@aljofe
P:
No entanto deixo aqui algumas questões:
Para que preciso saber bit/error (snr/ber) e até mesmo os dB em cada tomada se está tudo a funcionar sem qualquer falha?
R:
porque cada tomada deve ficar com 1 mínimo de 50Db e 1 BER máximo de 23Bd/error à saída.
Nota: cada tomada come em media 13Db mas tambem mete ruido.
se tal não acontecer e não sabendo que tipo sensibilidade terá o tuner a ser ligado a essa tomada poderá não trabalhar ou ter freezes.
neste caso recorre-se à passagem de micro-cabo ligando tomada sim tomada não em cada 1 das linhas do micro-cabo para baixar as perdas e equilibrar o sinal a toda
habitação.
P:
O medidor resolve o que considero o maior problema da TDT, interferência devido a propagação a longa distância? (não me parece)
R:
Não resolve, isso compete ao técnico, escolher o tipo de antena que melhor se adequada ao local e a sua correta instalação, com a leituras dadas pelo medidor de campo permite ao técnico escolher o melhor emissor e escolher a melhor localização para a antena evitando ruído de outros emissores, escondendo a antena de determinadas fontes de ruído que possam existir no local.
Muitas das vezes não é com o sinal mais forte o melhor, mas sim o sinal mais puro, eventualmente escondendo a antena traz da chaminé ou metendo-a mais baixa, que permite posteriormente amplificação até 120Dbus, como é o caso de grandes vivendas ou blocos de apartamentos.
Assim se evitam os ruídos...medindo-os. a unica forma que conheço de o fazer é com medidor de campo.
P:
Medidor de campo sim. Para profissionais que fazem muitas instalações. Para os outros (como eu) basta uma boa dose de conhecimentos para obter exelentes resultados.
R:
tens medidores de ruído em digital com contagem de bit a custo zero(com limitaçoes mas que te dão uma ideia) (readerlite (por exemplo) com as Pen usb DVB_T(2)/BDA isto sem falar em alguns software grátis para potencia e qualidade do sinal (como o progfinder), com investimento máximo de 30€ (o que se diga fica bem mais barato que um qualquer LCD de 7" )
outros como digitv que tem medidor força sinal, qualidade e ber tudo em um, depois existe os comprados como o RFXpert etc etc.
* * * * * * * * *
espero ter ajudado e mostrado que nem tudo é preciso grandes investimento, mas um pouco de carolice como o colega com o LCD em cima do telhado, não digo que seja eficaz a 100% mas pode desenrascar. não considero o sistema perfeito mas também não conheço a localização nem os problemas de recepção da area, mas pelo que comenta pare-se ser funcional....pelo menos o sinal deve ficar no máximo desde que não exista ruído de maior na zona tem um solução barata e eficaz, o mesmo poderá não funcionar numa zona mais problemática...
... (como a minha,como não tenho medidor de campo, não me dediquei à instalação de antenas, salvo 6 instalações fáceis (de familiares) e um lar com umas 600 Tv com recursos a 1 central ) mas aí já foram usado medidores de campo.
Abraço do velho SatElite007