Portal Chamar Táxi

Líquenes ajudam a estudar poluição no Alentejo

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
1
Líquenes ajudam a estudar poluição no Alentejo

Sistema Gestão Integrada da Saúde e do Ambiente estuda efeitos da poluição atmosférica

Os efeitos da poluição atmosférica na saúde pública no Litoral Alentejano vão ser medidos, a partir do Verão, com recurso à análise da concentração de poluentes nos líquenes, conjugada com a monitorização da qualidade do ar, informa a agência Lusa.

O sistema Gestão Integrada da Saúde e do Ambiente (GISA), que associa várias disciplinas, foi apresentado esta quarta-feira no auditório do Centro de Artes de Sines (CAS).

Em fase de implementação desde Janeiro, depois da assinatura de um protocolo de cooperação entre 21 entidades (municípios, administração central, universidades e empresas do complexo industrial de Sines), o projecto prevê iniciar a recolha de dados no próximo Verão.

Uma das principais técnicas a utilizar, foi explicado hoje, será a análise da concentração de poluentes nos líquenes (musgo), conhecidos pelas propriedades biomonitoras. Os líquenes serão utilizados enquanto bioindicadores da poluição atmosférica, para analisar o seu impacte na saúde pública.

Este estudo permitirá ainda actualizar o mapa de 2002, quando foi implementado um estudo do género relativo ao concelho de Sines, alargando agora o plano de acção aos outros municípios do Litoral Alentejano (Odemira, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal).

IOL
 
Topo