca, com consistência de pomada, que pode ser encontrada sem grande dificuldade em casas de materiais elétricos ou eletrônicos, a preços módicos.

A pasta térmica deve ser aplicada em pequena quantidade sobre a área do processador que irá ficar em contato com o cooler.

img-3de2a233.png
img-3de2a233.png

O uso da pasta térmica realmente ajuda muito a dissipar o calor gerado pelo processador, e como não traz absolutamente nenhuma desvantagem, seu uso é bastante recomendável.

A fim de aumentar a circulação de ar dentro do gabinete, podemos encaixar um, dois ou mesmo três exaustores dentro do gabinete. Estes "ajudantes" complementam o trabalho do cooler e do ventilador da fonte, mantendo não apenas o nosso processador, mas todos os demais componentes do micro funcionando a temperaturas seguras.

Você encontrará uma boa variedade de exaustores específicos para isso em lojas de materiais elétricos ou mesmo algumas lojas de informática. Outra opção é usar exaustores de fontes queimadas, que podem ser compradas a preços módicos nos sucatões de informática.

img-a5cffa2a.png

Os plugs de energia que saem da fonte são compostos de 4 fios: os dois fios pretos centrais são os neutros, enquanto que o amarelo oferece 12 volts e o vermelho 5. Caso você opte por utilizar exaustores de fonte, deverá ligar seus fios em um dos fios neutros e no de amarelo de 12v. Caso por engano você ligue um dos fios do exaustor na saída de 5 volts, não haverá problema nenhum, apenas o ventilador irá girar a uma velocidade menor. Usando ventiladores específicos você não enfrentará este inconveniente, já que eles podem ser ligados diretamente nos plugs de energia.

Todos os gabinetes possuem uma entrada de ar na sua parte frontal, onde podemos encaixar nosso primeiro exaustor. Geralmente o gabinete não possui a furacão adequada para parafusarmos o exaustor, mas isso não chega a ser um obstáculo: basta usar a criatividade para fixar o exaustor de algum modo. Vale usar pistolas de cola quente, fita isolante, super-bonder, o que a sua imaginação mandar ;-)

A colocação do primeiro exaustor na abertura frontal do gabinete já é capaz de diminuir de forma notável a temperatura do processador, sendo suficiente na maioria dos casos. Caso você tenha ficado empolgado e pretenda melhorar ainda mais a ventilação, pode colocar também um segundo exaustor na parte inferior do gabinete, jogando ar frio sobre o processador. Neste caso você poderá usar pedaços de borracha ou algum outro apoio para que o ar possa ser puxado pelo exaustor sem obstáculos. Uma dica é colocar o exaustor um pouco inclinado na direção do processador, fazendo com que o ar frio seja borrifado diretamente sobre ele. Combinado com o exaustor na abertura da fonte, este segundo ventilador é capaz de manter sob controle a temperatura do processador mesmo em overclocks agressivos.

img-04d90e47.png

Se você pretende congelar o seu processador, pode encaixar também um terceiro exaustor, agora com a função de jogar o ar quente para cima, auxiliando o ventilador da fonte a expulsar o ar quente para fora do gabinete. Este terceiro exaustor pode ser colocado sob a baia do disco rígido, aproveitando a abertura que lá existe para jogar o ar para cima, incrementando o trabalho dos outros dois e de quebra jogando ar frio sobre o disco rígido, ajudando a resfria-lo também. Novamente podemos recorrer a pedaços de borracha ou algum outro apoio para manter o ventilador distante o bastante da chapa de metal para o ar circular sem obstáculos.
img-4123fd72.png

Você não precisa usar todos estes exaustores, apenas um é mais do que suficiente na grande maioria dos casos. Você só precisará usar dois ou três exaustores caso pretenda fazer overclocks muito agressivos ou se deseja resfriar ao máximo seu equipamento.

:. Coolers Compostos

Mais uma "gambiarra" que pode ser feita com o objetivo de resfriar o processador é fixar um segundo ou mesmo um terceiro ventilador sobre o cooler. Assim, o ar será jogado com uma pressão um pouco maior sobre a chapa de metal, ajudando a diminuir uma pouco mais a temperatura do processador. Para isto, basta que você compre dois ou três coolers iguais, fixe um normalmente sobre o processador, fixando o ventilador do segundo sobre o primeiro, usando fita adesiva, cola quente, ou algum outro tipo de cola.

img-1ba6fbf7.png

Mais uma idéia seria comprar um exaustor pequeno, um pouco maior do que a chapa de metal do cooler e usa-lo no lugar do ventilador tradicional, o que também aumentaria o poder de resfriamento do cooler. Para prender este exaustor você poderia usar um pouco de cola quente ou super-bonder. Ao usar vários exaustores e coolers, tome apenas cuidado para não exceder o fornecimento de energia da fonte de alimentação. Caso você já tenha muitos periféricos instalados no micro, e pretenda usar vários exaustores, é recomendável usar também uma fonte de pelo menos 300 Watts.
 
Topo