Portal Chamar Táxi

Manuel Pinho pediu 132 milhões mas Opel só paga 18 por fechar fábrica na Azambuja

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
A General Motors Portugal pagou uma indemnização de 17,702 milhões de euros ao Estado português, por ter rompido o contrato de investimento respeitante à linha de montagem da Azambuja, que encerrou no final de 2006.

Segundo o “Público”, este valor, estabelecido pelo tribunal arbitral constituído para apreciar o diferendo, fica muito aquém dos 132 milhões de euros que eram reclamados pelas autoridades portuguesas.

O pedido de indemnização do Governo português tinha na base o facto de a General Motors, detentora da fábrica da Opel na Azambuja, ter decidido encerrar a linha de montagem de comerciais ligeiros dois anos antes do que ficara estabelecido no contrato de investimento firmado em 2000. O fecho da unidade, que recebeu apoios e benefícios fiscais do Estado português, deixou cerca de 1200 trabalhadores no desemprego.
"Se o Estado português concede incentivos e a contraparte não cumpre o contrato, então terá de devolver o dinheiro", afirmou, em 2006, o ministro da Economia Manuel Pinho, no âmbito de uma audição parlamentar.

Jornal de Negócios
 
Topo